Business -

Cinco dicas para aumentar a segurança no transporte de cargas

30 de Novembro de 2023
Foto gerada por IA

A segurança no transporte de cargas é uma questão crucial para empresas que atuam no setor logístico. Afinal, a entrega de mercadorias pelas estradas pode ser repleta de riscos e perigos - e isso não é novidade para ninguém. Por isso, muitos profissionais buscam constantemente novas formas de aumentar a segurança em suas atividades.

Se você também deseja conhecer mais sobre o assunto, continue lendo e confira as dicas selecionadas para ficar por dentro dos principais aspectos da segurança no transporte.

Os principais perigos no transporte de cargas

Quando se elabora um plano de gestão de riscos, deve-se levar em consideração os possíveis perigos em todas as etapas da logística. Isso inclui também o momento em que as cargas estão sendo transportadas pelas estradas. Existem diversos riscos relacionados a esse momento da cadeia, e alguns são bastante conhecidos. Confira os principais.

Qualidade das estradas

A precariedade na infraestrutura é realidade em muitas rodovias brasileiras. Seja pela falta de sinalização, buracos no asfalto ou  má conservação, esses fatores podem se tornar grandes vilões para os motoristas, prejudicando no tempo de entrega,  na preservação do veículo e segurança.

Roubos de cargas

Outro fator que representa um grande perigo para o transporte e logística de cargas no Brasil é o grande número de roubos. Segundo a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em 2022 foram registradas 13.089 ocorrências do tipo. O impacto financeiro desses crimes impressiona: um prejuízo de R$ 1,2 bilhão.

Paradas precárias para abastecimento e descanso

Se as estradas são problemáticas, os locais utilizados pelos motoristas para descansar e abastecer muitas vezes também são. Além da pouca quantidade, muitos desses estabelecimentos não contam com as condições necessárias para garantir a segurança dos caminhões e de seus tripulantes.

Acidentes de trânsito

Por diversos motivos, como a já citada precariedade das rodovias, bem como o excesso de velocidade e imprudências ao volante podem causar sérios acidentes de trânsito. Quando este cenário é aplicado ao transporte de cargas, o impacto é ainda maior.

Foto gerada por IA

Dicas para aumentar a segurança no transporte de cargas

A segurança na logística é uma responsabilidade compartilhada por todos que atuam na área. Conheça a seguir algumas dicas importantes para que você também possa incrementar a segurança em seus transportes de cargas.

1. Estabeleça uma gestão de riscos

Já mencionamos este ponto no início do texto, e ele é de fato uma dica importante para a segurança no transporte. O plano da gestão de risco é uma forma de mapear e se antecipar aos eventuais problemas que podem aparecer ao longo da cadeia logística, incluindo o momento do transporte em si.

Compreender os possíveis riscos e ter um plano de contenção em mãos é a melhor forma de se prevenir contra problemas, bem como atuar de forma rápida e eficiente caso eles aconteçam.

2. Realize treinamentos periodicamente com os motoristas

Contar com condutores experientes e capacitados é fundamental para a segurança nas estradas - seja das pessoas, do veículo ou da carga em si. Apesar de muitas empresas confiarem no background conhecimento de seus motoristas, é sempre válido e importante realizar capacitações periódicas para que eles possam se aperfeiçoar e se atualizar acerca das melhores práticas. Cursos como direção defensiva, primeiros socorros, legislação no trânsito e prevenção de acidentes são excelentes opções.

Os treinamentos também são excelentes para sensibilizar os motoristas sobre a importância de ter cuidado na estrada. É natural que alguns deles entrem em um tipo de “modo automático”, adquirindo vícios de direção e afrouxando a atenção aos perigos. Outro aspecto importante é consultar sua equipe de condutores para entender o que eles precisam ou desejam aprender.

3. Faça manutenções e revisões preventivas

A única forma de garantir o bom estado de sua frota pesada é realizar manutenções e revisões preventivas. Para tanto, é necessário compreender a realidade de seus veículos para estabelecer a periodicidade ideal. Com este procedimento, você é capaz de identificar e solucionar problemas antes que eles possam prejudicar a segurança no transporte de cargas, evitando falhas e acidentes.

4. Comunicação em tempo real nos transportes

Garantir que a comunicação seja realizada em tempo real é essencial para garantir um transporte de cargas seguro. Toda a cadeia deve ser capaz de se comunicar de forma eficiente, de motoristas a despachantes embarcadores, passando por gestores e auxiliares.

Isso garante que qualquer acontecimento, como mudança de rota, variações climáticas e demais riscos para o frete sejam compartilhados de modo a garantir a ciência de todos os envolvidos - e assim tomar as decisões necessárias.

5. Práticas contra roubo de cargas

A tecnologia pode e deve ser utilizada para garantir a segurança no transporte de cargas. Ferramentas de rastreamento, escoltas armadas e monitoramento em tempo real são ótimas opções para mitigar riscos e garantir uma viagem mais segura.

Com essas práticas, o motorista passa a ser capaz de agir em suspeitas de roubos, antecipando-se a qualquer perigo ao comunicar-se com a polícia e a empresa. Trata-se de um investimento capaz de evitar prejuízos e garantir a segurança de pessoas e produtos.

Comentários
Assista ao vídeo