![]() |
Pucón, cidade localizada ao sul do Chile, é cercada por lagos, vulcões e bosques, que proporciona aos visitantes descanso, contato com a natureza e esportes de aventura. O Hotel Antumalal foi construído pelo jovem casal checo, Guillermo e Catalina Pollak, que chegara ao Chile em 1938. Encantados com a beleza de Pucón, iniciaram a sua aventura com a administração do Hotel Playa, conseguindo posteriormente a concessão do ski lodge, localizado no vulcão de Villarrica. Dez anos mais tarde, seus esforços foram interrompidos quando o hotel se incendiou e a erupção do Vulcão Villarrica destruiu o lodge.
O terreno onde o Hotel seria construído já tinha sido comprado, mas o povoado da região dizia ser uma terra de pouco valor devido ao solo árido, rochoso e carente da boa vegetação necessária para a criação de ovelhas. O hotel iniciou-se com um salão de chá às margens do lago, onde Catalina Pollak e sua mãe, Davita, utilizando-se da tradição culinária de sua terra distante, conquistaram uma crescente clientela. Os turistas viajavam de barco para provar as deliciosas tortas. Posteriormente, em homenagem ao extraordinário por do sol, o casal batizou o hotel de Antumalal, que em Mapudungun (língua nativa do povo Mapuche) significa “Corais de Sol”.
![]() |
Em certa ocasião, o então presidente do Chile, Gabriel Gonzalez Videla, acompanhado por seus assessores, chegou de barco ao salão de chá. Guillermo aproveitou a chance de realizar seu sonho e pediu ao presidente um empréstimo para construir um projeto arquitetônico que traria orgulho ao Chile. O presidente, impressionado com o projeto, ajudou Guillermo a obter o seu primeiro empréstimo, sendo o primeiro passo para a construção. Em seis décadas, muitas personalidades se hospedaram no Hotel, como a Rainha Elizabeth da Inglaterra, Neil Amstrong, James Stewart, Adlai Stevenson, Barry Goldwater e Emma Thompson.
Os quartos principais possuem janelas que oferecem vista panorâmica para o lago e para o bosque Villarrica. O hotel possui móveis de madeira nativa, paredes revestidas de araucárias, carpete branco e tapetes de pele de cabra. Lareiras também fazem parte da decoração, o que dá um ar acolhedor ao hotel. O Antumalal está localizado no centro do bosque do hotel, voltado para o lago e envolto por hectares de jardins próprios, cascatas e rochas vulcânicas. Ele foi criado há 60 anos e suas cores e clima mudam no decorrer do ano juntamente com as estações.
![]() |
Relaxamento no Spa Antumaco
Depois das atividades na neve ou caminhadas, nada melhor do que relaxar. Envolto por uma paisagem singular, o Spa Antumaco oferece aos visitantes a oportunidade de relaxamento e revitalização. Esculpido com pedras naturais, o espaço conta com painéis de vidro que se estendem do teto ao chão, separando a piscina aquecida em duas partes, interna e externa. O spa reserva ainda uma espaçosa sauna com vista para o lago, jacuzzi e chuveiros ao ar-livre estrategicamente situados para privilegiar a vista. Submerso nas águas aquecidas da piscina de hidromassagem, a palavra Antumaco, que quer dizer “O Lugar de Sol e Água”, realmente prova o seu significado ao hóspede. Entre seus serviços, destacam-se a massagem profunda com relaxamento, a massagem holístico (Polarity) e a terapia CraneoSacral.
![]() |
Restaurante Antumalal
Desde 1950, o Restaurante Antumalal tem sido uma referência em Pucón, com sua atmosfera romântica para as refeições gourmet e drinks relaxantes durante o por do sol. Ele oferece para hóspedes e demais turistas da região pratos refinados preparados com ingredientes locais, que incluem produtos orgânicos cultivados e colhidos diariamente nas hortas e estufas do Hotel. Os interessados na culinária local podem conhecer o povo mapuche e produtos da região durante uma visita à Aldeia Cultural de Currarehue, centro aborígene e sede da Cocina Mapu Iyagl Mapuche, escola de culinária liderada pela chef Anita Epulef. Lá, os participantes podem aprender a cozinhar sopas, utilizar pinhões, preparar caldos com farinha tostada e demais especialidades da região.