O multiartista já se reinventou tantas vezes que deveria utilizar um broche de camelão em sua lapela, para que todos que se aproximem, tenham ciência de sua capacidade de mutação.
Não vou esticar o assunto falando de suas atuações como músico, ator, compositor, imitador, cantor ou apresentador. Deixo essa pesquisa interessante para aqueles que ainda não conhecem as inúmeras facetas do mais novo Cineasta Paulista. E é justamente sobre esta grata surpresa que pretendo me manifestar.
Em um momento de incertezas, desafios e atribulações para todos do Planeta, JPeron (que não é de família abastada, nem registra grande patrimônio) resolve bancar financeiramente a produção de um filme, no interior de São Paulo, contando apenas com o apoio dos amigos.
Mas não é especialmente sobre a questão financeira que me atrevo a comentar.
Quero falar sobre o filme "O lobisomem de Pedra de Fogo" que, num primeiro momento, sugere uma obra de ficção e terror.
Não, Senhoras e Senhores, a obra do nosso camaleão vai além!
A experiência em assistir esse filme requer a atenção de cada telespectador aos detalhes. Fiquem atentos ao assistir, pois a atmosfera que paira sobre cada uma das personagens e das cenas podem desviar sua atenção para o verdadeiro ideal do diretor em revelar quem é a fera que atormenta Pedra de Fogo.
A trilha sonora também vai desviar sua atenção. Confesso que tive vontade de parar a exibição do filme e voltar ao site da Z-on para ouvir as músicas em sua íntegra, contudo, a curiosidade me fez prosseguir até a revelação final.
A trama é bem complexa, apesar da simplicidade com que a obra se desenvolve. As personagens vão cativando, tanto que, ao término, algumas frases ainda permanecem em nossa mente, dividindo espaço com a vontade de assistir novamente e amiúde esta verdadeira obra de arte.
Não saberia classificar o filme, pois ele faz rir, chorar, esperar, pensar, torcer e até chega a assustar.
Portanto, digo que a melhor classificação para o filme é SUCESSO!
Uma dica?
Assistam, divulguem, apoiem! O Cinema Nacional precisa de pessoas como JPeron, pois as salas de exibição serão totalmente reabertas em breve e merecem a oportunidade de exibir mais filmes como este, que nos causam uma confusão mental ao misturar o cinema do passado com o cinema atual, fazendo jus ao desafio assumido pela Z-on Cine de implementar nesse país "um novo jeito de fazer cinema".
Para encerrar, eu pergunto e quem sabe um dia terei a resposta:
JPeron, como fazer um filme dessa envergadura com tão poucos recursos? Nos ensine, o Cinema Nacional agradece!
O Lobisomem de Pedra de Fogo
No início de 2021, após um insight, J. Peron escreveu um roteiro, reuniu um grupo de amigos do interior de São Paulo e começaram as reuniões para iniciar as filmagens.
Convidaram o ator e humorista Paulo Pioli da Praça é Nossa para uma participação especial e, por intermédio da assessora Márcia Araújo, o roteiro também chegou nas mãos do ator Deo Garcez que, de imediato, se disponibilizou para participar do filme.
Com o elenco e a equipe escolhidos, a pandemia chegou forte e as restrições começaram a atrapalhar os planos.
Porém, seguindo todos os protocolos, foram iniciadas as filmagens na cidade de Monte Alegre do Sul/SP em fevereiro.
Faltando apenas 4 cenas para finalizar o filme, veio a tal fase roxa e ninguém mais podia sair de casa.
As filmagens só puderam ser finalizadas no mês de agosto e, no dia 21 (dia em que se comemora a morte de Raul Seixas), pontualmente à meia noite, foi gravada a última cena da transformação do Lobisomem no cemitério.
O Lobisomem de Pedra de Fogo é uma mistura de suspense, comédia e romance e está disponível apenas no site www.zoncine.com.br - com valor especial de lançamento R$ 3,80.
“Com o fechamento dos cinemas e as dificuldades encontradas para disponibilizar nossa obra nas plataformas de streaming, resolvi criar a nossa própria plataforma e oferecer o filme por um preço bem acessível para todos que tiverem interesse em conhecê-lo.” comenta o roteirista e diretor J. Peron.
