Cultura - Teatro

Os sete Gatinhos, texto de Nelson Rodrigues, com apresentações nos dias 28, 29/5 e 4/6

19 de Maio de 2022

Apresentações nos dias 28 e 29 de maio e 4 de junho no Teatro Commune e com direção de Ronaldo Saad e produção do Centro de Pesquisa em Artes (CPA), o espetáculo é uma provocação e busca refletir sobre as amarras familiares.

Algumas famílias guardam segredos e vivem de aparências. Uma casa, olhada de fora, é apenas uma casa. Mas o que acontece dentro dela pode extravasar muito além do que nos diz sua pacata fachada. A família Noronha, captada pela perspicácia de Rodrigues, carrega consigo amargas dores da violência patriarcal, assim como tantas outras Brasil adentro.

Sete Gatinhos | Foto: Rafael Soares

“Quando busco um texto para montar, sempre procuro o que há de mais intrigante nas relações humanas. Neste projeto, percebemos o quanto ainda estamos presos a um tipo de moralismo corrosivo e, ao mesmo tempo, velado”, afirma Ronaldo Saad, diretor da peça e idealizador do CPA.

Com direção de Ronaldo Saad e produção do Centro de Pesquisa em Artes, o espetáculo Os Sete Gatinhos, adaptação do texto homônimo de Nelson Rodrigues, chega ao Teatro Commune para apenas três apresentações, nos dias 28 e 29 de maio, sábado às 20h e domingo às 19h. E uma sessão extra no sábado, 4 de junho, às 17h.

Sinopse

De todas as filhas de Seu Noronha com Dona Aracy, Silene é a mais nova - e também a mais mimada. As outras quatro irmãs, Aurora, Arlete, Débora e Hilda, que ainda não se casaram, se empenham em juntar dinheiro para o enxoval da caçula. Silene tem direito a uma boa educação em um colégio interno, pois é a esperança da família de cinco mulheres: pelo menos uma se casará na igreja, virando o símbolo de salvação moral da família, principalmente por ser a única virgem. Mas a situação muda radicalmente quando a garota é acusada, no colégio, de matar a pauladas uma gata.

Nesta adaptação do texto, fica mais evidente que ninguém sustenta o que aparenta ser, e fica possível perceber de maneira mais intensa a complexidade nas relações humanas, que seguem presas às amarras da aparência. Com um humor ácido, a montagem da obra de Nelson Rodrigues é um convite para o cotidiano brutal que dilacera e corrompe existências que parecem estar trancadas em cativeiro.

O espetáculo é mais uma produção inédita do Centro de Pesquisa em Artes, que em 2022 vem ganhando grande notoriedade com o bem-sucedido espetáculo Estranho Mundo de Grimm, que está em cartaz até o final de maio, na SP Escola de Teatro.

Sete Gatinhos | Foto: Rafael Soares

FICHA TÉCNICA

28 de maio, sábado, às 20h

29 de maio, domingo, às 19h

Sessão extra - 4 de junho às 17h

Local: Teatro Commune - Rua da Consolação 1218 (Ao lado do Metrô Higienópolis-Mackenzie)

INGRESSOS - cpa.art.br/ingressos

Antecipados sem taxa: R$ 30,00 (meia para todos)    

Direção: Ronaldo Saad

Adaptação: Ronaldo Saad e Vinicius Nunes

Revisão final: Ronaldo Saad

Produção: CPA - Centro de Pesquisa em Artes

Assist. Direção: Danilo Rezende e Vinicius Nunes

Elenco: Cledson Soares, Emmanuelly Berbel, Gabriel Betta, Gio Cípola, Ingrid Chaves, Lucas Duca, Mariah Saphira, Milena Toledo, Patrícia Oliveira, Pedro Valentim, Rafael Fontes, Raissa Queiroz e Sofia Falastro.

Figurinos e cenografia: Ângela Schoendorfer

Assessoria de Imprensa: Luiz Vieira

Desenho de Luz: Agnaldo Nicoleti e Vinicius Nunes

Coreografias: Tilly Garcia

Visagismo: Hello Santana

Assist. de Palco e operador de som: Vitor Hugo

Classificação: 16 anos. Menores apenas acompanhados com os responsáveis.

Gênero: Drama.

Duração: 100 minutos.

Os ingressos serão vendidos também na bilheteria do teatro 1 (uma) hora antes da apresentação, sujeito a lotação.

Mais informações: (11) 9.8638-9228

Comentários
Assista ao vídeo