Operação German Parking investiga associação criminosa responsável por prejuízos milionários a bancos públicos
![]() |
| Foto: Divulgação/ PF |
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (4/2), a Operação German Parking, realizada em São José dos Campos/SP, no contexto da investigação que apura a atuação de uma associação criminosa envolvida em fraudes bancárias.
Foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência de um casal apontado como líder de uma associação criminosa especializada em fraudes bancárias (mandado expedido pela 1ª Vara Federal de São José dos Campos).
As investigações indicam que o grupo utilizava documentos e artifícios fraudulentos para abrir contas em bancos digitais, as quais eram empregadas na realização de transferências bancárias, especialmente por meio de pagamentos de boletos emitidos a partir de múltiplas contas. A atuação criminosa resultou em prejuízos à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil.
Também foram identificadas fraudes envolvendo cartões pré-pagos, bem como a aquisição de imóveis, que revelou evolução patrimonial incompatível com os rendimentos declarados pelos investigados.
Os crimes apurados são furto mediante fraude cometido por meio de dispositivo eletrônico ou informático e associação criminosa.