Business -

Empresas que atuam com sócios crescem 71,4% em setembro, revela Serasa Experian

17 de Dezembro de 2021

No comparativo anual do total de companhias abertas houve alta de 3,5% com relação ao mesmo mês de 2020

Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian mostra que setembro de 2021 teve 333.51 empresas abertas. A quantidade aponta alta de 3,5% na comparação com o mesmo mês de 2020. Na análise por natureza jurídica, o levantamento apontou que na variação anual houve um aumento de 71,4% no segmento de Sociedades Limitadas, quando o empreendedor atua com sócios. Já entre os MEIs houve queda de 1,0% e para aquelas que atuam sem sócios, as Empresas Individuais, a queda foi ainda mais expressiva (30,7%). Veja os dados no gráfico e tabela abaixo:

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os empreendedores estão optando em abrir empresas em conjunto para se apoiar financeiramente. “É muito comum que aqueles que tem o objetivo de empreender, mas não possuem capital suficiente, busquem sócios para dividir as despesas. Quando a pandemia começou houve um aumento expressivo de MEIs para tentarem se manter financeiramente, já que muitos ficaram sem renda ou foram demitidos de suas empresas. Agora, aqueles que não conseguiram investir no próprio negócio porque estavam inseguros pelo momento de crise econômica passaram a se unir com outras pessoas que tinham o mesmo objetivo para conseguir mais rápido o sucesso da empresa”.

Com relação ao segmento que mais teve empresas criadas, o setor de Serviços continua sendo o que mais cresce (9,9%). Já no Comércio a queda foi de 10,7% e Indústria cresceu 3,5%. “A difícil situação enfrentada pelas empresas do setor de Comércio ao passarem pelas restrições da pandemia, fez com que muitas pessoas ficassem menos dispostas a abrir empresas voltadas para esse segmento. O contrário aconteceu com os Serviços, que conseguiram continuar funcionando graças ao formato de funcionamento, como entregas de comida ou aplicativos de transporte, por exemplo”. Confira as informações completas na tabela a seguir:

Com relação aos dados por região, ainda no ano a ano, o Nordeste foi o único que apresentou aumento de 11,2%. As demais regiões tiveram queda. Norte com diminuição de 7,5%, Centro-Oeste (6,6%), Sul (3,4%) e Sudeste (0,2%).

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador clique aqui.

Serasa Experian e Sebrae disponibilizam plataforma de conteúdo gratuito
Para contribuir e impulsionar a retomada econômica das micro e pequenas empresas, a Serasa Experian e o Sebrae criaram a plataforma Aprenda, na qual donos de negócios podem se beneficiar com diversos conteúdos gratuitos sobre gestão financeira, acesso a crédito, cobrança, entre muitos outros temas. Para conferir, acesse: www.aprendaserasasebrae.com.br

Comentários
Assista ao vídeo