Cultura - Teatro

Estreia - Feliz Dia das Mães

29 de Junho de 2022

Comemorando 40 anos de carreira, a atriz Iara Jamra estreia no dia 08 de julho o espetáculo Feliz Dia da Mães no Teatro Morumbi Shopping em que interpreta sua primeira protagonista. 

A peça com texto e direção de Dan Rosseto conta a história de Dona Alma, uma mulher de quase 80 anos que mora sozinha e passa as noites vendo leilão de joias pela televisão. Viúva, criou os três filhos Paulo Horácio, Paola Helena e Paulo Henrique sempre por perto, mantendo assim, uma boa relação com sua família. 

Como de costume, ela reúne seus filhos, netos e agregados para fartos almoços de domingo. Neste em especial eles farão uma surpresa, já que é o “Dia das Mães” e todos conseguirão estar presentes.  Aos poucos, um a um, vão chegando para o tão aguardado encontro e o espectador começa a perceber que os convidados não se sentem tão à vontade como era o esperado. Entre segredos revelados, ironias ditas sem pudor, mágoas disparadas cheias de rancor e surpresas inesperadas, tudo dito com muito humor; está é uma família como qualquer outra, que apesar dos conflitos emocionais e ideológicos, todos se amam incondicionalmente.  

Uma comédia que, além de fazer o público rir, traz à tona assuntos importantes como: família, projeção dos pais em relação aos filhos e vice-versa, escolhas profissionais, conquistas, frustrações, sonhos, síndrome do ninho vazio e o mais importante, o Alzheimer. De uma forma delicada e poética, a dramaturgia se desenvolve para mostrar como um ser humano pode sofrer alterações de humor com esta doença que atinge muitos idosos em todo o mundo. 

Uma história que diverte na mesma medida em que faz pensar, afinal será impossível não se identificar com os personagens e seus conflitos que de tão cotidianos, fará o espectador um convidado especial deste almoço de dia das mães. 

O elenco ainda conta com Ivan Parente, Nicole Cordery, José Trassi, Larissa Ferrara, Felipe Hintze, Vanessa Goulartt e Daniel Ortega. 

FICHA TÉCNICA:

Texto e direção: Dan Rosseto  

Direção de produção: Fabio Camara 

Elenco: Iara Jamra (Dona Alma), Ivan Parente (Paulo Horácio), Nicole Cordery (Paola Helena), José Trassi (Paulo Henrique), Larissa Ferrara (Eugênia), Felipe Hintze (Cristian Marcelo), Vanessa Goulartt (Olívia), Daniel Ortega (Santiago) 

Assistente de direção: Sabrina Rodriguez 

Assistente de produção: Lippe 

Cenográfia: Luiza Curvo 

Cenotécnica: Priscila Alcebiades 

Tapeceiro: Murilo Carraro 

Figurinos: Thaís Boneville 

Costureira: Lili Santa Rosa 

Visagismo: Louise Helène 

Desenho de luz: Wagner Pinto 

Assitente de iluminação: Gabriel Greghi 

Operador de luz: Jorge Leal 

Trilha sonora: Branco Mello e Bento Mello 

Operador de som: Allan Moreira 

Preparador vocal: Gilberto Chaves 

Designer gráfico: André Kitagawa  

Fotos: Felix Graça 

Redes sociais: D2One Social Media 

Assessoria de Imprensa: Fabio Camara  

Realização: Applauzo Produções e Lugibi Produções

SERVIÇO:

LOCAL: Teatro Morumbi Shopping, Av. Roque Petroni Jr., 1089 – Jardim das Acácias. 250 lugares+ 05 PNE.  

DATA: 08/07 até 28/08 (Sexta e Sábado 20h e Domingo 19h)  

INFORMAÇÕES: 11 5123 2800 e www.teatromorumbishopping.com.br 

INGRESSOS: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia)  

VENDAS PELA INTERNET: https://bileto.sympla.com.br/event/73947

DURAÇÃO: 100 min  

CLASSIFICAÇÃO: 12 anos  

Equipe:

Dan Rosseto - Diretor, dramaturgo, roteirista e ator; atua desde 1996 na área cultural. Formado em Comunicação Social e Cinema, Pós-graduado em Crítica de Arte, Teorias e Práticas da Comunicação e Semiótica; é professor de interpretação, dramaturgia e roteiro. Em 2018 recebeu o troféu Nelson Rodrigues como personalidade do teatro. No ano de 2020 trabalhou no desenvolvimento e roteiro de uma série nacional biográfica sobre a vida e obra de Chitãozinho e Xororó, produzida pela O2 para o canal de streaming Globoplay. Atualmente é roteirista da sitcom “Tudo em Família” (em fase de filmagem). Tem 07 peças de sua autoria encenadas: “Manual Para Dias Chuvosos” (2014/2019), “Antes de Tudo” (2015), “Diga Que Você Já Me Esqueceu” (2016/2018), “Enquanto As Crianças Dormem” (2017), “Nunca Fomos Tão Felizes” (2019), “Doralice, Senhora Meretriz” (2020) e “O Último Concerto Para Vivaldi” (2021). Já assinou mais de 30 espetáculos tendo viajado para outros países para participar de Festivais de Teatro no México e Chile. Estreou no palco como ator em 1996 com uma peça de Augusto Boal. Esteve também em: “Madame Blavatsky” (1997), “Olinda, Olinda” (1998), “Ponto de Partida” (1999), “Bailei na Curva” (2000), “Mão na Luva” (2001), “Canaã – A Terra Prometida” (2005), “Ritual dos 7” (2006), “O Beijo no Asfalto” (2007), “Imperador e Galileu” (2008), “O Primo Basílio – O Musical” (2012), “Lisbela e o Prisioneiro – O Musical” (2015) e “Roleta-Russa” (2015 a 2017).

