Cultura - Viagem

Itacaré, o destino dos sonhos e o paraíso dos surfistas e do turismo de aventura

18 de Janeiro de 2022

Frequentada por surfistas desde os anos de 1980, o paraíso do surfe e do turismo de aventura atrai todo o tipo de pessoas que buscam praia e natureza. E também não faltam opções de diversão e lazer para qualquer idade. A pequena cidade de Itacaré, localizada no litoral da Bahia, na Costa do Cacau, ao sul de Salvador, à primeira vista, é cenário típico do interior baiano, com casas coloridas, vestígios da época colonial. O município concentra lindas praias, natureza exuberante e preservada, moradores receptivos, comida de dar água na boca, hospedagem aconchegante, ambiente tranquilo e sol e ondas o ano inteiro.

Avaliada com conceito “excelente” pelo TripAdvisor, o mais importante site de viagens do Brasil, Itacaré tem suas origens mais remotas em uma aldeia indígena que vivia de caça, pesca e agricultura à margem do Rio de Contas. A cidade só começou a se desenvolver na segunda metade do Século XIX, com a produção de cacau. Em 1980, quando uma praga afetou as lavouras, Itararé, um vilarejo de pescadores, começou a ser descoberta por surfistas aventureiros, e pouco a pouco atraiu visitantes do mundo todo.

Em 1998, foi asfaltada a estrada asfaltada que liga Ilhéus a Itacaré, acelerando o desenvolvimento do turismo no local. Mesmo assim, o município conseguiu conservar extensas áreas de Mara Atlântica graças à implantação, em 1993, da APA - Área de Proteção Ambiental de Itacaré Serra Grande.

Além das diversas praias, o turista tem inúmeras opções de diversão e lazer como, por exemplo, passeio de canoa pelo Rio de Contas, tomar banho de cachoeira, pegar ondas em uma dúzia de picos diferentes, percorrer um circuito de arvorismo no meio da Mata Atlântica, fazer rafting nas corredeiras e caminhar de praia em praia pelas trilhas do Costão.

As principais praias de Itacaré e destino preferido dos surfistas são: Pontal, Boca da Barra, Corais, Tiririca, Prainha, Jeribucaçu, Engenhoca e Itacarezinho.

Como chegar a Itacaré

Ao chegar a Itacaré , o turista deve procurar locais sinalizados com o selo “Turismo Seguro”, uma iniciativa da prefeitura municipal, que certifica os estabelecimentos do setor turístico de acordo com os cumprimentos de critérios para adequação das suas instalações e procedimentos, visando a atender protocolos sanitários de segurança e qualidade no atendimento.

O turista que optar pelo avião, deve escolher o Aeroporto de Ilhéus como ponto de desembarque, uma vez que ele é o aeroporto mais próximo de Itacaré. Esse aeroporto recebe voos diários das cidades de Salvador, São Paulo e Belo Horizonte. Para a próxima etapa, há quatro opções: alugar um carro, pegar um táxi, reservar antecipadamente um translado por uma agência de Itacaré ou pegar um ônibus da rodoviária de Ilhéus com destino a Itacaré.

Quem é oriundo do sul, sudeste ou centro do país, e optar pelo carro deve utilizar a BR-101 ou BR-116 até Itabuna, seguir para Ilhéus pela BR-415 e pegar a rodovia BA-001 até Itacaré. Quem tem Salvador como origem, há duas opções: atravessar pelo ferry boat até Bom Despacho (Ilha de Itaparica) e seguir pela BA-001 até Itacaré, ou pegar a BR-324, depois a BR-101 até o entroncamento para Valença e seguir pela BA-001 até Itacaré.

Várias cidades dispõem de ônibus diários para Itacaré em suas rodoviárias, a exemplo de Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro, Valença, Bom Despacho, Feira de Santana, dentre outras.

Onde se hospedar

A Praia da Concha que oferece a melhor infraestrutura turística com pousadas e cabanas à beira-mar servindo bebidas e pratos típicos. Formada pelo encontro do mar com o Rio de Contas suas águas calmas e menos salgadas cria uma pequena enseada ideal para a prática de esportes náuticos como caiaque e stand up. Um ponto muito procurado pelos turistas é o mirante da Ponta do Xaréu, local para contemplar o pôr-do-sol.

E é nessa praia, perto da Rua da Pituba (Caminho das Praias), onde se concentram os principais bares e restaurantes da cidade, além de lojas que vendem o artesanato local, e próximo dos principais pontos turísticos e das praias da cidade, está o Terra Boa Hotel Boutique.

Com acomodações nas categorias Suíte Máster Luxo, Suíte Máster, Quarto Luxo Superior e Quarto Standard Térreo, o hotel dispõe de piscina ao ar livre com prainha (deck molhado) e pool bar, SPA com sauna, ofurô e banheira de hidromassagem, área de massagem e salão de jogos equipado com sinuca, pebolim, damas, xadrez e baralho, além de espaço para os pequenos com cozinha kids.

Todas as acomodações, com vistas para a piscina, jardim ou bosque internos, dispõem de ar-condicionado Split, TV LCD com canais Sky por satélite, Wi-fi gratuito, cofre digital, frigobar, varanda ou sacada com rede, banheiro privativo, secador de cabelo e amenidades para o banho. As suítes máster ainda oferecem cama king size e banheira de hidromassagem.

Destaque do hotel é o Restaurante Terra Boa, comandado pela Chef Dedeu, que mostra ao hóspede tudo o que a Bahia tem de melhor na gastronomia. No cardápio opções de pratos principais, lanches, sobremesas e drinks. Reconhecido pelo ótimo serviço e deliciosas opções, o restaurante levanta a bandeira do Slow Food, ou seja, une o prazer de saborear uma boa comida com a consciência e responsabilidade com o alimento.

O café da manhã é farto e delicioso, com variedade de pães, beijus de tapioca preparado na hora, bolos, biscoitos, frutas, chás, geleias, sucos.

Comentários
Assista ao vídeo