Cultura - Educação

Fundação do Livro e Leitura apresenta agenda cultural gratuita do mês de março

25 de Março de 2024

Sarau, história em quadrinhos, cinema e Clube do Livro fazem parte da programação. Todas as atividades serão abertas e gratuitas

O mês de março está repleto de cultura, lazer e diálogo para a população de  Ribeirão Preto e região. A Fundação do Livro e Leitura oferece diversas atividades culturais ao longo do mês, começando pelo Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento, que acontece nesta quarta-feira (6/3), às 20h. O evento, com declamações e canções de artistas regionais, coordenado pelo médico e escritor Nelson Jacintho, é gratuito e aberto à população. Acontece na sede da Fundação (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América).

Outra atração será o bate-papo "Os desafios da produção de quadrinhos", com a quadrinista ribeirão-pretana Luana Cristini. Durante o encontro, a artista lançará seu livro "Aqueles Dias", com desenhos de Gil Gomes. A obra aborda a história da estudante Ana nos anos 2000, enfrentando desafios escolares, bullying, relacionamentos complicados com os pais e a experiência da primeira menstruação. Como rota de fuga ela acaba entrando em fóruns da internet e tem sua personalidade alterada por conta da radicalização do conteúdo que consome. “A grande alegoria da minha história é pensar no feminismo como uma oposição ao extremismo. Já que ela fala dessa radicalização e adolescentes dentro de uma escola”, conta Luana Cristini. A história começou a ser escrita em 2022, em um período com diversos ataques a escolas pelo Brasil (foram três ataques, com seis mortes). O livro foi lançado oficialmente na CCXP (Comic Con Experience) em 2023, em São Paulo.

Na conversa com o público, Luana aborda os desafios do roteiro, a criação de personagens e cenários, esboços de cada página, a arte-final, colorização, letreiramento e, por fim, a diagramação. “Quero esmiuçar todos os processos dessa produção, porque eu conheço muita gente que tem vontade ou curiosidade em saber como funciona esse processo, mas falta o conhecimento”, completa.  O encontro acontece na sede da Fundação do Livro e Leitura, às 15h.

Clube do Livro

O Clube do Livro, sob a orientação da bibliotecária Gabriela Pedrão, também marcará presença em março, discutindo a obra da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, "Hibisco Roxo", no sábado (23/3) às 16h, por meio da plataforma Zoom (https://us02web.zoom.us/j/82249191930).

A protagonista e narradora do livro, a adolescente Kambili, mostra como a religiosidade extremamente “branca” e católica do seu pai, Eugene, famoso industrial nigeriano, inferniza e destrói lentamente a vida de toda a família. O pavor que ele tem das tradições primitivas do povo nigeriano é tão grande que ele chega a rejeitar o próprio pai, contador de histórias, e a irmã, professora.

Em contraponto a essa característica, o pai de Kambili é um benfeitor dos pobres e apoia o jornal mais progressista do país. Ao longo da história, a jovem ainda fica apaixonada por um padre que logo é obrigado a deixar a Nigéria, por falta de segurança e perspectiva. Enquanto conta a história da jovem, o romance também apresenta o retrato contundente e original da Nigéria atual, mostrando os remanescentes invasivos da colonização tanto no próprio país como no resto do continente.

Cinema na Fundação

A programação cultural continua no mesmo dia, às 18h, com a transformação da sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto em cinema. O Cine Fórum, organizado e mediado pelos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro, exibirá o filme "Cartas de Amor" (1984), promovendo um debate pós-filme sobre diversos aspectos, como roteiro, direção e atuações.

“Cartas de Amor" é um drama que retrata o momento em que Anna (Jamie Lee Curtis) estava arrumando os objetos pessoais de sua mãe, Maggie (Bonnie Bartlet) que acabara de falecer. Nesse processo, ela encontra cartas de amor endereçadas para um homem que não era o seu pai. A jovem fica perplexa ao descobrir que sua mãe mantinha um caso extraconjugal durante 15 anos e inicia uma investigação para descobrir mais detalhes da história. Nesse processo, ela começa a viver um romance com um homem casado, passando a questionar os próprios atos. Além da premiada Jamie Lee Curtis, o filme ainda conta com a participação de atores renomados em Hollywood     como Sally Kirkland, Bud Cort e James Keach.

