Informes - GERAIS

Guia Michelin 2025: celebrando os novos talentos da Grã-Bretanha

13 de Maio de 2025

Em 2025, a Grã-Bretanha se destaca no Guia Michelin com novas estrelas e sabores inovadores. Do tradicional ao contemporâneo, o país celebra seu protagonismo gastronômico com excelência, diversidade e criatividade na cozinha

Ao ar livre no Eight at Gazegill, em Lancashire — um cenário encantador para saborear a gastronomia orgânica britânica ao pôr do sol
Créditos: Eight at Gazegill

Sabores ousados e uma criatividade de dar água na boca: a Grã-Bretanha reafirma seu protagonismo no cenário da gastronomia mundial com o  Guia Michelin da Grã-Bretanha e Irlanda, que chegou em fevereiro com uma chuva de estrelas — e muito orgulho nacional. O aclamado Moor Hall, em Lancashire, brilha intensamente ao conquistar nada menos que três estrelas Michelin, consagrando-se como um verdadeiro templo da alta gastronomia britânica. Mas não para por aí. A nova edição do guia destaca uma geração vibrante de talentos e sabores, com três novos restaurantes recebendo duas estrelas e outros 19 entrando para o seleto grupo com uma estrela Michelin. Edimburgo brinda dois novos estabelecimentos estrelados, enquanto Cardiff celebra sua primeira estrela — um marco histórico para a capital galesa. E em Londres, a diversidade dita o ritmo: um restaurante grego e outro 100% plant-based conquistam seu lugar ao sol (e ao paladar) com uma estrela cada. Do campo à cidade, da tradição à inovação, a Grã-Bretanha convida os visitantes a embarcar em uma jornada de sabores inesquecíveis — com cada estrela Michelin iluminando novos caminhos na cena gastronômica local. Você está pronto para degustaro que a Grã-Bretanha tem de melhor? 

Um novo restaurante com três estrelas Michelin 

Moor Hall Restaurant, Aughton, Lancashire

Sob o comando do chef Mark Birchall, o Moor Hall Restaurant, em West Lancashire, brilha com três estrelas Michelin na edição 2025 do guia. Instalado em uma construção histórica datada de 1533 e classificada como patrimônio de Grau II, o restaurante é rodeado por cinco hectares de jardins cuidadosamente cultivados, com vista serena para um lago. Ingredientes colhidos diretamente da horta e de produtores locais dão vida a pratos como o peixe pregado com manteiga noisette, abóbora kuri e camarões Mylor . Além das três estrelas, o restaurante ostenta uma estrela verde Michelin por seu compromisso com a sustentabilidade, cinco Rosetas AA e o terceiro lugar no prêmio National Restaurant Awards 2024. Para quem deseja transformar a visita em uma experiência completa, o Moor Hall oferece catorze suítes luxuosas, entre elas sete novos “garden rooms” imersos na paisagem, além de uma sala de jantar privativa e um celeiro de design contemporâneo. 

Três novos restaurantes com duas estrelas Michelin 

Humble Chicken, London  

Apenas um ano após conquistar sua primeira estrela Michelin, o Humble Chicken no bairro  Soho, em Londres, ascendeu ao status de duas estrelas Michelin, graças à abordagem inovadora do chef e proprietário Angelo Sato. Enraizado em sua herança japonesa, o moderno izakaya (bar japonês) oferece um menu degustação  que mistura tradição com criatividade contemporânea. Os destaques incluem o prato de pão shokupan, vieiras pescadas à mão e Chawanmushi, um prato salgado de creme de ovo. Uma trilha sonora animada ilumina a atmosfera enquanto harmonizações de saquê  aprimoram a experiência gastronômica. 

