Com emissões de carbono negativas e abastecimento de energia solar, lodge dá exemplo de sustentabilidade
Composto por três vilas privadas, o Cheetah Plains se destaca não só pelo luxo e privacidade que oferece aos hóspedes em uma das reservas de safári mais renomadas da África do Sul, a de Sabi Sand, mas também pelo alto nível de sustentabilidade que o rendeu, em 2023, o prêmio de Africa’s Leading Green Hotel (Hotel Mais Verde da África), pelo World Travel Awards. Sua abordagem no que diz respeito ao tema é completa: inclui conservação da natureza e da vida selvagem, eficiência energética, gestão da água, redução de resíduos, empoderamento e educação das comunidades locais, e práticas de compra sustentáveis. Sua operação 100% off the grid, ou seja, fora da rede elétrica, baseada em energia solar, e a utilização de veículos de safári elétricos são só alguns dos fatores que o tornam inovador e especial. O Cheetah Plains foi projetado, assim, para oferecer não só o melhor para seus hóspedes, mas também para o meio ambiente.
A experiência off the grid oferecida pelo hotel, por exemplo, aproveita a luz solar para fornecer uma fonte de energia confiável e renovável. Isso é possível graças ao desenvolvimento de uma instalação com 1205 painéis solares fotovoltaicos nos telhados, além de três rastreadores solares de eixo duplo que seguem o sol para captar o máximo de energia. A instalação solar total gera uma média de 550MWh por ano, o que representa uma compensação de aproximadamente ZAR 1 milhão (US$ 62.500) em eletricidade da Eskom por ano ou 530 toneladas de emissões de CO2 por ano.
“Estabelecemos parcerias com algumas das mentes mais proeminentes do mundo no campo da energia renovável para fornecer soluções de energia limpa que impulsionam tanto nossa hospitalidade quanto as experiências de safári aqui no Cheetah Plains. Ao aproveitar o poder do ecoturismo, estamos trabalhando arduamente para garantir um legado rico e próspero. A localização privilegiada do Cheetah Plains em Sabi Sands proporciona uma experiência de safári que só é possível graças ao movimento natural da vida selvagem da região, protegida sob conservação”, diz Japie van Niekerk, proprietário do Cheetah Plains. E continua: “É nossa responsabilidade conservar o que a natureza nos concedeu, e é por isso que estivemos tão envolvidos na criação deste lodge em todos os níveis.”
Também marca um avanço audacioso do Cheetah Plains a utilização de veículos de safári elétricos. Realizadas duas vezes por dia e percorrendo mais de 20.200 acres, as saídas de safári são feitas em veículos Toyota Land Cruiser Elétricos, movidos por baterias Tesla recarregadas com energia solar. O movimento suave e silencioso dos carros proporciona avistamentos de vida selvagem de alta qualidade, já que é possível se aproximar dos animais de forma discreta. Além disso, o conforto é total nos oito assentos individuais aquecidos, com reclinação de 11 graus e entradas USB. À bordo, livros de aves, binóculos e uma câmera profissional com lente teleobjetiva estão disponíveis para os hóspedes durante o safári.
Graças a essas iniciativas, o Cheetah Plains também se tornou, em 2024, o primeiro lodge de safári com emissão de carbono negativa na Reserva Sabi Sand.. Uma noite no Cheetah Plains "gera" -1092 Co2 em emissões. Um voo em classe econômica entre Nova York e Joanesburgo (NYC para JNB), por exemplo, produz 1,7 toneladas de Co2 em emissões, que podem ser compensadas com uma estadia de 3 noites no Cheetah Plains. Já um voo em classe executiva gera 5 toneladas de Co2, mas é compensado com uma estadia de 5 noites no hotel.
Para conservar água e reduzir o uso de plástico, o Cheetah Plains oferece aos hóspedes a opção de utilizar garrafas de água de vidro reabastecidas e seladas, graças à sua parceira em soluções de hidratação confiável, Topia. O lodge também usa água natural filtrada de poço artesiano, que passa por um sistema de osmose reversa que a purifica com um pH de 9,5. E embalagens e papéis biodegradáveis são utilizados em todo o hotel para substituir o uso de plástico. Além disso, o lodge faz parceria com marcas que mantêm o mesmo padrão de práticas, como a Africology, que fornece produtos de bem-estar naturais e de origem local, e a The Joinery, que usa tecidos feitos de garrafas plásticas recicladas para produzir bolsas de cosmético sustentáveis e ecológicas. O Cheetah Plains também faz parte de uma iniciativa comunitária de gestão de resíduos, de modo que o lixo do lodge é separado e coletado quinzenalmente por funcionários da comunidade local que reutilizam, reciclam e reaproveitam materiais.
Por fim, o Cheetah Plains também foca em iniciativas de turismo responsável que deixam um impacto duradouro na comunidade local. Com 83 funcionários, sendo 53% mulheres, o lodge faz esforços conscientes para contratar localmente, com 82% dos colaboradores vivendo em áreas próximas. Comprometido com o desenvolvimento comunitário por meio do empoderamento, educação e criação de empregos locais, o Cheetah Plains construiu em 2019 a Creche Comunitária Lezagwa Utah, espaço que contrata professores e assistentes que cuidam de mais de 60 crianças entre 6 meses e 5 anos de idade e é o principal centro de desenvolvimento infantil da comunidade local.
Inaugurado em 2018, o Cheetah Plains preza pela sustentabilidade em todos os níveis, desde sua arquitetura única e premiada, até as operações que garantem que o lodge não apenas seja autossustentável, mas também que não deixe nenhuma pegada no ambiente circundante. Composto por três vilas de luxo, oferece a experiência ideal para famílias e grupos de amigos que buscam uma experiência de safári com conforto, privacidade, flexibilidade e, é claro, responsabilidade.