Cultura - Viagem

Conheça 5 locais a céu aberto pra curtir Curitiba

22 de Janeiro de 2022

Cidade possui diversas opções pra quem quer sair de casa sem se preocupar com aglomeração

Créditos: Vinicius Grosbelli

O ano começou, e com ele o verão. Junto com o calor vem a vontade de sair, viajar, passear, conhecer novos locais, ou ainda, revisitar lugares já conhecidos. Principalmente depois de quase dois anos de reclusa e isolamento. E nesse meio tempo, se teve uma coisa que as pessoas aprenderam é que nada melhor que um lugar ao ar livre, sem ar condicionado, e sem aglomeração pra garantir diversão com segurança. Esse, com certeza, é um aprendizado para a vida, assim como o uso de máscaras e álcool em gel. Mas aí, vem sempre a velha pergunta: onde ir? Garantir um passeio legal, seguro e que possa ser curtido por toda a família nem sempre é tarefa fácil.

Pensando nisso, listamos cinco lugares a céu aberto em Curitiba que não só garantem segurança para comer uma coisinha, tomar um bom drink e de quebra, poder curtir uma boa música.

Créditos: Vinicius Grosbell

1 – Vale da Música, na Ópera de Arame

Se pra você a Ópera de Arame ainda é só um belo teatro, está na hora de renovar essa ideia. O local, em 2018, recebeu um novo projeto e vem oferecendo música instrumental de qualidade regularmente. Durante a temporada de verão, o projeto, para se ter ideia, funciona todos os dias das 10h às 18h. O Vale da Música, como é chamado, é um festival permanente que possui um belo palco flutuante. Isso mesmo, um palco que fica bem em meio ao lago e que recebe centenas de músicos, em sua maioria, curitibanos. Mas também é possível acompanhar diversos músicos internacionais se apresentando e, para saber o que rola por lá é só acompanhar a página do insta do projeto @festivalvaledamusica.

Ainda, na parte inferior da Ópera de Arame, está instalado o restaurante Ópera Arte, que serve almoço, petiscos, drinks, e uma grande variedade de opções. Com uma natureza exuberante, o local conta com um deck privilegiado. Além disso, é possível conhecer o caminho da mata, um local que liga a entrada do parque até o teatro e que é um refúgio em plena região central.

O Vale da Música também está com uma programação que inclui o ciclo de exposições fotográficas Afetos Urbanos e Cidades Possíveis, que reúne o olhar sobre Curitiba de diversos artistas locais. “É um novo tempo na Ópera de Arame. Nossa ideia é fazer com que as pessoas que passam por aqui possam ter uma experiência cultural completa. Antes, o local não era atrativo, pois as pessoas entravam, viam o teatro e iam embora. Hoje, é possível chegar de manhã e sair só à noite, estando em um dos mais bonitos locais da cidade”, explica Helio Pimentel, diretor de operações do Parque.

2 – Viva Pedreira, na Pedreira Paulo Leminski

Aproveitando que estamos na Ópera de Arame, que tal caminhar um pouquinho mais e conhecer um projeto super inovador e que trouxe um novo fôlego para a icônica Pedreira Paulo Leminski? Ainda na ideia de trazer um novo conceito para o espaço, que só abria em grandes shows, o Viva Pedreira trouxe um verdadeiro complexo gastronômico e musical para o lugar. Funcionando de quinta a domingo, o local tem uma programação diferenciada e voltada ao público de todas as idades.

Para se ter ideia, são quatro diferentes opções de espaços gastronômicos com o que há de melhor na culinária, chopes e vinhos. Na unidade do Bar do Victor, o Victor na Pedreira, petiscos, pratos e uma carta de vinhos e drinks para tomar curtindo um belo visual em um deck com mais de 600m². Já no Lagô é possível encontras as delícias da Mozzarellart, Gioia pizzaria e Fusco comidas argentinas, além do winebar Vino! e um bar de drinks especiais, Bitter End. No palco em que já pisaram lendas do rock mundial, o Pedreira Stage oferece drinks e burguers, e pra quem curte samba de raiz o Quem Não Gosta de Samba? é uma excelente opção.

Ainda, no local, o parque Pedreira Encantada - espaço para os pequenos com mais de 3 mil m² - oferece muita diversão de forma segura, com combos especiais a partir de R$ 60 o período de 3 horas. No parque, uma montanha russa, um barco pirata naufragado que pode ser explorado, cama elástica e vários outros brinquedos, todos com a supervisão de monitores.

3 – Largo da Ordem

Essa opção não poderia estar de fora dessa lista. Maior “bar a céu aberto” da cidade, o Largo da Ordem oferece diversas opções de bares e restaurantes, a sua maioria com mesas no calçadão. Tem o tradicional Bar do Alemão, o Sal Grosso, os bares que ficam perto do relógio das flores, enfim. Opção é o que não falta. Como há muita diversidade, é possível encontrar lugar pra tomar um bom chope ou uma cervejinha gelada de segunda a segunda, em qualquer horário do dia. O ponto alto do Largo é, com certeza, de quinta a domingo à noite. Nos domingos, durante a Feira do Largo também dá pra curtir um boteco. Pra quem gosta de barzinho com música ao vivo é o lugar certo.

4 – Arredores do Museu do Olho

Localizado praticamente no centro da cidade, o Museu Oscar Niemeyer é muito mais que um exuberante museu. Rodeado por alguns bares, o local acabou virando um grande ponto de encontro, onde é possível comprar um chope e apreciar, por exemplo, um lindo pôr-do-sol em frente ao grande olho. Ainda, nos fundos do Museu o Parcão é famoso por oferecer aos cães um excelente espaço para correr e brincar e aos donos um ótimo lugar para estender uma canga e relaxar. Ainda pelos fundos do MON dá pra acessar o Bosque do Papa, um dos lugares mais tradicionais e charmosos da cidade, com trilhas e uma bela área verde.

5 – Feira da Alberto Bolliger

Se tem uma coisa que é a cara de Curitiba são as feiras de rua. E a feira da Alberto Bolliger, que acontece todos os sábados pela manhã é uma das mais especiais. Além da localização privilegiada, no bairro do Juvevê bem próximo ao Estádio Couto Pereira, a feira tem muitas opções de frutas, verduras, carnes, mercearia em geral, além, é claro, do clássico caldo de cana com pastel. Ainda, na extensão da feira, dá pra conhecer o Dante, um dos mais tradicionais bares de Curitiba – que também tem mesa ao ar livre, e a Rua Pagu, um complexo gastronômico super charmoso e que também é todo a céu aberto.

Comentários
Assista ao vídeo