Daniel Ortega - Ator e diretor. Atuou em mais de 30 espetáculos. Cursou a Escola de Arte Dramática da EAD – ECA – USP. No decorrer de sua trajetória como ator de teatro, foi dirigido por nomes importantes do cenário teatral brasileiro; Zeno Wilde, José Rubens Siqueira, Luís Damasceno, Cristiane Paoliquito, Regina Galdino, Marco Antônio Braz, Rubens Rusche, Bete Dorgam, Emerson Rossini, Evill Rebouças, Kiko Mascarenhas, Marcelo Marcus Fonseca, Fernanda D'umbra, Bim de Verdier, Dan Rosseto. Em 2004 passou a fazer parte da Cia Artehúmus de Teatro, companhia vencedora de prêmios notáveis como APCA, Shell, Mambembe e FEMSA-Coca Cola, e onde iniciou e mantém sua pesquisa teatral para espaços não convencionais. Em 2021, em meio à pandemia, estreou "Terra Medeia", seu segundo espetáculo sob direção de Bim de Verdier, peça feita ao vivo e transmitida pela internet. 

Felipe Hintze - Coleciona significativos trabalhos no teatro e na televisão. Na TVGlobo fez "Verdades Secretas", e "Malhação – Viva a Diferença", ambas ganhadoras do Emmy, fez também "Dupla Identidade", "O Sétimo Guardião" e “Quanto Mais Vida Melhor” e participações em "Vade Retro" e "Bugados". Integrou o elenco da primeira série internacional da Globo, "Supermax Internacional", contracenando com Cecilia Roth. No cinema protagonizou os filmes "Matadores de Aliens" e "Consequências Paralelos", ambos terão estreia no streaming em 2023. Participou dos longas "Draft" de Michel Tikhomiroff, "A Chance" de Mauricio Eça e "A Despedida" de Marcelo Galvão. No teatro, idealizou e protagonizou "Névoa - From White Plains" dirigida por Lavínia Panunzio, integrou o elenco de "Senhor das Moscas" com direção de Zé Henrique de Paula. Também fez as peças "A Toca do Coelho" dirigida por Dan Stulbach e "O Corte" dirigida por Daniel Lopes. 

Iara Jamra - Ganhadora dos prêmios APCA, Apetesp e Kikito trabalhou com os mais importantes nomes do meio artístico como Bete Coelho, Antônio Fagundes, Tony Ramos, Zé Celso Correia Martinez, Ligia Cortez, Miguel Falabella, Fernanda Torres, Christiane Torloni e Beth Goulart. No Teatro atuou em mais de 15 peças com destaque para “Parentes entre Parênteses”, “Trair e Coçar é só Começar”, “Cacilda”, “O Caderno Rosa de Lory Lamby”. Na TV esteve participou das novelas “Selva de Pedra”, “Tieta”, “Vida Nova”, “O Rei do Gado”, “A Cor do Pecado”, “Três Irmãs”, “Bella Ventura” entre outros. É conhecida pelo público até hoje, pelo programa Rá - Tim - Bum, da TV Cultura com a personagem “Nina e sua boneca Careca”. 

Ivan Parente - Ator, cantor, compositor e diretor. Dirigiu os espetáculos “O Mágico di Ó” de Vitor Rocha e “O Menino de Lugar Nenhum” da Cia Teatro de Panela. Viveu Lindomar Gomes na novela do SBT, “As Aventuras de Poliana”. Encarnou Pedro de Lara no musical “Silvio Santos Vem Aí” com direção de Fernanda Chamma e Marília Toledo. Participou das duas montagens de “Les Misérables” no Brasil. Na remontagem ganhou os prêmios mais importantes como, melhor ator coadjuvante pela sua personagem, Senhor Thenardier. Atuou em outros musicais como: "Godspell", “Alô, Dolly”, “A Madrinha Embriagada”, “O Homem de La Mancha” com direção de Miguel Falabella. É integrante do grupo musical “O Teatro Mágico” de Fernando Anitelli. Como dublador participou das live actions da Disney “A Bela e a Fera” como “Lumiere” e “O Rei Leão” como “Timão”.

