Cultura - Cinema

Lançamento do filme Encontros, Sonhos e Realizações no Sesc terá bate-papo com cineastas

10 de Janeiro de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o objetivo de discutir o cinema nacional contemporâneo, a Mostra Cine Brasil Cidadania segue às quintas, sempre 19h30, na sala 1 do Sesc Santos, até dia 23 de janeiro. Na quinta-feira, dia 16, haverá o lançamento do filme “Encontros, Sonhos e Realizações”, de Eliza Capai e Patrick Vanier, que baterão um papo com o público logo após a sessão. A mediação será do cinéfilo e artista plástico Waldemar Lopes. A entrada é franca. O projeto é realizado pelo CineZen em parceria com o Sesc.

Sobre o filme e os cineastas:

"Encontro, Sonhos e Realizações" é um filme da brasileira Eliza Capai e do francês Patrick Vanier que conta a jornada dos participantes do projeto Guerreiros Sem Armas junto a comunidades da Baixada Santista. Neste programa de formação vivencial do Instituto Elos, os jovens são convidados a exercitar a melhor versão de si mesmos e utilizar a Filosofia Elos para mobilizar pessoas a realizarem juntas um sonho comum. No Guerreiros Sem Armas, há um caminho a ser trilhado, mas ninguém conhece o destino final. O documentário é surpreendente e recheado de emoções e tem imagens da edição 2012, que reuniu 59 jovens de 19 países e contou com a parceria do Morro Santa Maria e Vila São Bento, em Santos, e Aldeia, no Guarujá.

Eliza Capai é jornalista formada pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Desde 2001 atua como videomaker, repórter, câmera e editora - em reportagens e documentários relacionados a cultura, natureza e sociedade. Em 2010 viajou por sete meses pela África realizando um quadro para o programa Saia Justa do GNT a partir de Marrocos, Cabo Verde, Mali, Etiópia e África do Sul. Em 2008, viajou do Panamá aos Estados Unidos produzindo uma série de reportagens sobre migração de mulheres para a Revista Fórum. Em paralelo realizou o quadro Central das Artes (sobre cultura centro americana) para a Televisão América Latina, TAL e o quadro Saia por Aí para o programa Saia Justa/GNT. Foi correspondente internacional de vários veículos de imprensa. Já dirigiu e editou diversos documentários independentes, tendo complementado sua formação neste campo na Escuela de Documentalistas e no Centro Cultural Rojas, em Buenos Aires, no ano de 2006.

Patrick Vanier (40 anos). Videojornalista e documentarista francês, Patrick mora na América Latina há 11 anos (Guatemala, Bolívia e agora Brasil). Seu trabalho se dedica muito à questão indígena e à cultura dos povos ameaçados.

A mediação será do cinéfilo, artista plástico, crítico de cinema Waldemar Lopes, que anualmente faz a tradicional Palestra do Oscar, em Santos.

Serviço:

Mostra Cine Brasil Cidadania
Lançamento do filme Encontros, Sonhos e Realizações + bate-papo com os diretores Eliza Capai (Brasil) e Patrick Vanier (França)
Mediação: Waldemar Lopes
Quinta, 16 de janeiro de 2014, 19h30
Sala 1 do Sesc Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida (primeiro andar, subindo as escadas ou o elevador)
Entrada franca
 

A Mostra será encerrada dia 23 com o filme:

23/01 – 19h30 
“Os Melhores Anos de Nossas Vidas” 
(2003), seguido de bate-papo com a diretora Andrea Pasquini; mediação de Raquel Pellegrini.
Duração do filme: 65 minutos. 
Sinopse: Por meio de depoimentos, remonta a vida no Sanatório Santo Ângelo, em Mogi das Cruzes (SP). São diversas memórias de pessoas que enfrentaram o isolamento por causa do preconceito. Filme não teve exibição no circuito, em Santos. Recebeu diversos prêmios, inclusive no É Tudo Verdade, principal festival de documentários do país.

Andrea Pasquini é cineasta e há 18 anos dirige e produz filmes, programas de TV e publicidade. Realizou entre outros, o premiado curta-metragem “A História Real” (2001) e os documentários “Os Melhores Anos de Nossas Vidas” (premiado no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, 2003), “Sempre no Meu Coração” (premiado pelo concurso DocTV de 2006), “Fiel” (finalista no Prêmio Sesi Cinema de 2009) e “Homem Centenário” (2010). Prepara o documentário “Notas sobre o Tempo” – uma reflexão sobre a passagem do tempo a partir das histórias dos integrantes do Angra, a banda de heavy metal mais importante do Brasil.

Comentários
Assista ao vídeo