Você já ouviu falar no teste de contato para descobrir alergias? Precisa fazer um teste de alergia no Rio de Janeiro?
O teste de contato, faz parte dos testes de alergias refere-se a vários procedimentos com a ajuda do qual o alergista pode determinar uma alergia. Por exemplo, ele confronta o paciente com vários possíveis gatilhos de alergia (alérgenos). A reação física do paciente a isso, revela se há hipersensibilidade. É essencial realizar o teste para descobrir a causa da sua alergia e tratá-la de maneira mais eficiente.
Teste de Alergia: métodos para diagnóstico de alergia no Rio de Janeiro | Imagem: Ilustrativa |
Gostaria de fazer mas não sabe onde? Não se preocupe, você pode fazer o teste de alergia em Duque de Caxias, na Clínica Brasil Sem Alergia. Leia mais sobre testes de alergia aqui, quando são realizados e por que você deve fazer na Clínica Brasil Sem Alergia:
Como é realizado um teste de alergia?
Antes dos testes de alergia, o médico coleta o histórico médico em conversa com o paciente.
Para isso, ele pergunta, entre outras coisas, sobre as condições de vida, hábitos alimentares e o ambiente profissional do paciente.
Particularmente importante também é a descrição exata das queixas.
O médico pergunta ao paciente, por exemplo, se os sintomas só ocorrem em determinadas épocas do ano ou em determinadas situações e, se sim, quais são.
Esta entrevista é seguida por testes de contato, teste de prick e teste alimentar.
O médico confronta o paciente diretamente com o (potencial) gatilho de alergia.
Como ocorre a alergia
No caso de uma alergia, o sistema imunológico reage a substâncias realmente inofensivas (pólen, gramíneas, certos alimentos, etc.), mais precisamente: a certos ingredientes (geralmente proteínas) dessas substâncias.
Classifica erroneamente esses gatilhos de alergia (alérgenos) como perigosos no primeiro contato e produz anticorpos adequados contra eles (sensibilização do sistema imunológico).
Após o contato renovado com o alérgeno, uma resposta imune aumentada se instala, que pode ser acompanhada de sintomas como olhos avermelhados, coriza (rinite alérgica, rinite alérgica), tosse, falta de ar e/ou erupção cutânea.
Quando fazer um teste de alergia?
Muitas vezes o alérgeno desencadeante é desconhecido, e a princípio apenas sintomas como olhos avermelhados, dificuldade para respirar, coceira ou erupção cutânea são perceptíveis.
Portanto, faz sentido para os afetados manter um diário de alergia.
Nele, entram, por exemplo, o tipo, gravidade e duração das queixas, a hora do dia em que ocorrem, bem como a ingestão de medicamentos, dieta, atividades e influências ambientais.
Esses registros, combinados com os testes de alergia subsequentes, ajudam o médico a identificar o alérgeno desencadeante mais facilmente.
Em certas circunstâncias, não devem ser realizados testes de pele e provocação. Estes incluem:
● Alto risco de uma reação alérgica do teste
● Doenças de pele no campo de teste
● Gravidez
● Tratamento com betabloqueadores (certos medicamentos cardiovasculares)
Teste de alergia em crianças
Se houver uma suspeita justificada de alergia, também podem ser realizados testes de alergia em crianças.
Um resultado positivo do teste não significa necessariamente que a criança realmente sofre de uma alergia, mas apenas que o sistema imunológico reagiu ao contato com a substância de teste.
Qual teste de alergia devo fazer?
Se o médico tiver suspeita com base nos exames preliminares, ele realizará um teste de alergia para o alergênico correspondente.
Exame de sangue alérgico
O exame de sangue é um teste de laboratório comum para uma alergia existente.
O sangue é examinado para certas substâncias que podem fornecer informações sobre uma alergia.
O teste de contato é um procedimento simples e indolor.
O médico alergista fixa diferentes substâncias em fitas nas costas do paciente e após três leituras em 48 horas, 72 e 96 horas.
Ele então observa possíveis reações cutâneas, como vermelhidão, inchaço ou bolhas.
Quais alérgenos podem ser detectados por meio deste teste de alergia? Aqueles que desencadeiam uma reação do chamado tipo tardio.
Ou seja, se é provável que seja uma alergia cujos sintomas aparecem somente após várias horas após o contato com o gatilho, o médico geralmente usa um teste epicutânuso.
Quais substâncias são frequentemente testadas?
● Conservantes e fragrâncias;
● Níquel ou cobalto;
● Látex;
● Medicação.
Alergias alimentares e intolerâncias alimentares podem não ser apenas responsáveis por queixas gastrointestinais.
Elas também são frequentemente manifestadas por sintomas como fadiga, irritação da pele e queimação na cavidade oral.
Sem um teste, muitas vezes é difícil no dia a dia reconhecer as causas de tais queixas.
O prick teste (teste de puntura) é um teste cutâneo comumente usado.
Ele pode ser usado para detectar reações de hipersensibilidade que são desencadeadas pelo contato com certas substâncias (alérgenos como o pólen).
O teste cutâneo é um método padrão rápido e barato para o diagnóstico de várias alergias. É usado para os seguintes grupos de alérgenos:
● Pólen (por exemplo, de bétula, amieiro, avelã e gramíneas);
● Ácaros da poeira doméstica;
● Bolores;
● Pelo de animal,
● Alimentos (leite, ovo e proteína de peixe, bem como legumes e frutas),
● Inseticidas.
Quais são os riscos de um teste de alergia?
Em um teste de alergia, o paciente é exposto a pequenas quantidades da substância alergênica.
Isso pode levar a reações alérgicas, como taquicardia, falta de ar, coceira ou mal-estar.
Em casos raros, o choque alérgico (choque anafilático) pode desenvolver-se.
Por essa razão, um teste de alergia - especialmente um teste de provocação para alimentos ou medicamentos - é realizado sob a supervisão de um alergista altamente especializado em reações alérgicas.
Nesses casos, ele pode administrar rapidamente procedimentos e medicamentos de emergência ao paciente, para evitar qualquer risco.
Porque você deve fazer o teste de alergia na Clínica Brasil Sem Alergia no Rio de Janeiro
As alergias afetam cerca de 35% das pessoas que vivem no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. A Organização Mundial de Alergias estima que a asma cause 250.000 mortes por ano.
Entretanto, com o tratamento adequado da alergia, essas mortes podem ser evitadas, pois a asma é um processo de doença alérgica. Os testes de alergia podem determinar se você é alérgico a pólen, mofo ou outras substâncias específicas.
Você pode precisar de medicação para tratar alergias. você pode tentar evitar Você pode precisar de medicação para tratar uma reação alérgica. Alternativamente, você também pode tentar gatilhos de alergia.
A Clínica Brasil Sem Alergia é altamente especializada no tratamento de diversas alergias, por atender centenas de pessoas diariamente, os alergistas que lá trabalham possuem uma vasta experiência.
Lá você pode fazer diversos exames com os melhores profissionais, para obter os melhores tratamentos.
Caso tenha se interessado, você pode visitar o site para obter mais informações.
Ou visitar e conhecer pessoalmente, na R. Conde de Porto Alegre, 155 - Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias - RJ, 25070-350.