José Trassi - Ator, locutor e dublador, formou-se em Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP, além de ter estudado Atuação para Cinema na New York Film Academy. Iniciou sua carreira como ator na TV em 1999, em "Sandy & Junior", exibido pela Rede Globo. Ainda na televisão, participou das séries "Alice" (2007), de Karim Aïnouz, Sérgio Machado e Johnny Araújo, do canal pago HBO; "3 Teresas" (2013), no canal GNT; além de "Antônia" (2007), "Carandiru – Outras Histórias" (2005) e "A mulher do prefeito" (2014) na Rede Globo, entre outros papéis. Fez o longa metragem " Mais Forte Que o Mundo" dirigido por Afonso Poyart e ganhador do Emmy. Foi apresentador do " MTV Móv3l " na MTV, entre outros trabalhos. Em 2019 interpretou Giraia na primeira temporada da série "Segunda Chamada", disponível na Globoplay; Damásio no longa metragem "Carcereiros", e Paulinho no filme " Divaldo Franco - O Filme". Protagonizou o monólogo "Paraíso - O Invisível " dirigido por Denis Antunes.  

Larissa Ferrara - Iniciou seus estudos cênicos aos 13 anos na Escola de atores Nilton Travesso. Passou pelo grupo TAPA, Teatro da Rotina, Fatima Toledo, Escola de atores Wolf Maya, Método Meisner e grupo de estudos em cinema por Fernando Leal. Participou das séries Contos de Edgar na Fox com produção de Fernando Meirelles, O negócio na HBO e Missão AXN no canal AXN. No Cinema, participou dos filmes “Jogo da decapitação” de Sérgio Bianchi, “Nada a perder” de Alexandre Avancini, “Todas as Razões para esquecer” de Pedro Coutinho, “Todo carnaval tem seu fim” de Vítor Baumgratz. No teatro, esteve nas peças “Cala a boca já morreu” dirigida por Sandra Corveloni, “Mente Mentira” dirigida por Mateus Monteiro, “Desassossego”, “Um sol cravado no céu da boca” dirigida por Leonardo Medeiros, “Diga que você já me esqueceu”, “Manual para dias chuvosos” e “Nunca fomos tão felizes”, essas dirigidas por Dan Rosseto/ “Quando as máquinas param” dirigida por Kiko Rieser. Em 2020 criou, produziu e atuou junto com a atriz Nicole Cordery na Websérie “Nós”, veiculada nas redes sociais e ganhou o Proac. Em 2022 estreia na série “As aventuras de José e Durval” - TV Globo.

Nicole Cordery - formada na CAL em 1996. No audiovisual, participou das séries “Pedro e Bianca” (2012), “Operação Condor” (2013), “A Vida de Rafinha Bastos” (2012), “Natureza Morta” (2017), “Segunda Chamada” (2019), “De Volta aos 15” (2021), “Sintonia” (2022) e o filme “Biônicos” (em produção). Atriz indicada aos prêmios APCA 2015 de Melhor Atriz pela peça “Dissecar uma Nevasca”, Aplauso Brasil 2015 de Melhor Atriz por “Ato a Quatro”, Aplauso Brasil 2019 de Melhor Atriz Coadjuvante por “Nunca Fomos tão Felizes”, Prêmio Aplauso Brasil 2019 por Melhor Elenco em “Chernobyl” e vencedora do 6o. Festival Carioca de Novos Talentos do Rio de Janeiro, como atriz, por “Nem Morta”. A peça “Terra Medeia” que protagonizou foi indicada ao APCA 2021 na categoria Melhor Espetáculo.

Vanessa Goulart - Estreou como atriz no teatro ainda criança em “A Cegonha Boa de Bico,” de Marilu Alvarez, em 1985, peça pela qual ganhou o prêmio APETESP como atriz revelação. Atuou nas peças “Cais Oeste”, de Bernard-Marie Koltès, “Namoro – No escurinho do teatro... “, de Ilder Miranda Costa, e “Sábado, Domingo e Segunda”, de Eduardo De Filippo. Em 2010, na peça “A Aurora da Minha Vida”, de Naum Alves de Souza, foi dirigida pela sua mãe Bárbara Bruno. Estreou no cinema em “Olhos de Vampa”, dirigido por Walter Rogério, em 1994. Trabalhou com o cineasta Carlos Reichenbach nos filmes “Dois Córregos” e “Garotas do ABC”. Em 2005, a atriz volta ao cinema em “Coisa de mulher”, dirigida por Eliana Fonseca. Em 2006 ingressou no elenco da novela da Rede Record, “Cidadão Brasileiro”, de Lauro César Muniz. Participou das novelas “Maria Esperança”, no SBT, e “Ti Ti Ti” na Rede Globo. Na minissérie “Dercy de Verdade”, Vanessa interpretou a própria bisavó Eleonor Bruno, conhecida como Nonoca. Desde 2018 apresenta o programa “DeZpadronizada” na Rádio Vibe Mundial. 

Comentários
Assista ao vídeo