Montagem livremente inspirada nos textos dos irmãos Grimm, tem direção de Ronaldo Saad e produção do Centro de Pesquisa Em Artes (CPA) e fica em cartaz de 13 a 27 de maio, sextas e sábados, sempre às 21h
A partir de uma leitura mais atenta de contos como A Gata Borralheira, João e Maria e A Bela Adormecida, o espetáculo O Estranho Mundo de Grimm faz residência artística na SP Escola de Teatro e entra em cartaz na instituição no mês de maio, com apresentações do dia 13 a 27, sextas e sábados, sempre às 21h.
Atriz Micaela Rodrigues como Cinderela | Foto: Divulgação/ Rafael Soares |
Apresentando uma contranarrativa e propondo reflexões urgentes para movimentar estruturas e construir uma sociedade menos desigual e mais diversa, a montagem bem-sucedida convida o público a buscar um novo olhar para as personagens femininas dos contos de fadas e desconstruir alguns estereótipos através da integração da linguagem queer em personagens masculinos. Além dos célebres questionamentos da história, a peça propõe um olhar mais atento sobre as outras relações entre os personagens enquanto família e indivíduos sociais.
“É uma honra para nós, do CPA, fazer essa temporada dentro da SP Escola de Teatro, local de grande referência no mundo das artes. Sinal que estamos no caminho certo e resistindo a tudo que está acontecendo no Brasil”, afirma Ronaldo Saad, diretor da peça e idealizador do CPA.
Em imersão deste agosto de 2021, o grupo de atores e atrizes está em constante processo de desenvolvimento, com projetos sólidos de levar o espetáculo para outros espaços culturais. O objetivo é que a montagem possa ocupar cada vez mais salas de teatros pelo país.
João e Maria | Foto: Divulgação/ Giovana Santiago |
A origem dos contos de fadas
Os contos de fadas pertencem à Literatura Infantil, mas nem por isso deixam de encantar pessoas de várias idades ao redor do mundo. Considerados clássicos da literatura mundial, os contos de fadas têm origem em tempos remotos e nem sempre se apresentaram como os conhecemos hoje. O aspecto fantasioso e lúdico que hoje os envolve surgiu da necessidade de minimizar enredos controversos e polêmicos, próprios de uma época em que a civilização ainda não havia inventado o conceito que hoje conhecemos tão bem: a infância. Os contos de fadas têm sua origem na cultura céltico-bretã, na qual a fada, um ser fantástico, tem importância fundamental.
FICHA TÉCNICA
Direção e Concepção: Ronaldo Saad
Dramaturgia: Alessandro Lopes, Giovana Santiago, May Crepaldi, Ronaldo Saad e Vinicius Nunes
Revisão final: Ronaldo Saad e Vinícius Nunes
Assist. Direção: May Crepaldi
Elenco: Breno Borges, Cledson Soares, Danilo Rezende, Denis Felix, Emmanuelly Berbel, Gio Cípola, Jhonata Souzaa, Luiz Vieira, Lucas Duca, Lucival Almeida, Mariah Saphira, May Crepaldi, Marcelo Liborni, Micaela Rodrigues, Myra Saturnino, Patrícia Oliveira, Sofia Falastro e Tilly Garcia.
Figurinos: Ângela Schoendorfer e Ronaldo Saad
Cenografia: Ângela Schoendorfer e Danilo Rezende
Desenho de luz: Ronaldo Saad e Vinicius Nunes
Sonoplastia: Ronaldo Saad e Vitor Hugo
Visagismo: Hello Santana
Preparação vocal: Robson Guedes
Coreografia e limpeza: Tilly Garcia
Assessoria de Imprensa: Luiz Vieira
Coordenador de palco: Danilo Rezende
Assist. de Palco e operador de som: Vitor Hugo
Assist. de Palco - Santiago Oliveira
Fotos: Giovana Santiago, Lucival Almeida e Rafael Soares
Estagiário: Igor Lima
Gênero: Comédia / Drama.
Foto: Divulgação / Rafael Soares |
SERVIÇO
Apresentações: 13/05 a 27/05, sextas e sábados, sempre às 21h. Local: SP Escola de Teatro - Praça Roosevelt, 210 - Sala R8
Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) na sympla
Duração: Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Realização: Centro de Pesquisa em Artes (CPA)