Sarau Odilon

No último sábado de março (30/3), o Sarau Odilon terá como tema "Na minha pele – livros sobre vivência preta", no Centro Cultural Quintino Facci II, às 19h, com a participação especial de Silvia Helena Seixas e Dayo Poetise. O evento      conta com o apoio da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, da Secretaria de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto e COMDEPIR (Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial).

O objetivo do Sarau é realizar rodas de poema e de conversa, com apresentações artísticas, exposições, de forma a ser um tributo a Odilon Ramos de Oliveira, que viveu em Ribeirão Preto pouco tempo após o fim da escravidão no Brasil. Contrariando os paradigmas da época, foi dentista e professor universitário, deixando um legado de resistência para a família, que encontrou na arte uma forma de homenageá-lo.

Atividades exclusivas

Além dessas atividades abertas ao público, a Fundação também promoverá três eventos exclusivos para estudantes de Guará e São Joaquim da Barra em parceria com o Grupo Gorki e a Usina Alta Mogiana, como parte do projeto "Educando para o futuro".

O projeto visitará a escola Adelaide Garnica (Rua José Freitas Barbosa, 841, no Jardim Paulista), em Guará, às 10h, no dia 20 de março (quarta-feira). No dia 27 de março é a vez da escola Creso A. Filetti (Rua Azizi Salomão, 669), em São Joaquim da Barra, receber duas apresentações: às 10h e às 13h30. No dia seguinte e na mesma cidade, a trupe do Grupo Gorki se apresenta na escola Sylvio Torquato Junqueira (Rua Minas Gerais, 295), às 9h30.

SERVIÇO:

Sarau

Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr Carlos Roberto Caliento

Data e horário: 06/03 (quarta) | 20h

Local: sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)

Aberto e gratuito

Bate-papo e lançamento de livro

“Os desafios da produção de quadrinhos”, com Luana Cristini

Data e horário: 16/03 (sábado) | 15h

Local: sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)

Aberto e gratuito

Apresentação Teatral

Atividade em parceira com a Usina Alta Mogiana e Grupo Gorki

Data e horário: 20/03 (quarta-feira) | 10h

Local: Escola Adelaide Garnica (Rua José Freitas Barbosa, 841, no Jardim Paulista, em Guará)

Atividade exclusiva para os alunos

Clube do Livro

Debate sobre a obra “Hibisco Roxo”, de Chimamanda Ngozi Adichie

Data e horário: 23/03 (sábado) | 16h

Encontro on-line: plataforma Zoom (https://us02web.zoom.us/j/82249191930)

Aberto e gratuito

Cine Fórum

Exibição do filme “Cartas de Amor” (1984)

Data e horário: 23/03 (sábado) | 18h

Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)

Aberto e gratuito

Apresentação Teatral

Atividade em parceira com a Usina Alta Mogiana e Grupo Gorki

Data e horário: 27/03 (quarta-feira) | 10h e 13h30

Local: Escola Creso A. Filetti (Rua Azizi Salomão, 669, em São Joaquim da Barra)

Atividade exclusiva para os alunos

Apresentação Teatral

Atividade em parceira com a Usina Alta Mogiana e Grupo Gorki

Data e horário: 28/03 (quarta-feira) | 9h30

Local: Escola Sylvio Torquato Junqueira (Rua Minas Gerais, 295, em São Joaquim da Barra)

Atividade exclusiva para os alunos

Sarau Odilon

Com Silvia Helena Seixas e Dayo Poetise

Data e horário: 30/03 (sábado) | 19h

Local: Centro Cultural Quintino Facci II  (rua Ernesto Petersen, 36, Quintino Facci II)

Aberto e gratuito

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Comentários
Assista ao vídeo