Colaboradores - Rodrigo Pagliani

Duas pessoas ficam feridas em uma explosão num Laboratório de Química da UFSCar

6 de Maio de 2022

Nesta sexta-feira (06/05), por volta das 11h da manhã, duas pessoas ficaram feridas numa explosão em um Laboratório de Síntese Orgânica do Departamento de Química da UFSCar. O acidente ocorreu durante a manipulação de um solvente. Um dos estudantes precisou ser intubado após o acidente.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado para apoiar o atendimento. A universidade afirmou que os feridos foram encaminhados para atendimento médico especializado na Santa Casa de São Carlos. Ambos estão estáveis e seguem internados e em observação para o devido acompanhamento médico.

As vítimas apresentavam queimaduras de segundo e terceiro graus na face, braços e pescoço. As identidades das vítimas não foram divulgadas, mas segundo a universidade, os feridos são um estudante de pós-graduação e um pesquisador-doutor. A explosão não causou danos às instalações elétricas, civis e nem ao equipamento do laboratório.

Confira a nota oficial enviada pela UFSCar

A UFSCar esclarece que, na manhã desta sexta-feira (6/5), foi registrada uma explosão de pequena proporção no Laboratório de Síntese Orgânica do Departamento de Química do Campus São Carlos. O incidente foi causado pela explosão do balão de vidro usado para a purificação de solvente que seria usado em um outro experimento.

A explosão atingiu duas pessoas que estavam no laboratório e realizavam o procedimento, um pesquisador doutor e um estudante de pós-graduação, com queimaduras de primeiro e segundo grau. A equipe do Departamento de Atenção à Saúde (DeAS) foi imediatamente acionada e realizou os primeiros socorros. A equipe do SAMU também foi acionada e ambos foram encaminhados para atendimento médico especializado na Santa Casa de São Carlos. Ambos estão estáveis e seguem internados e em observação para o devido acompanhamento médico.

Os motivos da explosão ainda são desconhecidos, mas já estão sendo apurados pelas áreas responsáveis da Universidade, a partir do registro do Boletim Interno de Segurança.

A partir de vistoria no local, feita pelas equipes da Prefeitura Universitária e pelo engenheiro de segurança da Universidade, não foram identificados danos às instalações elétricas, civis e nem ao equipamento do laboratório.

Obrigada, 

Analice Garcia
Assessora de Comunicação da Reitoria

Comentários
Assista ao vídeo