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Vitaminas e minerais são os queridinhos quando o assunto é suplemento

26 de Dezembro de 2024

 

Foto: Freepik

 

Impulsionados pela crescente busca por saúde preventiva e bem-estar, os suplementos de vitaminas e minerais consolidam seu protagonismo. Segundo dados de uma pesquisa da Future Market Insight (FMI), esse mercado deve atingir um volume de US$ 58,8 bilhões até o final de 2024.

No ano passado, o setor alcançou a marca de US$ 55,6 bilhões. O estudo, intitulado Vitamin and Mineral Supplement Market Outlook from 2024 to 2034, aponta uma tendência de crescimento a um taxa de crescimento anual composto (CAGR) de 5,4%, com projeções de expansão para US$ 99,7 bilhões até 2034.

De acordo com o estudo, a alta demanda por suplementos é impulsionada por fatores como aumento da prevalência de doenças crônicas, deficiências de micronutrientes, envelhecimento populacional e uso de minerais e vitaminas em suplementos nutricionais, produtos nutracêuticos e nutrição esportiva. Além disso, o crescimento do comércio eletrônico tem influenciado o consumidor a comprar os complementos alimentares de maneira on-line.

O levantamento mostra que, em 2023, os vitamínicos e minerais correspondiam a 32,6% do mercado global de suplementos alimentares, cujo valor total foi estimado em US$ 152,8 bilhões. As vitaminas representam quase quatro, em cada cinco vendas no mercado-alvo.

 

A preocupação com a alta incidência de deficiências vitamínicas, especialmente a de vitamina D, é apontada como um fator que impulsiona o consumo desses suplementos. Além disso, com a crescente conscientização sobre os benefícios de vitaminas como D, A e C, é esperado que a demanda por esses produtos continue em expansão.

Enquanto o segmento de vitaminas deve crescer a um CAGR de 3,4%, a categoria de minerais deve expandir a uma taxa maior de, pelo menos, 6,7%. Entre eles estão o cálcio, o iodo, o zinco, o potássio e o magnésio.

O último tem se popularizado entre os consumidores. Segundo informações do Google Trends, as buscas pelo termo “melhor magnésio” aumentaram nos últimos cinco anos. O fortalecimento da saúde óssea e cardiovascular são alguns dos benefícios do magnésio, conforme as autoridades de saúde.

Suplementos que são destaque no Brasil

No Brasil, um estudo divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) revela que os suplementos mais consumidos no país incluem multivitamínicos, minerais, ácidos graxos, apoiadores de imunidades e vitaminas.

Entre os ácidos graxos, o ômega 3 se destaca. Já o cálcio é o principal mineral, enquanto a vitamina C é a queridinha entre as vitaminas. Entre os suplementos de apoio à imunidade, os mais procurados são os pré e probióticos, a beta-glucana e a coenzima Q10 (CoQ10).

Entre os efeitos da coenzima Q10, estão a saúde cerebral e pulmonar, o alívio da enxaqueca, a melhora da aparência da pele, a fertilidade e o desempenho do exercício, segundo informações do Manual MSD.

De acordo com o nutricionista Caio Bernardo, em artigo publicado no Portal da Saúde do Ministério Público da União (MPU), os probióticos são substâncias alimentares que melhoram a saúde ao servir de nutriente e incentivar o desenvolvimento de bactérias benéficas para a microbiota intestinal.

Por outro lado, os probióticos, conforme a definição da Organização Mundial da Saúde, são "organismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, trazem benefícios à saúde do hospedeiro". Entre as vantagens mencionadas pelo nutricionista estão a melhoria do funcionamento intestinal e da integridade da parede intestinal, além do fortalecimento do sistema imunológico.

Já a beta-glucana, fibra solúvel presente no farelo de aveia e na cevada, pode auxiliar na diminuição do pico glicêmico e na diminuição da quantidade de LDL colesterol no plasma sanguíneo, conforme aponta o estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná e publicado no Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences.

A pesquisa da Abiad também menciona os dados de um relatório da Coherent Market Insights, que prevê que o mercado global de suplementos para a saúde mental e do cérebro crescerá a uma taxa de 8,5% nos próximos anos, alcançando mais de US$ 13 milhões até 2027.

Produtos mais palatáveis para o consumidor

A pesquisa da FMI também revela que, em um mercado competitivo e em constante transformação, os fabricantes de suplementos devem adotar diferentes estratégias e táticas para se destacar.

Entre elas, está a introdução de produtos mais palatáveis e convenientes, como gomas e comprimidos mastigáveis, e o investimento em campanhas educativas que demonstrem os benefícios para a prevenção de doenças e o bem-estar geral.


O uso de mídias digitais para promover os produtos e a migração para plataformas de e-commerce são essenciais para alcançar públicos mais amplos. Também pode ser interessante a introdução de suplementos veganos, assim como o uso de embalagens ecológicas, alinhadas às tendências de sustentabilidade.

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