Cultura - Teatro

A Bicicleta Mágica: Uma Jornada no Tempo

15 de Janeiro de 2024

Espetáculo ensina para a criança sobre a importância da ciência, da inovação e da perseverança 

Créditos: O Grupo

O grupo teatral Ciclistas Bonequeiros apresenta seu mais recente espetáculo infantil, "A Bicicleta Mágica", uma produção que promete encantar todas as idades. A peça, parte integrante do Projeto "Bike-teatro a arte está nos sentidos", é resultado da 38ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.

O espetáculo "A Bicicleta Mágica" faz novas apresentações em CEUs e parques de São Paulo, entre os dias 24 e 28 de janeiro (confira o serviço completo abaixo). Todas as sessões são gratuitas e contam com intérprete de libras.

A equipe é liderada por Gustavo Guimarães Gonçalves, responsável pela direção e dramaturgia do espetáculo. O elenco é composto por Bruna Burkert, Carolina Leiner, Guto Vieira, Thauana Garcia e Thiago Morrinho (que também assume a execução da trilha sonora ao vivo).

Sinopse

Em "A Bicicleta Mágica", somos levados à emocionante jornada de Ícaro, um jovem apaixonado por tecnologia, que enfrenta o desafio escolar de criar o melhor relatório sobre as férias para ganhar uma visita à renomada cientista Jaqueline Goes. A reviravolta acontece quando Ícaro descobre uma bicicleta mágica na casa do avô, capaz de viajar no tempo. Através dessa incrível bicicleta, Ícaro se depara com figuras históricas como Albert Einstein e Santos Dumont, aprendendo lições valiosas sobre ciência, inovação e perseverança.

Sobre o grupo

Celebrando 13 anos de atuação diversificada no mundo das artes cênicas, o Grupo Ciclistas Bonequeiros atinge seu auge com "A Bicicleta Mágica". O espetáculo representa uma síntese das experiências acumuladas, desde o teatro lambe-lambe intimista até o teatro de grande porte, marcando uma evolução notável na trajetória do grupo.

O grupo iniciou o projeto com apresentações de teatro lambe-lambe bilíngues, promovendo a inclusão e acessibilidade cultural em diversas Escolas Municipais de Educação Básica. A trilogia resultante, culminando em "A Bicicleta Mágica", é um testemunho da paixão dos integrantes pela arte teatral e sua busca incessante por novas formas de expressão.

"A Bicicleta Mágica" surge como o primeiro espetáculo teatral de grande porte do coletivo. Ele representa uma síntese de toda a experiência acumulada em anos de atuação no teatro de rua, na intervenção urbana e no teatro lambe-lambe. É uma celebração da jornada do grupo, trazendo para o palco em formato de arena uma fusão de estilos, técnicas e uma profunda paixão pela arte teatral. Com essa nova produção, os Ciclistas Bonequeiros não apenas solidificam seu legado no cenário cultural de São Paulo, mas também abre novos caminhos da própria pesquisa criativa.

Ficha técnica

Direção e Dramaturgia:  Gustavo Guimarães Gonçalves

Elenco: Bruna Burkert, Carolina Leiner, Guto Vieira, Thauana Garcia e Thiago Morrinho

Preparação de elenco: Diego Andrade

Trilha ao vivo: Thiago Morrinho

Adereços: Gardenia Sereia

Orientação de manipulação bonecos: Juliana Notari

Orientação na confecção de bonecos: Paula Galasso

Concepção Visual: O grupo

Confecção de Cenografia: Casa Malagueta

Figurinos: Christiane Galvan

Local das fotos: Centro Cultural Vila Itororó

Operação de som: Nivea Estevam

Intérprete de libras: Igor Brandão Calumbi

“Este projeto foi contemplado pela 38º Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura”

Serviço

A Bicicleta Mágica: Uma Jornada no Tempo

Ingressos: Grátis

Classificação: livre

Apresentações: 

CEU Alvarenga

Endereço: Estrada do Alvarenga, 3752, Balneário São Francisco, São Paulo

Quando: 24 de janeiro, às 10h

CEU Campo Limpo

Endereço: Av. Carlos Lacerda, 678 - Vila Pirajussara, São Paulo

Quando: 24 de janeiro, às 15h

Parque Raul Seixas

Endereço: R. Murmúrios da Tarde, 211 – COHAB 2 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo

Quando: 25 de janeiro, às 10h

Parque do Carmo

Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951, Itaquera, São Paulo

Quando: 25 de janeiro, às 15h

Parque Buenos Aires

Endereço: Av. Angélica, 1500 - Higienópolis, São Paulo, SP

Quando: 26 de janeiro, às 15h

Parque Aclimação

Endereço: Rua Muniz de Sousa, 1.119, Aclimação, São Paulo

Quando: 27 de janeiro, às 15h 

Parque Alfredo Volpi

Endereço: Rua Engenheiro Oscar Americano, 480, Cidade Jardim, São Paulo

Quando: 28 de janeiro, às 10h 

Comentários
Assista ao vídeo