Colaboradores - Tô Na Fama

Jon Roger Band: a banda virtual do Brasil

28 de Fevereiro de 2024
Foto: Divulgação

O conceito da Jon Roger Band foi inspirado no Gorillaz – Que contou com colaborações de diversos artistas convidados em suas músicas, sendo o criador do projeto o único músico permanente. Formada em 1998, a banda Gorillaz entrou para o Guinness World Records como a “Banda Virtual de Maior Sucesso”.

No nome, a Jon Roger Band reuniu novamente os protagonistas do Pink Floyd, que encerraram a colaboração em meados dos anos 80. O nome da banda evoca o que inspira os artistas: a paixão por suas influências, a energia que dá origem a algo novo, criado a partir das emoções e com o intuito também de inspirar.

A banda foi criada em 2023 e apresenta cinco membros em seu mundo digital: Jon (vocal e guitarra base), Roger (baixo), Rose (vocal e guitarra solo) e Sheila (bateria). Bryan é o intrépido roadie, o anjo da guarda da banda.

Jon: Vocal e Guitarra Base. Jon se formou em Cinema, seguindo os passos do pai. Ele é fã de Pink Floyd e Metallica, futebol e cerveja artesanal. Desde cedo, já demonstrava sua falta de boa memória e ritmo no violão, mas compensou com a força de suas poesias. Porém, só entrou na banda porque era o único da turma que tinha uma boa guitarra. Calmo na pressão e explosivo na paixão, Jon ganha a vida no cinema e vive pela música. O seu maior sonho era estar numa banda, esse mesmo que ele está vivendo hoje. 

Roger: Baixo. Roger vivia uma vida dupla, durante o dia ele era um exímio programador de uma empresa de software. De noite, escrevia apenas em quatro linhas, as do contrabaixo das bandas locais mais engajadas no ativismo político e social. O fã de Cliff (que Deus o tenha), Led Zeppelin, Rod Stewart e R.E.M., tecnologia e games, sempre teve uma intuição de que havia algo de errado com o que via e ouvia na mídia. O sentimento e a mensagem do rock, enfim, despertou ele. Logo, deixou sua carreira de programador, pintou o cabelo e foi convocado pela banda para substituir Liz, que a havia deixado ela para se dedicar a uma ONG de proteção animal. Com a entrada de Roger, a banda, que na sua fase de garagem se chamava Fleur-de-Liz, passou a ser conhecida como Jon Roger Band. Roger viaja levando seu sonho de compartilhar o rock, seu sentimento e mensagem, sobretudo para tocar aqueles que ainda estão adormecidos, os que ainda se ausentam da autoria da própria biografia.

Rose: Vocal e Guitarra Solo. Rose é uma flor de mulher, mas um leão na administração: Comunicativa, versátil e sociável – disputada a tapa. Porém, a fã de Coldplay e Lady Gaga, Candy Crush e amendoim, buscava uma melhor remuneração: Liberdade e realização na sua vida. Quando ela reencontrou Roger, seu grande crush de infância, descobriu um admirável mundo novo na energia da música e do amor. Ela colocou na parede pôster de Page, Slash e Gilmour e com foco e persistência iniciou um novo projeto: Ser a guitarrista da Jon Roger Band. Hoje, ela vive sua paixão pela música, encontrando liberdade e realização na estrada do rock.

Sheila: Baterista. Sheila se formou em estética, motivada pelo próprio espelho. Ela é fã de Red Hot, cinema, reality shows e chocolate. Libriana indecisa, já quis tocar piano, viola, pandeiro e reco-reco. No fim, desistiu da música e foi tocar bateria. Entrou na banda para ficar perto de Jon, espancando a batera ao som das histéricas “Jonettes”. Diplomática nas decisões e cabeçuda na pressão, Sheila vive o sonho, fazendo de sua vida uma bela canção.

Bryan: Roadie. Filho de músico, desde garoto Bryan era visto, com sua surrada camisa do Gorillaz, ajudando o pai a carregar instrumentos, montar o palco e as aparelhagens de som. Dono de um ouvido absoluto, logo já auxiliava em funções técnicas, como afinação dos instrumentos e operação da mesa de som. Após perder o pai para a bebida, o jovem fez shows em barzinhos na intenção de ajudar a mãe e conseguir estudar. Bryan, era tão fã do conceito da Jon Roger Band que trocava e-mails com o pai de Jon, que também produzia o grupo, para entender os detalhes de uma banda virtual e colaborativa e, claro, saber das últimas novidades. Quando Bryan soube que a Jon Roger faria um show na sua cidade, não teve dúvida: (Talvez através do pai de Jon) conseguiu não só assistir ao show como também ter acesso ao backstage. Bryan virou o centro das atenções, por sua história, conhecimento musical e, principalmente, por saber fatos sobre a banda que nem todos os músicos ali sabiam. Bryan aceitou o convite de Jon para acompanhar a banda no restante da turnê e, logo, já havia sido apelidado de “anjo da guarda” por Roger, virado amigo inseparável de Sheila, e o único que Rose deixava afinar sua guitarra. Bryan foi seguir o seu sonho, virou roadie da sua banda favorita, passou a enviar dinheiro para sua mãe, estudar música por EAD e a viver sua paixão pelo rock.

ROSES IN THE WINTER

Esse mês, a Jon Roger Band lançou “Roses in the Winter”, uma balada em inglês para os fãs apaixonados pelo rock romântico. Com letra e acordes poderosos, a Jon Roger demonstra que uma banda virtual pode expressar sentimentos muitos reais.   

ROSES IN THE WINTER

I’m not living a lie

I have feelings, too

I’m still in love

(But) also in love with you

The sun shines

In this winter, I’m alive

In my garden of thorns, darling

Red roses in my life

I found a reason for me

To find this warmth in you

To bloom roses in my dreams

‘Cause I see it in your eyes, too

What are we gonna do?

We don’t wanna hurt anyone

What are we gonna do?

We are the ones getting hurt

The sun shines

In this winter, I’m alive

Lord’s timing

What shall we fear?

I found a reason for me

To find this warmth in you

To bloom roses in my dreams

‘Cause I see it in your eyes, too

I found a reason for me

To find this warmth in you

To bloom roses in my dreams

‘Cause I see it in your eyes, too

O CANTOR DE ROSES IN THE WINTER

Lucas Poltronieri é músico natural do Rio de Janeiro, apresentando-se nas noites desde seus 17 anos, com repertório descontraído e encantador. O seu primeiro contato com a música foi aos 07 anos de idade, com o piano. Aos 10 anos, passou a tocar violão e, aos 14, além da guitarra também começou a cantar. Após sua primeira apresentação na escola, Lucas iniciou um relacionamento mais sério com a música. Formou a banda Spocks com os amigos e lançou um álbum autoral, que projetou Lucas para as apresentações em casas de shows, bares e restaurantes. As influências musicais também foram muito importantes em sua vida, moldando o músico de hoje: Dentre elas, estão Red Hot Chili Peppers, Green Day e Taking Back Sunday. Atualmente, Lucas está em processo da gravação de seu EP solo, que deve ser lançado em maio de 2024.

Ouça “Roses in the Winter” e saiba mais sobre a banda em jonrogerband.com

Comentários
Assista ao vídeo