Foram 122 solicitações no período, com predominância de Micro e Pequenas empresas (78)
O mês de fevereiro registrou o menor número de pedidos de recuperação judicial desde dezembro de 2023. Foram 122 solicitações, índice que reflete uma queda de 27,8% em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados são do Indicador de Falências e Recuperações Judiciais da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, que revelou, ainda, que do total de solicitações, a maior parte (78) foi feita por “Micro e Pequenas” empresas, seguidas pelas “Médias” (27) e “Grandes” companhias (17). Confira a análise dos últimos12 meses e da visão por porte nos gráficos abaixo:
![]() |
De acordo com a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, a redução nos pedidos pode estar associada a uma maior capacidade das empresas em renegociar suas dívidas. “Houve uma desaceleração no ritmo de pedidos de recuperação judicial nos últimos dois meses. Entretanto, a expectativa de enfraquecimento da atividade econômica, devido ao ambiente restritivo de juros, sugere potencial aumento dos pedidos ao longo do ano", avalia Camila.
A economista ainda destacou a tendência dos dados de inadimplência divulgados pela da Serasa Experian: “Em janeiro de 2024, foram registradas 7,1 milhões de empresas inadimplentes, o patamar recorde da série histórica. Se houver deterioração adicional, consequentemente poderá ter reflexos nos pedidos de recuperação judicial”.
Setor de Serviços foi o mais afetado pelos pedidos de RJs
Ainda de acordo com o indicador, em fevereiro o setor de "Serviços" foi o que mais demandou por RJs (58), enquanto o "Setor Primário" registrou o menor número em fevereiro (7). Veja, na tabela a seguir, o detalhamento desta visão:
![]() |
Pedidos de falência também registraram queda
Em relação aos pedidos de falência, o mês de fevereiro contabilizou 60 solicitações, uma redução de 25,0% em comparação ao mesmo período do ano passado. Assim como nos pedidos de recuperação judicial, as "Micro e Pequenas" empresas representaram a maioria dos requerimentos (30), seguidas pelas "Médias" (21) e "Grandes" (9). Na visão por setores, os pedidos se dividiram entre "Serviços" (23), "Indústria” (18), “Comércio" (16), e "Primário" (16).
Limpa Nome PJ
As PMEs possuem agora um portal exclusivo para renegociação das suas dívidas com melhores condições, o Limpa Nome PJ. Neste portal, além das negociações é possível ter acesso a diversos outros serviços. Para consulta do seu Score PJ, realização de outras tarefas de gestão ou para limpar seu CPNJ, aprimorando a saúde financeira do seu negócio, acesse: https://empresas.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiciais é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.