Materiais ilustram situações racistas, trazem o histórico da educação antirracista no Brasil e abordam temas como racismo estrutural, desigualdades sociais e legislação, promovendo importantes reflexões desde a Primeira Infância
Foto: Divulgação |
Para contribuir na luta antirracista, a Mind Lab, pioneira no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais, cognitivas e éticas de forma integrada, por meio do Programa MenteInovadora, com atuação nacional em escolas da rede pública, lançou, neste ano, dois e-books especiais, com foco em auxiliar professores, pais e responsáveis a educarem as crianças no combate ao racismo. Os conteúdos trazem dicas e orientações práticas de como agir em casos de discriminação racial em sala de aula ou em situações cotidianas. Os conteúdos são gratuitos e podem ser acessados nestes links: “Antirracismo em Sala de Aula” e “Enfrentando o Racismo: Guia Para os Pais Saberem Como Lidar”.
Miriam Dantas, Coordenadora Pedagógica da Mind Lab, que colaborou ativamente na apuração do conteúdo, explica o objetivo da empresa ao desenvolvê-lo. “Temos, como propósito, auxiliar no desenvolvimento da educação brasileira na busca por uma sociedade mais justa e igualitária. Entendemos que promover e apoiar uma cultura antirracista é fundamental”, explica. “A ideia do projeto foi reunir o maior número de informações e estudos qualificados que ajudem a dar visibilidade à temática, tanto na sala de aula quanto em casa e fornecer informações que não apenas conscientizem, mas também oriente professores, pais e crianças a enfrentarem o tema”, acrescenta.
Os e-books ajudam os educadores, pais e responsáveis no aprofundamento do assunto junto às crianças ao abordar temas como o histórico da educação antirracista no Brasil, situações racistas, racismo estrutural, desigualdades sociais, legislação, entre outros tópicos. Também promove uma reflexão sobre o papel de cada um de nós contra o racismo.
Além disso, os e-books trazem ações práticas que ajudam no combate ao racismo em sala de aula com compartilhamento de experiências, redes de apoio e a indicação de plataformas e ferramentas que contribuam para a troca de experiências. Os informativos também possuem indicações de leituras, sites, organizações e cursos voltados ao tema, além de um glossário de palavras e expressões racistas a serem excluídas do vocabulário.
“É a nossa contribuição para a sociedade que sonhamos: com respeito às diferenças e apreço pela diversidade. É um material de apoio e reflexão para os leitores. Acreditamos e apostamos no poder da educação para transformar realidades e esse é um excelente começo na busca por um mundo melhor e mais inclusivo”, conclui Miriam.
Atividades escolares também podem ser antirracistas
O Programa MenteInovadora possui atividades pedagógicas capazes de promover a reflexão sobre a história e as culturas afro-brasileiras. No jogo “Lobo e Ovelhas”, voltado às crianças de 4 e 5 anos, por exemplo, a proposta é de que se construa uma reflexão sobre altruísmo, bondade e necessidade de olhar para o outro além das aparências. Já em “Tic Tac Toe”, é possível falar sobre profissões utilizando referências de pessoas negras em posições de poder.
Também há exemplos para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, como o jogo "Quem Sou Eu?", atividade em que os participantes tentam adivinhar qual é o nome de uma pessoa ou personagem com base em dicas e perguntas. “O jogo pode ter como proposta personalidades negras, destacando pontos marcantes e relevantes de suas trajetórias e a contribuição de cada uma delas para a sociedade brasileira”, explica Miriam.
Sobre a Mind Lab
A Mind Lab existe para transformar a realidade socioeconômica e educacional do Brasil, fomentando um ecossistema comunitário e criando sinergias entre projetos que contribuem para reduzir as desigualdades educacionais e tirar famílias da linha da pobreza. Educar para o futuro e resolver os débitos do passado é a nossa missão.
Por meio do Programa MenteInovadora e da eduK, unidades de negócio com propósitos de transformação social voltadas para a redução das desigualdades na educação e na geração de renda, sobretudo com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a Mind Lab já impactou mais de 16 milhões de pessoas. O MenteInovadora desenvolveu 7,3 milhões de pessoas, capacitando 210 mil professores em 17 Estados brasileiros, enquanto a eduK alcançou mais de 9 milhões de pessoas.