Colaboradores - Tô Na Fama

ONG SOS Caramelo é destaque nos cuidados com cães e gatos de São Paulo

14 de Março de 2024

Embaixadora do projeto, Fernanda Pain destaca as principais conquistas e a importância da ONG para o bem-estar animal

Foto: Divulgação

O número de animais em situação de rua é bastante preocupante. Segundo a ‘OMS’, apenas no Brasil há a expectativa de aproximadamente 30 milhões de animais em situação de vulnerabilidade, sendo 20 milhões de cachorros e 10 milhões de gatos.

Considerado um problema de saúde pública, esse número poderia ser ainda maior se não fossem as ONGs e projetos sociais organizados por pessoas que querem ajudar e socorrer os animais abandonados. 

De acordo com o instituto ‘Pet Brasil’, em 2019, existiam cerca de 370 ONG’s registradas trabalhando no Brasil. Juntas, auxiliavam mais de 170 mil animais.

Uma dessas organizações não governamentais é a SOS Caramelo, que tem como embaixadora Fernanda Pain, e presidente Yone Costa, que com os demais apoiadores da causa socorrem pets abandonados, em situação de maus tratos, e os recuperam para que possam receber uma nova família.

Foto: Divulgação

A ONG trabalhava como associação de ONGs de bairro e no último ano viu a necessidade de ampliação de todo esse trabalho, criando assim a SOS Caramelo para focar na causa animal. Surgindo então para socorrer os pets abandonados, pets, vítimas de maus tratos e para o acolhimento das protetoras independentes. É por total amor a causa animal”, explica Fernanda.

Além do resgate aos pets mais necessitados, a ONG também realiza serviços na área da saúde como: castração, vacinação, alimentação e também a adoção. 

A maior conquista sempre é ver o momento em que o animalzinho é adotado! Para mim o trabalho todo que é feito até chegar ali, se resume no quanto se torna gratificante o momento em que ele está indo para seu novo lar, dormir em uma cama quentinha e para uma família que vai amá-lo muito”, diz Fernanda.

O desafio é fazer com que muitas pessoas que ainda não entenderam o enorme trabalho e dedicação que é preciso para chegar nisso tudo, comecem a olhar para a causa com mais sensibilidade e empatia, porque se cada um começar com um mínimo de ajuda que puder dar, logo teremos o muito sendo feito”, completa a defensora da causa animal.

Nascida no interior de Santa Catarina, Fernanda desde sempre foi apaixonada pelos animais. Ainda muito jovem passeava a cavalo com seu avô, o que a fez criar uma ótima memória afetiva do animal. Além disso, a embaixadora da ONG foi criada em sítio, rodeada dos mais diversos animais, como vaca, galinha, porcos e também os domesticados, como gatos e cachorros. Fernanda conta que sabe que seu propósito de vida é realmente ajudar os bichanos.

Acredito que tudo na vida tem um propósito, e se a minha vida foi movida pela paixão pelos animais e agora eu estudo medicina veterinária, eu também estou em busca do propósito, mas não para fazer algo pessoal meu, mas sim para ajudar os bichos, ajudar outras pessoas, que às vezes não tem condições de levar seus bichinhos de estimação ao veterinário. Pretendo não ter que trabalhar só para ganhar para mim, pretendo fazer algo que eu possa fazer gratuitamente para ajudar os bichos”, explica.

Comecei a faculdade de medicina veterinária para trabalhar na reabilitação dos animais. Às vezes resgatamos bichinhos que estão debilitados, machucados, e aí estou focando na reabilitação dos bichinhos. Claro, fazer muito mais que isso, a profissão de médica veterinária é muito amplo”, completa Fernanda.

Foto: Divulgação

Localizada em São Paulo, a ONG funciona através de doações. Qualquer pessoa pode ajudar com dinheiro ou com mão de obra para cuidar das centenas de gatinhos e cachorrinhos que estão sob os cuidados da SOS Caramelo.

Para doações para ONG você pode fazer através do telefone; (11) 984070801 , falar com Yone Costa, presidente da ONG, retiramos doações nos locais também. E temos o nosso Instagram que é @soscaramelosp”, informa Fernanda.

Além disso, fica o convite para acompanharem nosso trabalho pelo Instagram, postamos tudo lá! Nossas feiras! Nossos eventos! As adoções! E também dizer que estão todos convidados a visitar as feiras! Acompanhem nosso calendário. As portas estarão abertas quando desejarem”, finaliza a embaixadora da ONG.

Comentários
Assista ao vídeo