Concerto gratuito aconteceu terça-feira, no Theatro Pedro II
A USP Filarmônica, sob a regência do maestro convidado Lucas Eduardo da Silva Galon, realizou um concerto gratuito de repertório brasileiro na próxima terça-feira, dia 29 de outubro, às 20h, no Theatro Pedro II.
A apresentação contou com a participação dos solistas Raquel Paulin (soprano), Juliana Taino (mezzo-soprano) e Samuel Silva (violoncelo).
Na primeira parte do programa, a orquestra de bolsistas de graduação em Música da USP apresenta o Romance para violoncelo solo e orquestra, obra de Homero de Sá Barreto (1884-1924), com orquestração de Lucas Galon.
Dando continuidade ao resgate da música brasileira, o programa segue com Duas Modinhas Pradenses, uma joia anônima do século XIX, resgatada e pesquisada por Adhemar Campos Filho e George Olivier Toni, que nesta versão conta com harmonização e orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi.
A composição do próprio maestro Lucas Galon, professor do DM-FFCLRP-USP, também está no repertório. A obra, Busque Amor Novas Artes, Novo Engenho, é uma peça para solista mezzo-soprano, baseada num soneto do grande poeta português Luís de Camões.
A música de Claudio Santoro, um dos principais compositores do século XX, também será lembrada com a apresentação de Amor em Lágrimas e de Ouve o Silêncio, com letras de Vinícius de Moraes. Nas obras, Rubens Russomanno Ricciardi assina as orquestrações.
O concerto traz também a obra Os Beijos de Frade, um lundum de Henrique Alves de Mesquita, com letra de Eduardo Diniz Villas-Boas e arranjo de Rubens Russomanno Ricciardi, e a obra Venid a Sospirar, de José Gustavo Julião de Camargo.
A noite será marcada, ainda, por homenagens a grandes nomes da música brasileira, como Dolores Duran, com a obra A Noite do Meu Bem, e Lupicínio Rodrigues, cuja obra Felicidade será apresentada com arranjos orquestrais escritos também por Rubens Russomanno Ricciardi.
Outras três obras de Rubens Russomanno Ricciardi serão apresentadas em seguida, com destaque para Agora que Sinto Amor, com poema de Fernando Pessoa. As outras duas obras Lilia, oh Lilia! e Lundum da Nhanhazinha, com cantus firmus de Gilberto Mendes, contam com poemas do cancioneiro de Domingos Caldas Barbosa.
Encerrando a apresentação, a USP Filarmônica interpreta Felicidade, de Lupicínio Rodrigues, com orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi.
A entrada é aberta e gratuita, sem necessidade de retirar ingressos. O Theatro Pedro II se situa no Quarteirão Paulista de Ribeirão Preto, na Rua Álvares Cabral, 370.
A USP Filarmônica apresenta o mesmo repertório na cidade de São Carlos, na quarta-feira, dia 30 de agosto (quarta-feira), às 20h, no São Carlos Clube, na Avenida São Carlos, 1919, no Centro. Os ingressos podem ser retirados 1h antes na secretaria do clube.
USP Filarmônica – Theatro Pedro II (Ribeirão Preto)
Data: 29/10 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, nº 370
Entrada gratuita – sem necessidade de retirar ingressos
USP Filarmônica – São Carlos Clube (São Carlos)
Data: 30/10 (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: São Carlos Clube – Avenida São Carlos, 1919, Centro – São Carlos/SP
Entrada gratuita