Business -

Com 71,8 milhões de brasileiros negativados, planejamento para o final de ano se torna essencial

9 de Novembro de 2023

Especialista ressalta que o  cenário ainda é instável, sendo necessário utilizar estratégias que auxiliem no controle financeiro

Foto: Divulgação/ Freepik

O ano de 2023 está chegando ao fim e junto a ele diversas despesas que exigem planejamento financeiro dos brasileiros, como férias escolares, confraternizações, presentes e viagens. Medida essencial, já que de acordo com o Mapa de Inadimplência do Serasa, em setembro, cerca de 71,8 milhões de brasileiros estavam inadimplentes, um aumento de 83 mil pessoas em relação ao mês de agosto.

No total, são 270 milhões de contas em atraso, um dividendo no valor de R$366,8 bilhões. Para que isso não ocorra com mais brasileiros é necessário recorrer a estratégias que auxiliem no controle financeiro. Para Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor da Multimarcas Consórcios: “A instabilidade econômica do país é o agente dificultador de um padrão de vida financeira saudável para o cidadão comum. A alta inadimplência deve-se à situação dos salários baixos e desemprego elevado. É necessário que a educação financeira seja mais incentivada em nossa sociedade”. 

O planejamento das despesas de fim de ano é essencial para manter o equilíbrio financeiro e desfrutar das festas de maneira responsável e satisfatória, evitando o endividamento, estresse e expectativas financeiras inatingíveis, o que pode levar a frustrações. Com isso, o especialista separou cinco dicas para se organizar financeiramente e não entrar no vermelho nessas épocas do ano: 

Analise suas finanças: Muitos brasileiros possuem o hábito de fazer rodízio de contas, ou seja, escolher qual dívida irá pagar no mês, o que acaba comprometendo o orçamento a longo prazo. Para que isso não ocorra é necessário mapear a renda total e organizar as despesas fixas e variáveis, dívidas e pagamentos. A análise inicial faz com que o consumidor visualize o panorama da sua realidade financeira.

Planeje suas despesas: Com o orçamento mapeado, o próximo passo é inserir em seu planejamento regras que ajudem a manter a organização. Uma delas é a 50, 30, 20, sendo 50% para gastos fixos, 30% gastos variáveis e 20% investimentos ou fundo de reserva, que visa priorizar as despesas mais importantes. 

Faça uma reserva de emergência: Criar a reserva emergencial é fundamental para uma vida financeira equilibrada. A economia fornece tranquilidade psicológica, pois funciona como um seguro que pode ser utilizado para cobrir despesas inesperadas, principalmente em épocas de grandes gastos. 

Evite parcelamentos: O uso do cartão de crédito é um meio de pagamento, frequentemente utilizado pelos brasileiros, no entanto este deve ser usado com cautela para que o acúmulo de parcelas não pesem o valor da fatura. Diante disso, é preferível que o consumidor realize compras à vista como uma forma de manter o orçamento organizado e evitar possíveis problemas no futuro. 

Estabeleça metas: O estabelecimento de metas e objetivos ajudam a manter o planejamento financeiro anual ativo. Além disso, auxiliam no cotidiano e fazem com que o consumidor não realize gastos por impulsos.

Com um planejamento financeiro, é possível aproveitar com tranquilidade o fim de ano. Festas, viagens e compras, poderão fazer parte do orçamento do consumidor desde que este seja seguido à risca para que assim inicie um novo ano sem dívidas”, finaliza o especialista.

Comentários
Assista ao vídeo