Entre a música e a psicologia, o cantor, compositor e psicólogo mergulha na exploração das emoções e nas experiências humanas através do seu quinto trabalho
![]() |
Créditos: Julia Milasseno |
No final de agosto, Ferdi lançou o seu quinto álbum de estúdio, Ruídos e Silêncio. O trabalho chegou para conquistar os amantes da nova música popular brasileira e revelar uma fusão rica de estilos, letras poéticas e sonoridades inovadoras que transportam o ouvinte por uma viagem íntima e reflexiva.
Ruídos e Silêncio é o resultado de uma profunda exploração das emoções e experiências humanas, um chamado para se perder nas melodias envolventes e nas letras que provocam introspecção, uma fusão harmoniosa da psicologia e da música, as duas paixões do cantautor, que também é formado em psicologia na PUC de Campinas.
Com dez faixas que exploram temas como o amor, a saudade, a liberdade e os desafios do autoconhecimento, Ferdi cativa pela autenticidade e pela sensibilidade. O álbum é um convite a ouvir os ruídos e silêncios internos e externos, buscando se harmonizar com as estranhas melodias, barulhos e pausas na sinfonia da vida.
Escute aqui:
https://bfan.link/ruidos-e-
Ruídos e Silêncio foi gravado e produzido por Ferdi e Henrique Manchuria. Para setembro, Ferdi promete um videoclipe da faixa “Olhos Pra Fora”.
Ficha Técnica:
Ferdi “Ruídos e Silêncio”
Produção: Ferdi
Produção musical: Ferdi e Henrique Manchuria (@henrique.manchuria)
Arranjos: Ferdi, Henrique Manchuria (@henrique.manchuria), Fernando Seiji Sagawa (@fernando.sagawa) e Pedro Ghoneim (@pedroghoneim)
Voz principal, piano e violão: Ferdi
Vozes: Zi Vasconcellos (@zi_vasconcellos) e Gabriel Peregrino (@gaperegrino)
Viola: Gabriel Peregrino (@gaperegrino)
Teclado: Ferdi e Henrique Manchuria (@henrique.manchuria)
Guitarra: Ferdi e Gabriel Adorno (@gabriel.b.adorno)
Baixo: Ferdi, Pedro Ghoneim (@pedroghoneim), Gabriel Gonçalves Battistela da Silva (@gabssavlis) e Theo Oliveira Fraga (@theofraga)
Percussão: Gabriel Peregrino (@gaperegrino)
Bateria: Denis Henrique de Miranda (@denismii)
Saxofones: Fernando Seiji Sagawa (@fernando.sagawa) e Bruno Henrique Barbosa Cabral (@cabralbruno10)
Trompetes: Henrique Manchuria (@henrique.manchuria)
Arte: Laerth Motta @laerthmotta e vetorização por Sarah Motta @sarahmottadm
-
Comunicação: Dreamland Digital (@Dreamland.digital)
Sobre Ferdi:
O campineiro Fernando Moura Leite de Oliveira é músico autodidata desde os 16 anos, quando começou suas primeiras composições. Formado em Psicologia pela PUC- Campinas e especialista em Psicologia Analítica na UNICAMP.
Desde muito cedo entrou em contato com a música, explorando diversos instrumentos como o baixo, o violão e o piano. Elegeu o violão como principal instrumento para manifestar suas composições e assim gravou seus primeiros demos em casa, com algumas de suas primeiras composições. Desde 2009 se apresentava em bares e casas de shows em Campinas.
Depois de se formar em Psicologia, deu início a sua carreira musical, com o nome artístico Ferdi, gravou seu primeiro disco de estúdio intitulado “Ginga de Gigante” que conta apenas com músicas autorais e buscando uma identidade brasileira que permeia os ritmos e estilos musicais de cada região do país. Arranjado por Fernando Baeta e gravado nos estúdios Sincopa e Cajueiro, foi mixado por Maurício Cajueiro e produzido por Ferdi e Música a Vapor.
Esse disco alavancou a carreira e durante o ano de 2016 e 2017 fez turnês nacionais e internacionais principalmente no sul e no sudeste do país e ainda no Uruguai e na Alemanha. A turnê contou com as principais casas de show dessas regiões, SESC São José dos Campos, SESC Campinas, SESC Florianópolis, Festival Extremo e entrevistas na rádio e na televisão de Montevidéu no Uruguai, Sofar Frankfurt na Alemanha, entre outros.
Em 2018, lançou seu novo EP “Na Pele” que conta com quatro músicas inéditas gravadas nos estúdios Minduca, arranjado e produzido por Ferdi e Bruno Buarque, mixado por Victor Rice com a produção executiva de Música A Vapor. Conta com um clipe editado, realizado e produzido pelo próprio Ferdi da música “Na Pele”.
Em 2020, lançou seu álbum “Griô”, com inspiração na figura dos ‘griots’ africanos que preservam a cultura através da tradição oral, contando e cantando histórias. O disco foi arranjado por Ferdi e Fernando Baeta através de trabalhos remotos por conta da pandemia. O disco conta com 7 faixas sobre ancestralidade, cultura, sociedade e mistura a sonoridade orgânica com recursos digitais. Foi produzido por Ferdi.
Em 2023, lançou o trabalho “Devaneio”, com faixas que exploram temas como criatividade, a autonomia e os desafios do autoconhecimento. 0 álbum foi gravado com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas - FICC 2022.
Agora, Ferdi segue com o lançamento de “Ruídos e Silêncio”, seu quinto álbum que aborda emoções e traz como sonoridade a nova MPB. E prepara seu novo espetáculo com músicas do novo trabalho para sair Brasil afora.
Escute aqui:
https://bfan.link/ruidos-e-
Material aqui:
https://drive.google.com/
Redes Sociais: