Informes - GERAIS

Veja como recuperar um arquivo em Excel seguindo apenas 3 passos

2 de Abril de 2024
Foto: Ed Hardie /Unplash

O Excel não é o único programa do mercado capaz de criar e editar planilhas, mas ele é de longe o mais popular de todos. Nesse texto, nós vamos ensinar como você pode recuperar arquivos do Excel.

Quem utiliza computadores no cotidiano profissional com certeza já fez uso ou pelo menos esbarrou nas planilhas feitas com o Microsoft Excel. O programa, lançado pela gigante por trás do Windows e dos consoles Xbox, é útil para uma infinidade de tarefas relacionadas à contabilidade e organização.

Dada a importância das planilhas do Excel, é natural que eventualmente uma ou outra acabe sendo deletada, corrompida ou passe por alguma situação similar. Mesmo quando o arquivo em questão foi usado para tarefas pessoais, é desagradável perder o trabalho e precisar reorganizar todos os dados.

O Wondershare Repairit é um programa capaz de recuperar arquivos do Excel com poucos passos, utilizando uma dentre suas múltiplas ferramentas. Se você está passando por essa situação, mantenha a calma! Com apenas 3 passos, é perfeitamente possível restaurar uma planilha do Excel com erros.

É possível recuperar arquivos do Excel? Se sim, como?

Antes de explicarmos como você pode recuperar arquivo Excel utilizando o Wondershare Repairit, é importante responder a uma pergunta principal: afinal de contas, é possível recuperar planilhas do software da Microsoft? A resposta é “sim”, mas a maneira de fazer isso depende do seu problema.

Para o caso de arquivos deletados, o primeiro e mais simples passo é conferir a lixeira, seja aquela do computador ou de serviços de armazenamento em nuvem. Normalmente, um arquivo apagado que não foi esvaziado da lixeira pode ser facilmente restaurado dentro de um período de até trinta dias.

Caso isso não seja possível ou o seu problema seja outro, então o Wondershare Repairit entra em cena! O software é capaz de auxiliar nos mais variados cenários, o que explica a sua recomendação como alternativa para resolver problemas. E tudo isso em poucos passos e apenas alguns minutos.

Do que se trata o Wondershare Repairit?

De cara, é possível descrever o Wondershare Repairit como um software para recuperar arquivos corrompidos, danificados ou com dados incompletos. E isso vai além das planilhas de Excel, as quais serão o foco desse texto, se estendendo para todo tipo de mídia e até mesmo e-mails em servidores.

O programa funciona a partir de download e instalação e é compatível com computadores que utilizam o sistema operacional Windows. Seus recursos são pagos, mas existe a possibilidade de testar as ferramentas antes de se comprometer com uma compra, o que garante a efetividade das tarefas.

Aliado a tudo o que foi falado até aqui, o Wondershare Repairit utiliza tecnologias de inteligência artificial para facilitar a recuperação de arquivos, o que eleva a taxa de sucesso dos processos. Isso é especialmente interessante no caso da reparação inteligente de vídeo e upscale de imagem pelas IA.

Como recuperar arquivo do Excel com o Repairit em 3 passos

1 – Faça o download do programa no site oficial

Tudo começa com um download! Por se tratar de software instalado em um computador, é preciso que você baixe o arquivo “.exe” no site oficial do Wondershare Repairit. Geralmente ele ficará salvo na pasta de downloads do navegador escolhido, mas isso depende das configurações de salvamento que usa.

Ao clicar no arquivo baixado, basta seguir as instruções do próprio programa, o que não leva mais do que alguns minutos, dependendo da velocidade do seu computador. Caso você interrompa o processo de instalação na metade, não se preocupe: tudo que precisa fazer é reiniciá-lo e aguardar a conclusão.

2 – Encontre a ferramenta para recuperação de planilha do Excel

É importante mencionar que, ao abrir o Wondershare Repairit, você não verá um recurso explicitamente indicando “recuperação de Excel”. Para encontrar a ferramenta que estamos buscando, será preciso clicar em “mais tipos de reparo”, função que aparece na coluna à esquerda.

A opção que buscamos é “reparo de arquivo”, já que embaixo dela está especificado que é compatível com documentos do pacote Office, dentre os quais se inclui Excel. Você tem a opção de clicar no botão para enviar o arquivo (ou os arquivos, no plural, caso queira) ou arrastá-lo diretamente para a janela.

3 – Caso não tenha os arquivos no PC, baixe-os

Não é incomum que planilhas do Excel, especialmente as mais antigas, fiquem salvas na nuvem. O melhor jeito relacionado a como recuperar documento do Word, do PowerPoint ou demais programas do pacote Office é salvando-os no computador ou conectando um dispositivo móvel onde eles estejam.

Feito isso, você poderá encontrar o arquivo normalmente, seguindo a etapa mencionada no item anterior. O Wondershare Repairit então levará alguns segundos para carregar o seu arquivo, ao final dos quais você terá a opção de clicar em “reparar”. Isso levará ao carregamento que concluirá a tarefa.

No fim, você só precisa clicar em “salvar tudo” e escolher a pasta onde a planilha recuperada será mantida. Ao clicar no novo arquivo, perceberá que ele já pode ser aberto normalmente, garantindo que as atividades para as quais precisa dele não sejam postergadas ou tenham problemas adicionais.

Além de arquivos do Excel, o Wondershare Repairit é capaz de recuperar mídias de vídeo, áudio, fotos e e-mails com as mais diversas extensões. Se você tem um problema com um arquivo que não pode ser aberto por qualquer motivo, as chances são altas de que as funções do software possam ajudá-lo!

Comentários
Assista ao vídeo