Especialistas afirmam que o material pode virar uma tendência
O mercado da construção civil vem buscando expandir seus horizontes nos últimos anos, agregando novos materiais e técnicas construtivas. A madeira engenheirada, fabricada a partir de pinus ou eucalipto obtidos de florestas que passam por tratamentos e processos que agregam qualidade e homogeneidade, está aos poucos ganhando mais espaço entre os brasileiros.
Diferente de outros materiais, a madeira é renovável e consegue captar carbono da atmosfera, auxiliando na redução do efeito estufa. O material é uma alternativa viável, sustentável e econômica para o mercado da construção civil no Brasil.
As construções que usam madeira engenheirada são mais limpas, rápidas, leves e sustentáveis. Segundo a especialista Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia, maior empresa de overlays da América Latina, a sustentabilidade na construção civil é necessária e deverá ganhar cada vez mais espaço nos canteiros de obra.
“As evoluções tecnológicas mescladas com sustentabilidade são o futuro do ramo, sendo necessárias para equilibrar os ambientes modernos em que vivemos, em conjunto com as necessidades sustentáveis atuais”, afirma a executiva.
Em outros países a prática já existe, como na Suécia que 99% do mercado residencial é de construções com madeira e nos EUA, 80%. No Brasil, a madeira engenheirada já está presente. A HTB Engenharia e Construção é a pioneira do projeto no país com um empreendimento corporativo de multipavimentos. A tecnologia também já está presente na ala do Shopping Iguatemi Fortaleza (CE), no Residência Estudantil Fundação Bradesco, em Canuanã (TO), e na loja Dengo de chocolates (SP).
“A construção em madeira é um novo mercado com sustentabilidade e aumento da produtividade do setor, sendo um processo industrializado, dentro de normas técnicas. Estas práticas equilibram os ambientes modernos em que vivemos com as necessidades ecológicas atuais”, finaliza Fasolari.