Viver - Esporte

Wrestling brasileiro tem resultado histórico com duas medalhas no Panamericano Sub 23 do México

15 de Abril de 2025

Seleção volta hoje para casa com a prata de Kauan Gomes (RJ) no greco-romano e o bronze de Thaís Tertuliano (SP) no livre; dez atletas brasileiros se classificam para o Panamericano Sub 23 do Paraguai em agosto

O wrestling brasileiro teve neste final de semana sua melhor participação em Panamericanos Sub 23 ao faturar duas medalhas na edição realizada em Querétaro, no México. Depois de enfrentar atletas de países com mais tradição na modalidade, Kauan Gomes, lutador do Niterói Wrestling, do Rio de Janeiro, garantiu a prata na categoria 87 kg do estilo greco-romano e repetiu o feito de César Alvan, que também ficou em segundo lugar na edição anterior.

O desempenho histórico foi garantido pela wrestler paulista Thaís Tertuliano, que ganhou o bronze na categoria 68 kg (as mulheres sempre competem no estilo livre) para a alegria especial dos colegas do Sesi, onde treina em São Paulo.

A Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) comemora a atuação da seleção como um todo, pois o grupo ainda conseguiu a quinta colocação nas categorias 50 kg com Ana Beatriz Lima (Panda Fight Team – Amapá), 53 kg com Kailane Sousa (Panda Fight Team – Amapá) e 125 kg do estilo livre com Gabriel de Souza Silva (Esporte Dez São José Wrestling – São Paulo).

No total, o Brasil classificou dez atletas para a edição do Panamericano Sub 23 que será realizada em Assunção, no Paraguai, entre os dias 9 e 23 de agosto. Além dos medalhistas e dos quinto-lugares, estão com passaporte carimbado para a competição os atletas: Max Almeida (86 kg) e Marcelo Sousa (97 kg), do estilo livre; Ângelo Café (67 kg), Talyson Macedo (97 kg) e Wesley Barros (130 kg), do greco-romano.

“Felizes com o resultado histórico, mas o mais importante é a evolução da equipe em competições que exigem alto nível técnico e concentração nos detalhes. O wrestling é assim, um esporte de muita precisão e consistência. Ainda conseguimos classificar dez atletas para o Pan Sub 23 de Assunção. Agora é batalhar por medalhas nesse torneio e classificar atletas para o Pan Sênior que será em 2027, em Lima, no Peru”, festeja Flavio Cabral, presidente da CBW, o bom momento do país na modalidade.

Brasileiro Interclubes é dominado por equipes de Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte

Mais de 320 atletas deram ontem (12) um grande espetáculo no Campeonato Brasileiro Interclubes de Wrestling Sub 17 e Sub 20, disputado no Ginásio do Sesi em Osasco (SP). O evento serviu como seletiva para o Campeonato Pan-Americano Sub-17 de Wrestling, que acontecerá no Rio de Janeiro em junho.

Na classificação geral, a Paraíba mostrou sua força ficando em primeiro lugar com o Campestre nas duas classes etárias. O clube somou 141 pontos no sub 17 e 166 pontos no sub 20. O Instituto Otacílio Gama, também da Paraíba, ficou com a segunda colocação nas categorias abaixo de 17 anos. Completou o pódio o Niterói Wrestling. Nas categorias abaixo de 20 anos, a segunda melhor pontuação (165) foi do Sesi SP e a terceira (144), da Associação Desportiva Shiro Saigo, do Rio Grande do Norte.

“Foi um dos maiores eventos que a CBW já fez, com 35 clubes oriundos de todas as regiões do país e mais de 300 atletas participantes. O nível técnico da competição também só cresce e muito se deve à parceria com o Sesi que oferece sua estrutura física e profissional, possibilitando que o evento atenda todas as exigências da United World Wrestling”, destacou Flavio Cabral, presidente da CBW.

Sobre a CBW

A CBW (Confederação Brasileira de Wrestling) é a entidade responsável pelo wrestling nacional em seus estilos greco-romano, livre masculino e livre feminino. Além de gerir também o beach Wrestling, ou wrestling de praia (esporte não-olímpico). 

Atualmente, a Confederação Brasileira de Wrestling é presidida por Flavio Cabral Neves. O principal objetivo da entidade é tornar o esporte nacional uma referência, fortalecendo suas federações afiliadas e investindo nas categorias de base para propagação da modalidade. A CBW é filiada ao Comitê Olímpico do Brasil, United World Wrestling e United World Wrestling Américas e conta com o apoio da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Estácio e Comitê Brasileiro de Clubes.

Para aqueles que desejam conhecer mais sobre o wrestling brasileiro, a CBW oferece conteúdos atualizados e informações detalhadas sobre competições, atletas e eventos.

Através dessas plataformas, é possível acompanhar de perto o universo do wrestling nacional, conhecer os campeões e ficar por dentro das novidades e curiosidades sobre a modalidade.

Acompanhe as redes sociais oficiais da CBW:

Facebook: facebook.com/cbwrestling

Instagram: @cbw_oficial

YouTube: CBW TV

Site oficial: cbw.org.br

Comentários
Assista ao vídeo