Cultura - Viagem

Show nas águas: competição de vela movimentou a Praia Brava neste final de semana

1 de Março de 2024

Cerca de 30 barcos participaram da 1ª etapa do maior circuito de regatas do Sul do país, realizado pela Marina Itajaí, neste sábado (24), o que deixou o cenário da Praia Brava ainda mais encantador, além de chamar atenção do público que passou pelo local

Quem esteve na Praia Brava neste sábado (24) teve o privilégio de assistir de camarote uma ‘corrida no mar’. A primeira etapa do Circuito de Regatas Marina Itajaí, maior do Sul do país, reuniu 30 veleiros e mais de 100 competidores. Ao longo do ano, devem ocorrer outras cinco etapas em Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú e Florianópolis.

“Estamos muito felizes. A primeira regata do circuito superou as expectativas. Foram 30 veleiros e mais de 100 pessoas envolvidas no evento. O dia estava lindo e também ajudou bastante. A ideia é que a cada etapa aumente o número de participantes e assim, contribua cada vez mais com o desenvolvimento da náutica e da cultura da vela na nossa região”, destaca o diretor da Marina Itajaí, Carlos Gayoso de Oliveira. 

A equipe XeqMat foi a primeira a concluir a Regata garantindo o prêmio Fita Azul. O percurso foi concluído em 59 minutos e 40 segundos. A chegada do veleiro foi festejada pelo público na Marina Itajaí, local onde a embarcação ancorou. A premiação das equipes foi realizada no complexo náutico.

“Me inscrevi de última hora e estava sem tripulação. Faltando poucos minutos para o início da prova, um amigo me apresentou um austríaco que está dando a volta ao mundo de carona apenas com a mochila nas costas e gostaria de me ajudar na prova já que eu estava sem equipe. Ele não falava nada em português e nem eu em alemão. Tentamos nos comunicar em inglês e no final deu tudo certo. O vento favoreceu, fizemos boas escolhas e estratégias e fomos recompensados completando a prova em primeiro lugar”, conta o capitão Roberto Sholl Bailly, do veleiro Xekmat. 

Para Bailly a experiência foi incrível e ele pretende continuar no circuito até o final. “O fato de ter chegado em primeiro lugar foi ótimo, mas o verdadeiro prêmio foi ter participado deste grande evento com equipes renomadas, além da troca de experiência com outros velejadores”, complementa. 

Já o paranaense Roberto Grupenmacher conta que é a primeira regata que participa em Itajaí com o veleiro Moleza, de 28 pés. “O nosso barco fica em Paranaguá (PR) e viemos velejando para participar do Circuito Marina Itajaí. Voltaremos para casa muito felizes com a conquista em uma das categorias e a ideia é trazer cada vez mais paranaenses para as regatas da marina”, destaca. 

Confira as equipes vencedoras de cada categoria: 

ORC: Itajaí Sailing Team

BRA-RGS: Tererê

RGS Cruzeiro: Chiara di Luna

Bico de Proa A: XeqMat

Bico de Proa B: Moleza

Calendário das próximas etapas do Circuito Marina Itajaí 2024:

15/06: 2ª Regata Cidade Itajaí por AKIBRA

17/08: Festival Náutico de Navegantes

13/10: Regata de Percurso

São Francisco do Sul (Capri) -> Marina Itajaí

Joinville (JIC) -> Marina Itajaí

Florianópolis (Iate Clube Veleiros da Ilha) -> Marina Itajaí 

19/10: 5ª Regata Marejada + Premiação do Circuito Marina Itajaí 2024 

Sobre a Marina Itajaí

Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Brazero Garcia, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. Foi a primeira marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015 e Bandeira Azul.

Mais informações: https://www.marinaitajai.com/

Comentários
Assista ao vídeo