The Ritz, London  

No coração do sofisticado bairro de Mayfair, o The Ritz Restaurant ostenta duas estrelas Michelin que celebram sua mescla impecável de tradição e excelência. Em meio à suntuosa decoração no estilo Luís XVI, com lustres que cintilam sobre salões de elegância atemporal, cada detalhe prepara o palco para uma experiência gastronômica à altura de sua reputação. Sob o comando do chef executivo John Williams MBE, o restaurante combina técnicas clássicas da culinária francesa com ingredientes selecionados a dedo — e o resultado são pratos de sabores intensos, como o delicado lagostim à la nage. Para quem busca um toque de espetáculo, as criações do menu ‘Arts de la Table’ são finalizadas diante dos olhos dos clientes com o clássico serviço de carrinho Gueridon. Comprometido com a sustentabilidade, o restaurante dá protagonismo a ingredientes como carne bovina orgânica  da Cornualha, cordeiro do Distrito dos Lagos e lagostas frescas do sudoeste da Escócia. 

Hide and Fox, Saltwood, Kent  

Hide and Fox, um restaurante de bairro em Kent, foi agraciado com sua segunda estrela Michelin no guia de 2025. Sob a orientação do chef Allister Barsby e da gerente Alice Bussi, o restaurante recebeu aclamação por adotar uma culinária britânica moderna e refinada. O menu degustação de cinco ou oito pratos apresenta pratos como bacalhau salgado, sardinha da costa sul, veado e fondant de chirívia, uma raiz comestível, bem como harmonizações de vinho cuidadosamente selecionadas. Pratos que impressionaram os inspetores do guia Michelin incluem caranguejo de Brixham com gelatina de caranguejo, tandoori e picles de vegetais. 

Nossa seleção dos novos restaurantes com uma estrela Michelin 

Gorse, Cardiff, Wales  

Em um discreto espaço de apenas 24 lugares no bairro de Pontcanna, em Cardiff, o restaurante Gorse marca a estreia promissora do chef galês Tom Waters — e já começa com brilho: a conquista da primeira estrela Michelin da cidade. Com uma proposta descomplicada e profundamente conectada às raízes locais, o Gorse celebra a cozinha galesa moderna com ingredientes frescos vindos de pescadores, agricultores e artesãos da região. Waters, que já passou por cozinhas renomadas como The Fat Duck, The Square e Bonhams, imprime sua identidade em pratos como a pescada com nozes, alface-romana e beterraba marinha, ou a suculenta costela de boi Longhorn servida com cenouras, folhas verdes e mostarda em conserva. Uma experiência intimista que traduz o sabor autêntico de Gales com elegância e simplicidade. 

Wilsons, Bristol, Somerset  

Wilsons é um pequeno restaurante independente, no estilo “da fazenda à mesa”, na área de Redland, em Bristol, administrado pelo chef Jan Ostle e sua parceira Mary Wilson. O menu enfatiza a sazonalidade e a simplicidade, com pratos elaborados com ingredientes provenientes da horta do Wilsons. O menu muda frequentemente, dependendo do que está crescendo no jardim. O casal também administra a vizinha The Bread Shop, que oferece pães Hokkaido fermentados com koji, pães frescos, sanduíches, bolos e doces.    

33 The Homend, Ledbury, Herefordshire  

No coração de um edifício georgiano do século XVIII, o 33 The Homend propõe uma experiência gastronômica tão acolhedora quanto exclusiva. Comandado pelo casal de chefs James e Elizabeth Winter, o restaurante — com apenas 14 lugares — convida os visitantes a saborear a cozinha britânica em sua versão mais refinada e intimista. O menu celebra ingredientes sazonais e sabores autênticos em criações como a vieira de Orkney grelhada na frigideira, a bochecha de boi braseada com purê de cenoura, ou ainda o peixe pregado de Looe assado acompanhado de paleta de porco lentamente cozida e couve lombarda. Uma joia gastronômica onde cada prato é pensado para revelar o melhor da terra e do mar. 

Starling, Esher, Surrey  

Localizado no coração de Esher, em Surrey, o Starling é um bistrô descontraído, mas refinado, liderado pelo chef Nick Beardshaw, protegido do também estrelado chef e Tom Kerridge.. Tendo aprimorado suas habilidades em restaurantes de prestígio como The Hand and Flowers e The Coach, Beardshaw traz sua experiência na cozinha britânica moderna para este restaurante de bairro. Os clientes podem esperar um menu que evolui com as estações, celebrando os melhores ingredientes de fornecedores locais de confiança. Os pratos exclusivos incluem bochecha de bacalhau com crosta de ervas, linguado  da Cornualha com manteiga de algas e beterraba  marinada. 

