Informes - GERAIS

Por Onde Anda Gabriele Moura: Da TV em Maringá ao Sucesso Empresarial em Londres

31 de Julho de 2025

Ex-repórter do SBT construiu nova vida na Inglaterra, superou adversidades, tornou-se empresária, psicanalista, escritora e reencontrou o amor. Saiba mais.

Foto: Divulgação

Destaque na programação da Rede Massa em Maringá no início dos anos 2000, a ex repórter e apresentadora do SBT em Maringá/PR, Gabriele Moura representa um exemplo notável de como o amor pode transformar planos, como as adversidades podem fortalecer o caráter e como a maternidade pode redefinir vocações.

Há quase duas décadas morando no Reino Unido, Gabriele passou por uma transformação completa em sua vida. Hoje, ela combina diversas habilidades, como psicanálise e atuação na área da saúde mental, com o empreendedorismo. A jornada pessoal de Gabriele foi profundamente moldada pela maternidade de Nicolas, hoje com 16 anos, que foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos 4 anos de idade. Essa experiência não apenas moldou sua nova carreira, mas também se tornou sua missão de vida.

Trajetória

Entre 2004 e 2006, Gabriele se tornou figura popular em Maringá, atuando como apresentadora e repórter na Rede Massa, afiliada do SBT. Sua atuação em programas como "Maringá Urgente", "Pinga Fogo na TV" e "Aqui e Agora" lhe garantia presença constante na televisão local. Apesar da carreira promissora, decidiu largar tudo e mudar-se para a Inglaterra por amor, casando-se com um brasileiro que já morava lá. O plano inicial era ficarem dois anos para ela aprender inglês, comprar uma casa e retornarem ao Brasil.

Como muitos brasileiros emigrantes, enfrentou desafios de adaptação. Sua permanência foi motivada por circunstâncias inesperadas: seu primeiro casamento chegou ao fim, deixando-a em posição de recomeço em terra estrangeira.

Nesse processo de reinvenção, enfrentou dificuldades como saudade da família, barreira do idioma, diferenças culturais, subempregos e humilhações - desafios que infelizmente são comuns na experiência de boa parte daqueles que imigram.

Maternidade e mudança de vida

A transformação na vida de Gabriele começou com a maternidade. Como mãe de Nicolas, vivenciou os desafios do universo do autismo. O diagnóstico de TEA aos 4 anos foi um divisor de águas em sua trajetória.

"Desde que meu filho Nicolas foi diagnosticado com autismo aos 4 anos, iniciei estudos voltados para autismo, saúde mental e terapia comportamental", aponta Gabriele. Esta decisão foi profundamente pessoal - uma mãe buscando compreender e ajudar seu filho.

Hoje Gabriele é formada em psicanálise e atua na área de saúde mental há três anos, tendo especializações em PNL, barra de Access, Linguagem Corporal, TEA, Ciências Humanas e Comportamento Humano. Além disso, está concluindo a faculdade de psicologia.

A experiência como mãe atípica levou Gabriele a criar o perfil @gabynickeoautismo no Instagram, onde ela e Nicolas compartilham conhecimento sobre TEA. O perfil tornou-se importante ferramenta de conscientização sobre autismo.

Derivado de sua experiência, também lançou o e-book "7 Coisas Que Toda Mamãe de Autista Precisa Saber", inaugurando sua carreira como escritora.

Empreendedorismo

Paralelamente à psicanálise, Gabriele assumiu a gestão geral da Food Events Ltd, empresa britânica de eventos e catering com mais de 20 anos no mercado internacional, que atende clientela diversificada em casamentos, eventos corporativos, festas de celebridades e arrecadações para caridade, posicionando-se no competitivo mercado londrino.

Seu trabalho foi reconhecido em 2023 com o prêmio Guia Londres Awards na categoria Organização de Eventos, uma das principais premiações para brasileiros no Reino Unido. A cerimônia contou com a presença do Cônsul-Geral do Brasil em Londres, João Alfredo dos Anjos Júnior.

O Reencontro do Amor

Após anos de dedicação à maternidade especial e desenvolvimento profissional, Gabriele encontrou novamente o amor. Marcelo Faria, chef e empreendedor, trouxe companheirismo pessoal e sinergia profissional no mundo gastronômico. A união representa mais que recomeço romântico - simboliza a convergência de paixões: dela pelos cuidados terapêuticos e eventos, dele pela gastronomia e empreendedorismo culinário.

Em 26 de julho de 2025, Gabriele celebrou seu casamento com Marcelo Faria em cerimônia que marca nova fase pessoal e início de parceria empresarial promissora.

Maná do Cerrado: Novo Empreendimento Gastronômico

O casal está lançando o Maná do Cerrado - Burgers and Brazilian Food, um food truck que promete trazer sabores autênticos do Brasil para Londres. O nome referencia o Cerrado, bioma brasileiro conhecido por sua biodiversidade e pela riqueza gastronômica característica das regiões que ocupa no país, como Goiás, Mato Grosso e parte de São Paulo.

Este empreendimento, que se alinha com a vibrante e tradicional cultura de food trucks do Reino Unido, combina as habilidades de ambos. Oferece uma experiência gastronômica que conecta brasileiros no Reino Unido com memórias afetivas da culinária nacional, ao mesmo tempo em que apresenta aos britânicos os sabores únicos da região central do Brasil.

Legado

Quase 20 anos após deixar o Brasil, Gabriele Moura, agora Gabriele de Faria, estabeleceu-se como empresária premiada, psicanalista especializada, defensora dos direitos das pessoas autistas e esposa de chef empreendedor. Sua trajetória demonstra que recomeços são possíveis em qualquer fase da vida, e que experiências desafiadoras podem se transformar nas maiores forças motrizes para conquistas futuras.

Galeria de Fotos:

Comentários
Assista ao vídeo