Sobre o Filme
A história se passa numa cidadezinha do interior chamada Pedra de Fogo. Reza a lenda que nas noites de lua cheia um lobisomem aparece comendo as galinhas de Dona Inácia (Baiana).
Delegado Brandão (Deo Garcez), casado com a beata Augusta (Rita Nascimento), é o responsável pelas investigações que sempre dão em nada. Ingrid (Paula Palmieri), a filha do casal, é apaixonada desde criança por Alberto (Pedro Ribeiro) que está de regresso para a cidade.
O atrapalhado prefeito Junqueira (Paulo Pioli) está muito interessado em construir uma represa na cidade, coisa que deixa sua esposa Constância (Arminda Riolo) feliz, pois isso inundaria a casa da Rebeca (Ana L. Garritano), a Bruxa que mora nos arredores da cidade e mãe de Alberto.
Tião Gregório (J. Peron) é um filósofo desiludido que bebe uma bebida misteriosa e espera o último dia de lua cheia do ano escolhido para ver a profecia se cumprir e a cidade se libertar da maldição do lobisomem.
Na trama ainda participam o Soldado Souza (Ciro Pires), Crysbel (Natasha Audrey), o pipoqueiro (Leonardo C. de Campos), Padre Aurélio (Junior Gritti), os atendentes da Rodoviária (Francesco Lolli e Lu Stopa) e, interpretando Augusta e Brandão quando jovens, os atores Hata Glau e Raoni Xavier.
A trilha sonora ficou a cargo do cantor e compositor Carlinhos P.O.Box, do violeiro Lucas Campaci, do maestro Tutti Novo e de J. Peron.
Disponível no site: www.zoncine.com.br
Valor de estreia: R$ 3,80 (disponível por 48h)
Assista no YouTube ZonCine
Teaser: https://youtu.be/WO3z6uDyK-U
Making Of: https://youtu.be/u88Vr5aIU88
Crédito das fotos: Reginaldo Leme
Assessoria Márcia Araujo | Giro das Estrelas
Siga no instagram: @jpzoncine @jota.peron
EQUIPE
Produtor Executivo – Z-on CINE : João Paulo Zonzini
Direção: Vinícius Vellys J. Peron
Câmera / Assistente de Direção: Carlos Barbieri
Diretor de Fotografia / Artes: Luis Panigassi
Assistente de Artes: Juliana Pavesi
Figurinos / Produção de Elenco: Alexandre Cruz
Making Of / Câmera 2: Breno Bradley Moraes
Foto Still / Câmera 3: Reginaldo Leme
Imagens Aéreas / Câmera 4: Rafael Estevam
Maquiagem / Concepção Visual: Kelly Macedo
Sonorização: Ei Som -Thiago Furlan Vinícius Siste Machado
Trilha Sonora: Carlinhos P. O. Box | Lucas Campaci |Tuti Fornari |J. Peron
Edição: J. Peron | Carlos Barbieri | Breno Bradley Moraes
Efeitos Especiais: Carlos Barbieri
Assessoria Artística: Márcia Araújo
Jurídico: Alcides Gritti Jr.
TI / Revisão de Roteiro: Yuri Silva
Apoio Técnico: Arminda Riolo | André Siqueira | Soeli Peron |Tadeu Zonzini
ELENCO
Deo Garcez – Delegado Brandão
Paulo Pioli – Prefeito Junqueira
Arminda Riolo – Constância
Ana Luiza Garritano – Rebeca – a bruxa
Paula Palmieri – Ingrid
J. Peron – Tião Gregório
Junior Gritti – Padre Aurélio
Pedro Ribeiro – Alberto
Rita Nascimento – Augusta
Ciro Pires – Escrivão Souza
Natasha Audrey – Crysbel
Baiana – Dona Inácia
Luiz Novo – Deputado Florindo
Lu Stopa – Vendedor de passagens
Francesco Lolli – Atendente da rodoviária
Leonardo C. de Campos – Pipoqueiro
Hata Glau – Augusta jovem
Raoni Xavier – Delegado Brandão jovem
Mari Nunciaroni – Beata 1
Cris Montini – Beata 2