"A Bicicleteca Chegou!" vai a escolas e espaços públicos oferecendo livros, oficinas e contação de histórias
![]() |
Tino Nascimento - contador de histórias |
A volta às aulas promete ser mais inspiradora para estudantes e para todos que apreciam literatura. Ribeirão Preto e Batatais recebem o projeto “A Bicicleteca Chegou!”, uma biblioteca itinerante sobre duas rodas que transporta livros, histórias, poesias e muita imaginação. Unindo mobilidade sustentável e incentivo à leitura, a iniciativa aproxima crianças e jovens do universo literário por meio de experiências culturais interativas.
Durante a 24ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, uma bicicleta especialmente adaptada percorrerá diferentes pontos da cidade, distribuindo livros, promovendo oficinas lúdicas e rodas de histórias, além de estimular a conscientização ambiental e práticas sustentáveis. A ação é idealizada pela Associação Terra de Ciclismo, responsável também pela produção executiva.
Ao todo, serão 11 apresentações. A estreia acontece em 18 de agosto, às 10h, na Biblioteca Sinhá Junqueira, em Ribeirão Preto. Depois, a Bicicleteca percorre escolas públicas e instituições de Batatais até 22 de agosto.
“A bicicleta, neste projeto, simboliza a importância da conscientização ambiental, inclusão e acessibilidade, mas também mostra que o universo da literatura pode ser lúdico, criativo, sustentável e cativante para crianças e adultos”, afirma o coordenador do projeto, Danilo Terra.
O projeto “A Bicicleteca Chegou” (PRONAC 239772) é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução – e conta, em Batatais, com o patrocínio da Marispan. A coordenação cultural é da Lampejos Produções Artísticas e a produção executiva da Associação Terra de Ciclismo.
Sobre a Associação Terra de Ciclismo
Fundada em abril de 2007, a Associação desenvolve projetos culturais, esportivos e sociais. É responsável pelo Pedala Ribeirão, passeio ciclístico que reúne milhares de pessoas e incentiva saúde, bem-estar e o uso da bicicleta como transporte sustentável.
Programação: