Com direção de Pedro Garrafa, o espetáculo tem como personagem a Dra. Laura, a divertida terapeuta da bem-sucedida Fale Mais Sobre Isso. Apesar de trazer a mesma personagem, as duas peças têm independência dramatúrgica, e podem ser apreciadas separadamente
Créditos: João Neto |
Depois do enorme sucesso feito pela comédia Fale Mais Sobre Isso, vista por mais de 25 mil pessoas, Flávia Garrafa volta aos palcos na pele da mesma personagem em Faça Mais Sobre Isso. O solo, dirigido por Pedro Garrafa, estreia no dia 10 de junho no Teatro Renaissance, onde segue em cartaz até 29 de julho, com apresentações aos sábados, às 21h30.
Quase como uma sequência do sucesso anterior, a peça traz em seu nome uma alusão a uma nova etapa de um tratamento psicológico. “Porque depois de olhar para dentro, identificar o que está incomodando e FALAR (como dizia a primeira peça), é hora de FAZER alguma coisa sobre isso. Só que entre o falar e o fazer o caminho é longo, cheio de ladeiras e curvas, mas pode ser extremamente divertido”, explica a atriz e idealizadora da montagem.
O espetáculo é uma comédia reflexiva sobre o comportamento humano. Pode-se dizer que é sobre terapia, sobre relacionamentos interpessoais e até que é uma peça que aborda alguns aspectos sobre a ação que vem depois (ou deveria vir depois) do desejo de agir. “Preferimos generalizar para que o espectador entenda que o ‘fazer’, o ‘não fazer’, o ‘dizer que vai fazer’ ou até o ‘achar que está fazendo’ são parte da nossa existência. São temáticas nem sempre fáceis de se encarar, mas a arte e o humor estão aí para nos ajudar”, complementa.
Na trama, Dra. Laura é uma terapeuta empenhada e apaixonada por sua profissão e, ao mesmo tempo, sobrecarregada como a maioria das mulheres. Agora ela atende novos pacientes e se depara com novas questões dentro de si. Afinal, terapeutas não são Deuses e é sempre bom, divertido e esclarecedor mostrar seu lado "B" ou melhor, seu lado de "pessoa física".
“Em Faça mais sobre isso, o foco é o FAZER, mas a discussão nos leva a rir e chorar na hora de mensurar se devemos seguir fazendo, fazer diferente, não fazer ou simplesmente contemplar o caos e deixar que a vida faça a parte dela”, brinca Flávia.
Sobre Flávia Garrafa
Formada em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Flávia Garrafa estudou artes cênicas no teatro escola Célia Helena e no The Lee Strasberg Theatre Institute – New York. Atriz, diretora e dramaturga, ela participou de novelas na Rede Globo, séries para diferentes canais brasileiros, quatro longas-metragens no cinema e mais de 25 peças de sucesso na capital paulista. Com mais de 25 anos de experiência no ensino de teatro para jovens, Flávia se tornou uma referência neste ramo de atividade, unindo a psicologia à arte.
Entres seus principais trabalhos na TV e no cinema se destacam: as novelas “Espelho da Vida” (2018/19), “Morde e Assopra” (2011) e “Amor Eterno Amor” (2012); os longas-metragens “O Candidato Honesto 1 e 2” (2014/ 2018), “Tudo Por um POP Star” (2018), “Diárias de Intercâmbio” (2020) e “Pai em Dobro (2020); e as séries “Surtadas na Yoga” (GNT 2013 e 2014) e “Tô de Graça” (Multishow 2017).
No teatro, Garrafa destacou-se por atuar em “TOC TOC”, de Laurent Baffie, com direção de Alexandre Reinecke; “Paulo Francis Está Morto”, de Paulo Coronato, com direção de Denise Weinberg; “Assim com Rose”, contos de Mário de Andrade adaptados por Mario Vianna, com direção Jairo Mattos; “Arsênico e Alfazema”, de Joseph Kesselring, com direção de Alexandre Reinecke; “Caras e Bocas”, com texto e direção de Angela Dip; “A Gata Borralheira”, de Toni Brandão, com direção de Débora Dubois; “Há um Incêndio sob a Chuva Rala”, de Vera Karam, com direção de Ary França; “Guerra Na Casa Do João”, de Toni Brandão e Débora Dubois; “Grogue”, de Toni Brandão, com direção de Débora Dubois, pelo qual foi indicada como melhor Atriz no Prêmio Coca Cola de Teatro Jovem; e “Cuidado: Garoto Apaixonado”, de Toni Brandão, com direção de Débora Dubois, pelo qual foi indicada ao prêmio Mambembe e ao Prêmio APETESP de melhor atriz coadjuvante, em 1998.
Sobre Pedro Garrafa
Pedro Garrafa é ator, dramaturgo, roteirista, diretor e professor de teatro. Cursou Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP de 1999 a 2003. Ganhador do Prêmio São Paulo (FEMSA) de Teatro Infantil e Juvenil como melhores texto e espetáculo jovem de 2015, por “O Alvo”, e do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte de melhor espetáculo jovem de 2019 por “Nomo”, ambos grandes sucessos de público e crítica.
Pedro ainda assinou nos últimos anos, texto e direção de outros espetáculos como: “Espartanos” (2016), “O Alvo – Hateclub” (parte 2 em 2016), “O Que a Dorothy Quer” (2015), “Nem Sonhando” (2012), “Enquanto o Mundo Explode” (2010) e “Oito a Zero, Os Futebóis do País” (2008). Como diretor, junto ao também diretor e autor Willians Mezzacapa, estreou em 2022 o espetáculo infantil “Mundo Cão”, além da direção do espetáculo “Fale Mais Sobre Isso” (2015), de Flávia Garrafa, considerado a melhor comédia de 2015 na escolha do público pela Folha de S.Paulo.
Já montagens como o clássico “As Três Irmãs” (2010), da Cia dos Desejos; “Desvio” (2011), de Juliana Gonçalves; e “Aqui Aconteço” (2008), solo de Suia Legaspe sobre a obra poética de Orides Fontela, também se destacam entre as suas direções.
Sinopse
Faça Mais Sobre isso é uma comédia reflexiva sobre o comportamento humano. Dra. Laura é uma terapeuta empenhada e apaixonada por sua profissão e, ao mesmo tempo, sobrecarregada como a maioria das mulheres. Agora ela atende novos pacientes e se depara com novas questões dentro de si. Afinal, terapeutas não são Deuses e é sempre bom, divertido e esclarecedor mostrar seu lado "B" ou melhor, seu lado de "pessoa física".
Ficha Técnica
Texto: Flávia Garrafa
Com: Flávia Garrafa
Direção: Pedro Garrafa
Assistência de Direção: Rafael Cabral
Cenário e figurino: Paula Di Paoli
Costureira: Daniela Leoz
Direção de Produção
Fernanda Bianco, Guilherme Maturo, Renata Nastari - Elemento Cultural
Visagismo: Dennis Ruiz
Operador de Som: Lucas Moreira
Desenho e operador de Luz: Gabriel Greghi
Trilha Sonora: Diego Trindade
Assistente de Cenografia: Priscila
Contra-Regra: Danilo Ardel
Produtora de Cenografia: Bia Mendes
Cenotécnico: Wagner José de Almeida
Aderecista: Edu Fraga
Serralheiro: Josivan Alves de Moura & Kalango
Técnico de Montagem: Vinícius Lopes
Arte Gráfica: Marcus Braz
Assistente de Produção: Débora Nebuloni
Comunicação Visual & Marketing Digital: Agência Elemento Cultural
Serviço
Faça Mais Sobre Isso, de Flávia Garrafa
Temporada: 10 de junho a 29 de julho, aos sábados, às 21h30
Teatro Renaissance – Alameda Santos, 2233, Jardim Paulista
Ingressos: R$ 100 (inteira) e R$50 (meia-entrada)
Vendas online em teatrorenaissance.com.br/
Bilheteria (sem cobrança de taxa): às sextas, aos sábados e aos domingo, das 14h até o início do espetáculo.
Telefone: (11) 3069-2286
Gênero: Comédia
Classificação: 12 anos
Duração: 70 minutos
Capacidade: 440 lugares
Acessibilidade: teatro acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida