Informes - GERAIS

Espaços de coworking crescem 20% no Brasil e chegam a empreendimentos residenciais

21 de Janeiro de 2025

Estado de São Paulo lidera o ranking, com mais de 37% dos espaços profissionais compartilhados; Projetos lançados em Ribeirão Preto apresentam o conceito e são diferenciais na cidade

Foto: Divulgação

O mercado de coworkings no Brasil apresentou um crescimento de 20% em 2024, de acordo com o Censo Coworking, conduzido pela Woba, referência em escritórios flexíveis no país. Com quase 3 mil espaços compartilhados registrados no país, o estado de São Paulo lidera com 58% do total, consolidando-se como o epicentro dessa tendência. O relatório indica, ainda, que mais de 29% deles estão localizados em projetos residenciais. 
 
Esse cenário reflete não só a popularidade do formato, mas também abre novas oportunidades para o setor imobiliário. Em Ribeirão Preto (SP), a Perplan tem investido neste conceito e já apresenta empreendimentos com um espaço profissional compartilhado. 
 
Rafael Batista, Diretor de Incorporação da Perplan, destaca que, além da sofisticação, localização privilegiada, design e assinatura exclusiva entregues pela empresa, oferecer inovações é fundamental.

Integrar o coworking a empreendimentos residenciais é uma forma de também promover praticidade, conectividade e um novo modo de viver e trabalhar. Notamos que a busca por espaços neste formato tem crescido exponencialmente.” 
 
Entre os empreendimentos assinados pela Perplan que oferecem o espaço de coworking estão o  Marquises Park Residence - primeiro da empresa a apresentar o conceito -, Riverside MB  e Hype Residence. 
 
A cidade precisava de produtos nesses modelos, que são altamente atrativos para investidores. Com áreas comuns que incluem o coworking, refletem uma tendência global de oferecer espaços para interação e produtividade dentro dos empreendimentos habitacionais”, explica Batista. 

Comentários
Assista ao vídeo