As apostas esportivas chegaram para ficar no país e a prova disso é o investimento maciço que elas vêm fazendo no futebol brasileiro - seja patrocinando clubes, seja colocando suas marcas nos nomes das competições, os chamados naming rights.
Trata-se de um movimento crescente e não há a expectativa de que haja uma retratação neste mercado - muito pelo contrário. Entretanto, fica a questão: dá para cravar que tudo o que vem acontecendo é benéfico para o futebol no Brasil?
Neste artigo vamos analisar um pouco a história das apostas esportivas no país e como sua inserção das casas de apostas não apenas buscando apostadores, mas investindo nos próprios clubes pode ajudar ao nosso futebol.
Quando as casas de apostas começaram a investir no futebol brasileiro?
Para entender a chegada das casas de apostas no país, é necessário voltar um pouco no tempo e conhecer a história dessa atividade no Brasil.
Nos anos 30, durante o governo de Getúlio Vargas, houve a disseminação de cassinos no país e o jogo era liberado. Em 1946, um ano após derrubar o ex-presidente, o general Eurico Gaspar Dutra, que assumiu o poder, decidiu banir do país cassinos e demais jogos, “em nome da moral e dos bons costumes”.
Com isso, a partir daquela data, qualquer tipo de jogo - como o jogo do bicho - só existiria de forma ilegal no país.
Acontece que no final dos anos 1990, com o avanço tecnológico, começaram a surgir sites voltados para apostas esportivas online. Sediados fora do país, eles passaram a aparecer em vários lugares do mundo - inclusive no Brasil.
Neste sentido, vale um adendo: quando o general Dutra proibiu o jogo no Brasil, não existia internet, de forma que não havia proibição para que sites online funcionassem. De todo modo, foi um longo período em que as apostas esportivas viveram num limbo, entre a legalização e a proibição.
Até que em 2018, no governo Temer, foi aprovada uma lei que legalizava as apostas esportivas no país. Foi a partir desse instante que as plataformas começaram a investir de fato em campanhas publicitárias no país. E, como consequência, passaram a patrocinar clubes de futebol - prática que já era muito comum na Europa.
Ainda não existe uma regulamentação - algo que deve acontecer até o final de 2022 -, porém, com as apostas legalizadas, é esperado que esse mercado, que está em franca expansão, siga crescendo.
Como funciona o patrocínio de casas de apostas aos clubes brasileiros
O funcionamento do patrocínio das casas de apostas varia de caso a caso. Em alguns clubes, essas marcas se tornaram o patrocinador master, ou seja, a principal publicidade estampada pela equipe; em outros casos, estamos falando de patrocínios menores.
Em qualquer que seja a situação, em geral, o patrocínio vai além da simples marca anunciada na camisa dos times.
Eles envolvem diversas ações, incluindo promoções no próprio site da plataforma, por vezes com premiação maior nas apostas no clube e com parte do dinheiro arrecadado pelo site sendo repassado para o clube.
O que o futebol pode ganhar com o patrocínio das casas de apostas
O principal ganho que o patrocínio das casas de apostas podem trazer para o futebol brasileiro diz respeito à injeção financeira e, consequentemente, maior valorização dos torneios nacionais.
São vários clubes patrocinados por casas de apostas. Levantamento recente indicava que nada menos que 19, dos 20 times da Série A, estampavam em suas camisas a marca de alguma plataforma do segmento.
Como existe uma concorrência cada vez maior entre esses sites e uma corrida deles para se tornarem mais conhecidos, há a possibilidade dos clubes assinarem ótimos contratos de patrocínio.
Ao mesmo tempo, as casas de apostas também estão inserindo seus nomes nas competições, como o Campeonato Carioca, que foi o Cariocão Betfair 2022, ou o Pernambucano Betsson, entre outros.
Essa ação também é vista como uma forma de valorizar as competições e incrementar a receita dos times participantes, fortalecendo o futebol dessas equipes.
Como os times são beneficiados com as casas de apostas
Obviamente, os clubes são beneficiados à medida em que conseguem assinar contratos de patrocínio cada vez melhores com as casas de apostas. E esse benefício é bom para times considerados “grandes”, mas também atinge equipes de divisões inferiores.
Isso porque esses clubes também são alvo de sites de apostas esportivas. E, com a valorização dos torneios, muitas vezes, conseguem assinar contratos mais vantajosos do que os assinados anteriormente.
Quais os benefícios para os torcedores?
No final das contas, até mesmo os torcedores dos clubes patrocinados por casas de apostas também são beneficiados. Primeiro no óbvio: com o time que torce mais forte, maior a possibilidade de comemorar vitórias e conquistas. Mas não é só isso.
Na maioria dos casos, casas de apostas que patrocinam clubes de futebol fazem promoções exclusivas e parcerias, como forma de atrair os torcedores para que eles criem contas e passem a ser apostadores.
Essas promoções muitas vezes envolvem odds promocionais e premiações maiores nas apostas realizadas.
Realmente é possível ganhar dinheiro com as apostas esportivas?
Diferentemente do que acontece com algumas modalidades de apostas, como mega sena, ou a maioria dos jogos de cassino, é possível ganhar dinheiro com as apostas esportivas sem depender exclusivamente da sorte.
Para isso, claro, é preciso se preparar, estudar bem a respeito do tema, aprender alguns conceitos básicos, como gestão de banca, controle emocional, além de conhecer bem o campeonato que pretende apostar.
Mas o primeiro passo de todos é abrir uma conta em uma casa confiável, como por exemplo a bet365, uma das plataformas mais populares em todo o mundo. Realizado esse processo, vale a pena conhecer bem o site, observar os esportes e modalidades disponíveis.
É importante também estudar bem e testar os mercados. Muita gente imagina que apostar significa simplesmente escolher o time que vai vencer e esperar o resultado do jogo. Essa possibilidade até existe, mas está longe de ser a única.
É possível apostar em mercados variados, como gols, escanteios, cartões, placar exato das partidas e também nos handicaps asiáticos, que são os mercados favoritos dos apostadores profissionais.