Cultura - Educação

"A Ilha do Medo": lotado de referências nacionais, autor baiano revitaliza a literatura policial

28 de Junho de 2022

Com vasta experiência como jornalista, Luís Alves Lomanth chega para lançar seu 7º livro

Uma mala com 500 mil dólares, um casal de detetives, um ex-fuzileiro naval e um sequestro. São estes os pilares iniciais do novo livro de Luís Alves Lomanth, A Ilha do Medo. Salpicado com todas as características esperadas de um romance policial, o autor - que também é jornalista - manipula com destreza suas experiências profissionais, unindo o real com a criação literária e trazendo uma potência ainda maior para a história.

De forma quase palpável, a obra consegue traduzir de maneira eficaz diversos gargalos da sociedade brasileira. Em um ambiente que traduz a complexidade da estrutura policial carioca – mesclado com corrupção e impunidade -, somos transportados até a Ilha do Medo, região do litoral baiano que dá título ao livro.

Repleto de brasilidades, A Ilha do Medo investiga a psique humana, deixando o leitor com dúvidas e suposições de quem é, realmente, o responsável por tudo. Embora mostre o lado sórdido das relações, especialmente as que envolvem dinheiro e poder, ao expor esses dilemas o escritor oferece também um vislumbre de esperança – mesmo que você fique com um friozinho na espinha ao longo da leitura.

“ – Meu Deus, até que ponto chegou a Polícia carioca...
Pessoas designadas para desarticular o crime organizado acabam
migrando para ele. Não há mais amor à pátria e, sim, ao dinheiro!
Mas saibam que ainda há policiais honestos e dispostos
a esfacelar o banditismo que assola o Rio.” (A Ilha do Medo, p. 345)

Ao juntar reflexões sociais com cenas de ação e suspense, o autor faz com que os personagens de A Ilha do Medo prendem a atenção e obrigam o leitor a embarcar na trama como um dos investigadores. Do princípio ao fim, a trama conta com plot twists surpreendentes que vão manter a adrenalina em alta até revelar quem é o culpado.

Ficha Técnica
Título: A Ilha do Medo
Autor: Luís Alves Lomanth
Gênero: Policial
Editora: Astrolábio Edições
ISBN/ASIN: 978-989-37-2266-4
Páginas: 370
Formato: 14x21
Preço: R$ 62,00
Link de venda do livro: https://www.livrariaatlantico.com.br/search.html

Sinopse: Um casal de detetives da Divisão Antissequestro do Rio de Janeiro e um ex-fuzileiro Naval, embarcam em uma perigosa jornada para uma ilha deserta do litoral baiano para libertar um estudante da alta sociedade carioca, e enfrentam uma quadrilha organizada de traficantes de armas com ramificação internacional.

Sobre o autor: Luís Alves Lomanth nasceu em Salvador, Bahia, em 1954. Morador do Rio de Janeiro, é jornalista e autor de romances do gênero policial. “A Ilha do Medo” é o sétimo livro que publica. Boa parte do que é contado em seus livros é inspirado no que conheceu quando era repórter de jornais impressos e, depois, chefe de jornalismo da TV Globo. O romance “Apenas uma Razão para Matar”, por exemplo, surgiu após a cobertura jornalística que fizera no norte Fluminense, quando a polícia demorou a prender dois jovens necrófilos que aterrorizavam uma pequena e pacata cidade. Em 1999, Lomanth mostrou ser um grande escritor do gênero ao nos brindar com o não menos assustador romance “A Morte Usa Batom”, obra que alcançou sucesso de público e da crítica. Atualmente, Lomanth é diretor de jornalismo do jornal impresso Ilha Repórter, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, e também fundador e coordenador da TV Literária, um canal exclusivo para escritores do Brasil. Apaixonado por Literatura, Luís Alves Lomanth continua sedento pela criação literária, presenteando-nos com obras de qualidade e que fomentam em seus leitores a paixão e o prazer pela leitura. A cada obra concluída, Lomanth eterniza seu nome entre os grandes escritores brasileiros do gênero. Suas obras, na totalidade, são um verdadeiro tesouro da Literatura brasileira.

Redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/luis.lomanth/

Comentários
Assista ao vídeo