Mark Poynton at Caistor Hall, Caistor St Edmund, Norfolk  

Situado dentro do elegante Caistor Hall Hotel, uma casa de campo georgiana perto de Norwich, o Mark Poynton at Caistor Hall oferece uma experiência gastronômica refinada sob a orientação do chef Mark Poynton. O restaurante apresenta um menu degustação sazonal – disponível em seis ou oito pratos no almoço e oito pratos no jantar – destacando os melhores ingredientes locais e globais. Pratos como pérola de ostra, bacalhau com abobrinha e lagosta, e aipo com cogumelo porciino de Thetford exibem técnicas clássicas e produtos de qualidade. 

AngloThai, London  

O casal John e Desiree Chantarasak comanda o restaurante de 50 lugares AngloThai, em Marylebone, apresentando cozinha tailandesa-britânica contemporânea, misturando sabores tailandeses ousados com ingredientes britânicos sazonais. O menu, que inclui opções à la carte e seleções do chef, incorpora técnicas de cozimento em carvão, defumação com coco e wok-hei. Os pratos disponíveis incluem ameixa de polpa vermelha com beterraba cristalizada, caranguejo de Brixham com caviar de Exmoor e curry de peixe-tamboril selvagem.  

Forge, Middleton Tyas, North Yorkshire  

Em meio às paisagens bucólicas de North Yorkshire, o Forge ocupa uma antiga forja restaurada dentro da Middleton Lodge Estate, um refúgio de 200 acres onde o passado rural encontra o design contemporâneo. Sob o comando do chef Jake Jones — vencedor do Michelin Young Chef Award 2024 —, o restaurante oferece menus degustação em seis ou dez etapas, com versões vegetarianas e veganas que celebram os ingredientes da estação. Muito do que chega ao prato vem da sua horta de dois hectares ou das matas vizinhas, como o veado vermelho matuado a seco com abóbora glaceada e ameixa fermentada, ou o alho-poró de Musselburgh servido com missô de semente de abóbora. 

OMA, London  

No coração pulsante do Borough Market, o OMA transporta os sabores das ilhas gregas para Londres — e entra para a história como o primeiro restaurante grego da cidade a conquistar uma estrela Michelin. Sob a batuta criativa dos chefs David Carter, Nick Molyviatis e Jorge Paredes, a casa combina um animado bar de crudo com uma cozinha a lenha que dá vida a pratos intensos e perfumados. No menu, pérolas como o tártaro de truta de rio, a albacora fresca e preparações no fogo como o salmonete vermelho grelhado lentamente, lula da Cornualha com alho e sumagre e a barriga de cordeiro com melaço de tâmaras. As tradicionais caçarolas de barro, com seus ensopados densos de carne e peixe, completam a jornada mediterrânea. 

Plates London, London  

Plates London, situado em Hoxton, fez história no Michelin como o primeiro restaurante totalmente à base de plantas da Grã-Bretanha a receber uma estrela Michelin. Fundado pelos irmãos Kirk e Keeley Haworth, o restaurante oferece um menu degustação criativo que reimagina a culinária vegana. Os pratos de destaque incluem cogumelo maitake grelhado com mole de feijão preto, kimchi, aioli e arroz trufado, bem como um gâteau cru de cacau com cereja azeda e sorvete de flor de coco. A sala de jantar intimista de 25 lugares apresenta uma decoração terrosa e natural para criar uma atmosfera acolhedora e convidativa. 

DOSA, London  

Localizado dentro do Mandarin Oriental Mayfair, o DOSA é um restaurante intimista com apenas14 lugares, no estilo “chef’s table”, que oferece um menu degustação imersivo de inspiração coreana. Os destaques incluem gimbap de molusco e yukhoe, mandoo de lagosta e galbi de wagyu. O espaço de jantar apresenta um chamativo  balcão de mármore onde os hóspedes podem observar a preparação de cada prato, aprimorando a experiência imersiva. O design, influenciado pelos elementos minerais da terra, inclui esculturas suspensas que visam estimular os sentidos. 

Comentários
Assista ao vídeo