Balanço positivo impulsiona o crescimento do setor para o segundo semestre
ABF Franchising Expo 2023 |
Divulgação Lucky Assessoria |
Com o encerramento da ABF Franchising Expo 2023, as apostas em novos negócios foram ascendentes. O evento contou com mais de 400 marcas expositoras, que obtiveram, em sua maioria, um balanço positivo que corrobora com o bom momento vivido pelo franchising brasileiro. A projeção para o segundo semestre é positiva, uma vez que o setor já conta com uma receita de R$50,854 bilhões apenas no primeiro semestre.
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), alguns setores têm se destacado desde o primeiro trimestre do ano. Saúde, beleza e bem-estar, por exemplo, teve um crescimento de 27%, dado que se comprova na atuação de marcas como a Unhas Cariocas. A maior rede de esmalterias do mundo fez sua inauguração na ABF Franchising Expo, e revelou um aumento de 49,18% no faturamento em comparação ao primeiro semestre de 2022 e de 53,33% no número de atendimentos, em relação ao mesmo período. Empreendimentos focados no setor de saúde, como a Acuidar, franqueadora de cuidadores, do mesmo modo, tiveram saldo positivo no período. A marca inaugurou 29 novas unidades no período, totalizando 91 franquias, além de alcançar mais de R$36 milhões de receita.
O setor de moda teve um aumento expressivo em suas atuações, com uma progressão de 15%. Novos estilos de negócio no setor se destacaram, a exemplo da Arena Baby, a primeira franquia de brechó e outlet infantil do Brasil. Seus números aumentaram em 155 % em relação ao 1º trimestre de 2022, com faturamento superior a R$2 milhões. Em relação ao número de unidades, a quantidade vendida no primeiro trimestre de 2023 apresentou um crescimento de 400% em relação ao ano anterior. A projeção para o segundo semestre é de alcançar uma receita de R$30 milhões, além da venda de mais 60 unidades, totalizando 120.
Um dos setores que teve o crescimento mais elevado no franchising, foi o de alimentação (food service), cujos números aumentaram em 21,2%. O Zé Coxinha, primeira franquia de salgados na caixinha, se destacou no meio. Com mais de 25 unidades no país, a rede cresceu sua receita em 9,7%, comparando o primeiro semestre de 2023 a 2022. A franqueadora inaugurou 16 lojas e apresentou um crescimento na expansão de 70%.
Além dos setores evidenciados, empreendimentos de outras áreas também se evidenciaram no franchising nacional. A Sonhagro, por exemplo, aumentou em 20,45% o faturamento, comparado ao primeiro semestre de 2022, totalizando uma receita superior a R$527 mil em 2023. O crescimento do número de unidades chegou a 23%, totalizando 53 atualmente.
Com progressões positivas nos números dos diversos setores, a expectativa é que o faturamento das franquias se mantenha elevado nos próximos meses. Além do aumento nos números de unidades, o faturamento dos empreendimentos citados promete movimentar o cenário econômico nacional.