Viver - Moda

Anna Figueiredo fala sobre moda e a quebra dos padrões tradicionais no universo fashion

28 de Junho de 2022

Com mais de 200 mil seguidores nas redes sociais, a modelo e influencer Anna Figueiredo usa o espaço para falar sobre diversos temas. Em suas postagens, ela detalha o dia-a-dia do mundo da moda, com bastidores de ensaios fotográficos e assuntos relacionados a área.

Com dezenas de campanhas publicitárias no currículo, Anna detalhou alguns pontos importantes para quem quer trabalhar no mundo fashion. O primeiro é escolher uma agência. Atualmente, existe um grande número de instituições falsas que se aproveitam da ingenuidade dos pais e vendem mentiras. Por isso, a modelo afirma que é fundamental checar a credibilidade da empresa antes de fechar negócio.

- Existem muitas agências que abordam, principalmente pelo instagram, e dão golpes em mães que investem em um book caríssimo, prometendo que a filha vai ser a próxima Gisele Bündchen, e na verdade a agência nem existe ou desaparece do mapa. Eu aconselho a procurar referencias, ver o site oficial. Normalmente o próprio site tem uma parte para enviar o material e entrar em contato – afirma.

E pra quem acha que o trabalho é apenas fotografar, estão bem enganados. São necessárias diversas técnicas, entre a forma de andar, o olhar e a manutenção da postura.

- É preciso de muito estudo e pesquisas sobre esse universo, que está sempre trazendo novas tendências, então é importante se manter atualizado. Eu gosto de desenhar meus croquis (planejamento visual de estilo) e criar looks únicos, com base no que aprendi estudando – conta.

Cuidar da aparência também é um ponto chave dentro dessa indústria. Mas diferente da figura clássica de modelo, as novas representações deixam de lado a pressão estética da magreza, e passam a respeitar todos os tipos de corpos.

- Essa pressão estética adoece as mulheres, e as colocam num caminho contrário da autoaceitação, que é o que prego e acredito. É necessário incluir uma diversidade de corpos e estilos, pois só a representatividade tem o poder de quebrar esses padrões. Essa busca inalcançável do dito “ideal” começa na falta de oportunidades às pessoas que possuem características únicas, que trazem essa miscigenação e beleza do nosso país. É bom ver que finalmente estamos vendo uma mudança de cenário, mesmo que a passos lentos – desabafa.

Além de modelo, Anna também é influencer, duas profissões que costumam andar juntas. No meio digital, procura sempre ser honesta consigo mesma e com seus seguidores, e acredita que a principal característica para se ter sucesso na internet é ter personalidade.

- Confesso que ainda acho estranho ser reconhecida como influenciadora, mas as redes sociais são uma tendência comprovada. Então tento usar de uma forma mais orgânica e autentica. É claro que tem o lado comercial, de divulgar o meu trabalho, mas gosto de falar quem eu sou de verdade, a Anna por trás das câmeras, e as lições que aprendi ao longo da vida – detalha.

Um dos principais pontos da carreira de um influenciador digital é saber se posicionar, e ser coerente com seus ideais, mas Anna acredita que é preciso respeitar o momento de cada um, e entender que existem dias de falar e dias de ouvir.

- Às vezes estamos tão sobrecarregados com o “mundo real” que precisamos sair e respirar. Não somos máquinas, e devemos nos respeitar ao máximo. Se posicionar deve ser algo natural, e precisa vir de forma coesa, só assim iremos descontruir os problemas enraizados na nossa sociedade – finaliza.

Mais informações de Anna Figueiredo pelo https://www.instagram.com/annavfigueiredo/

Comentários
Assista ao vídeo