Estamos no início de 2025 e agora é o momento ideal para transformar aquele sonho de viagem em realidade. Ao redor do mundo, as principais publicações especializadas em turismo já começaram a revelar as tendências que irão moldar para onde e o por quê iremos embarcar neste ano.
De escapadas em família reunindo diferentes gerações a retiros para o corpo e a alma, os viajantes estão cada vez mais interessados em criar memórias transformadoras em roteiros hiper-personalizados.
Por aqui, selecionamos três tendências que prometem movimentar o turismo de luxo em 2025, com experiências no Brasil, na Europa e no Caribe. Aproveite para se inspirar e planejar sua próxima grande aventura.
Viagens multigeracionais no Sempre Vivo, em Pipa (RN)
Uma das tendências mais fortes para 2025, de acordo com o relatório publicado pelo selo Virtuoso, são as viagens multigeracionais que unem avós, pais e filhos. Com a correria do dia a dia, os viajantes estão em busca de experiências que buscam fortalecer os laços e criar memórias inesquecíveis em família.
Idealizado para atender grandes grupos, o Sempre Vivo é um refúgio em meio à natureza na badalada praia da Pipa. O hotel dispõe de 34 acomodações decoradas em estilo balinês, divididas em quatro categorias, entre apartamentos, bangalôs e villas de até 172 metros quadrados. Para ampliar ainda mais a área interna, as suítes podem ser conectadas para acomodar famílias maiores mantendo o mesmo conforto.
Envolta pela Mata Atlântica, a propriedade conta com uma estrutura que é perfeita para famílias de todos os tamanhos e idades. Com piscina semi-olímpica e fitness center, traz ainda um spa holístico sensorial com tratamentos inspirados no Ayurveda. Enquanto os mais jovens podem se aventurar nos esportes aquáticos que fazem parte do menu de experiências do hotel, os avós podem aproveitar para relaxar na praia ou à beira da piscina e desfrutar de momentos de descanso. Bem perto dali, fica um dos cartões postais de Pipa, o Chapadão, um mirante natural em tom avermelhado localizado no topo de uma enorme falésia entre a Praia do Amor e a Praia das Minas. Do alto, a vista privilegiada do extenso litoral potiguar faz do lugar o cenário perfeito para tirar muitas fotos em família.
Sabores do mundo no Serras Hotel, em Barcelona
De acordo com as projeções do Expedia e Hotels.com, a gastronomia desponta no turismo de luxo neste ano. A pesquisa realizada com mais de 25 mil clientes das plataformas indica que viajantes estão mesmo em busca de experiências sofisticadas que incluem a descoberta de novos sabores e a conexão com diferentes culturas por meio do paladar.
Recém-nomeada Região Mundial da Gastronomia por um júri internacional, a Catalunha se destaca entre os destinos. Com uma cena vibrante, a região abriga chefs eestrelados, muitos restaurantes estrelados e, claro, a cosmopolita Barcelona, uma das cidades mais visitadas do mundo.
No Bairro Gótico, o Serras Barcelona combina história e design moderno com uma gastronomia inovadora. Depois de contar durante anos com o chef catalão Marc Gascons, dono de 1 Estrela Michelin, o hotel, localizado no mesmo prédio onde funcionou o primeiro ateliê de Pablo Picasso, inaugurou o Agreste Mar, que faz uma fusão da culinária catalã com a italiana. Os hóspedes podem esperar um menu degustação de até sete tempos, com receitas que vão de sopa de ouriço do mar com café a uma massa fresca com cogumelos, queijos e todo o sabor mediterrâneo. O novo restaurante chega para ampliar a experiência culinária do Serras, já conhecido pelo Informal Restaurant Terrace, no rooftop mais disputado da cidade.
Em busca da cura no La Coralina Island House, em Bocas del Toro
Não é de hoje que o Turismo Wellness tem sido tema para os viajantes pelo mundo. Desde a pandemia, a busca pelo bem-estar do corpo, mente e alma - e bem longe de casa - cresce a cada ano. Prova disso são os números da Global Wellness Institute, que mostram um aumento anual de 16,6% em viagens desse tipo, o que pode chegar a US$1.4 trilhões em 2027. Mas agora não basta ter um spa, aulas de ioga ao ar livre e contato com a natureza. Segundo a Virtuoso, a hotelaria de luxo está investindo em tratamentos personalizados que realizam desde sessões de spa com tecnologias anti-aging a programas que maximizam o desempenho do cérebro.
No Panamá, o La Coralina Island House está se transformando em um verdadeiro centro holístico, onde a busca pelo autoconhecimento é parte central das experiências do hotel. Localizado na verdejante Bocas del Toro e em frente ao mar translúcido do Caribe, o destino realiza retiros ao longo do ano com terapeutas de diversos países e super reconhecidos pelas suas metodologias, que abrangem o sound healing, a constelação familiar, a astrologia e a dança.
No spa, há opções tanto de massagens estéticas quanto orientais, ou até mesmo a biodecodificação, técnica que visa eliminar os desconfortos físicos e seus sintomas os conectando com as nossas emoções. Já para os surfistas que desembarcam em Bocas - o hotel está localizado em um dos pontos mais procurados de surf na América Central, a praia de Paunch - há o Sports Menu, com terapias que aliviam dores e tensões musculares.