Cultura - Viagem

Campos do Jordão é destino perfeito para o feriado da Páscoa

25 de Março de 2022

Decoração temática, atividades na praça e muito chocolate na programação de Páscoa em meio à natureza exuberante de Campos; comerciantes estão otimistas com a retomada do turismo

O charme do outono em Campos do Jordão é uma ótima opção para o feriado da Páscoa
Foto/Divulgação: Sérgio Biagioni/PMCJ

O charme do outono em Campos do Jordão/SP, a cidade mais alta do Brasil --a cerca de 170 quilômetros da capital paulista--, ganha um atrativo a mais em comemoração à Páscoa, no período de 8 a 24 de abril. Os tradicionais tapetes de folhas secas de plátanos vão se misturar a uma linda decoração temática, tornando a cidade ainda mais acolhedora. A expectativa é receber um público rotativo de cerca de 45 mil visitantes no período.

O clima é de otimismo entre comerciantes e empresários, que se uniram para a campanha “Páscoa em Campos do Jordão” com programação especial: pontos turísticos como o Portal da Cidade, Praça do Gazebo e Praça do Capivari serão decorados com coelhos, ovos de Páscoa e casas temáticas. Atividades na Praça do Gazebo, como pintura de rosto, estarão proporcionando momentos divertidos para a família toda.

A campanha é uma iniciativa da Prefeitura de Campos, Associação Comercial e Empresarial (ACE), União dos Empresários, Fundação Lia Maria Aguiar e Estrada de Ferro Campos do Jordão.

O prefeito de Campos do Jordão, Marcelo Padovan, comemora a retomada do turismo: “A cidade está preparada para receber o turista os 365 dias do ano. Infelizmente nos últimos anos, tivemos os percalços da pandemia que reduziu o movimento, principalmente nos feriados. Este ano, com a grande flexibilização das regras, esperamos um grande movimento para a Páscoa, que além de todos os atrativos, é conhecida pela tradição dos chocolates”, ressalta.

Sentimento que é dividido entre os empresários locais: “Após o sucesso do Natal, a Páscoa sem dúvida combina muito com nossa cidade, iniciando o outono com muito chocolate, enfeites temáticos e atrações para crianças e adultos”, ressalta Valéria Estefam, representante da União dos Empresários.

De acordo com presidente da Associação Comercial, Guilherme Centofante, o feriado da Páscoa abre a temporada de outono/inverno na cidade. “Após dois anos sem movimento em função da pandemia, a expectativa é enorme para a retomada do turismo. Como sempre, estamos preparados para receber os visitantes com muito carinho”.

Horto Florestal de Campos do Jordão, um passeio para a família inteira
Foto/Divulgação: Sérgio Biagioni/PMCJ

CHOCOLATES -- No período da Páscoa há um grande incremento na produção e vendas dos chocolates -- principalmente os artesanais que já são tradicionais pela qualidade. “A Páscoa representa aproximadamente 15% do faturamento anual dos lojistas e fabricantes de chocolate”, afirma Centofante.

Além dos chocolates, acrescenta o presidente da ACE, vale ressaltar a rica gastronomia de Campos do Jordão, assim como os inúmeros locais para os apreciadores de vinhos e cervejas. Sem esquecer da tradicional temporada do pinhão, a partir da segunda quinzena de abril. “A alta gastronomia de Campos atrai turistas de todos os cantos e, para o domingo de Páscoa, a dica fica por conta dos deliciosos pratos à base de bacalhau e truta para quem não come carne”, diz.

Ele destaca ainda que são mais de 240 meios de hospedagem -- dos mais simples aos luxuosos-- e uma imensa variedade de atrativos turísticos que a cidade oferece: Horto Florestal, Pico do Itapeva, Ducha de Prata, Parque da Lagoinha e muito mais. “Turismo, gastronomia, muito chocolate e boas energias, para uma Páscoa repleta de amor, esperança e paz”, finaliza Centofante.

Horto Florestal de Campos do Jordão é uma excelente dica de passeio
Foto/Divulgação: Sérgio Biagioni/PMCJ

Acompanhe a programação completa da Páscoa no site da Prefeitura de Campos do Jordão.

Comentários
Assista ao vídeo