De cadeira gamer aos melhores celulares, confira o Top 5 dos produtos mais vendidos em 2022 no e-commerce brasileiro.
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Se tem uma coisa que a maioria das pessoas sonham em ter, é seu próprio negócio. E fica melhor ainda se for pela internet.
De acordo com o site da Neotrust, organização responsável por monitorar mais de 85% do e-commerce nacional, só no segundo trimestre de 2022, o mercado online brasileito faturou R$38,4 bilhões. Uma cifra de deixar qualquer pessoa de queixo caído, mas por incrível que pareça, esse número representa uma queda em relação ao mesmo período do ano anterior.
Paulina Dias, Head de Inteligência da Neotrust argumentou que “o que pode explicar esse declínio é a diminuição do poder de compra dos consumidores devido ao cenário econômico desfavorável”.
Dentre os produtos mais procurados e vendidos, destaca-se um crescimento notável no segmento Pet Shop, e também na categoria dos remédios:“remédios têm sido cada vez mais procurados online. Em janeiro de 2022, as vendas de remédios tiveram (sic) faturamento de R$ 171,7 milhões — 91% a mais do que os R$ 90,1 milhões de janeiro de 2021 (que já haviam superado em 107% os R$ 43,6 milhões de janeiro de 2020)”.
Mas, apesar do contínuo crescimento desses dois ramos, o que chama a atenção mesmo, são cinco produtos (não se esperava por isso) que foram campeões disparados de vendas pela internet neste ano, e que configuram nossa lista dos Top 5 deste artigo. Portanto, se alguém quer ter o sonho de ter seu próprio negócio online, precisa considerar ter um deles (ou todos eles) em seu portfólio de vendas:
Segundo matéria divulgada no site E-Commerce Brasil, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial das compras online. Para Giuliano Gonçalves, editor do portal, “a pandemia foi um combustível para o crescimento das vendas online. No Brasil, porém, esse aumento foi ainda mais significativo. Afinal, segundo um levantamento da CupomValido, o país lidera o ranking de crescimento das vendas online, com 22,2% no ano de 2022. Além disso, estima-se um crescimento das compras online de 20,73% ao ano, entre 2022 e 2025.”
A LOGÍSTICA TAMBÉM CRESCE
Mas, se as vendas pela internet cresceram tanto assim, outra empresa também se viu obrigada a investir no seu crescimento: Os Correios.
Ainda segundo o portal E-Commerce Brasil, a pandemia de coronavírus elevou o fluxo dos Correios em 25% até junho de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019. Segundo a empresa, a demanda do e-commerce foi o principal fator de estímulo para a alta do serviço postal.
Mesmo com o afastamento de profissionais, a estatal manteve o funcionamento das agências e diz que a eficácia das entregas no país foi superior a 90%. O serviço foi um dos considerados essenciais na crise da Covid-19.
Para suprir a nova demanda, os Correios contrataram mão de obra terceirizada, autorizada a realizar horas extras e mutirões de fim de semana. “Foram alocadas linhas adicionais de transporte de carga e adotado tratamento especial para encomendas de transações eletrônicas”, informou a empresa, na época.
De acordo com Dinalva Fernandes, também jornalista do portal E-Commerce Brasil, “de modo geral, no Brasil, as vendas por canais digitais passaram de 3 milhões de pedidos por semana, no início de fevereiro, para mais de 3,6 milhões na primeira semana de julho, segundo a Ebit|Nielsen. No início de maio, os pedidos ultrapassaram 4,5 milhões por semana.”
Diante de tantos dados e informações, não restam dúvidas que empreender na internet é o caminho mais plausível para quem quer ter o próprio negócio. E claro, se possível, ter pelo menos um desses produtos Top 5 em sua prateleira.
A melhor época do ano, o Natal, está logo ali. E junto com ele vêm as viagens e os presentes. Para quem quer abrir sua loja online, a hora é agora. Para aqueles que querem comprar, o momento também é interessante, já que o espírito natalino causa efeitos coletivos no que tange presentear e ser presenteado.
Redação: Bruna Bozano