Business -

Qual o futuro dos processos de reconhecimento da cidadania italiana?

17 de Dezembro de 2021

A julgar pelas medidas que o Governo Italiano vem tomando, tudo indica que seja através dos seus Tribunais. Entenda por quê.      

Grande Canal E Antiga Catedral Em Veneza, Itália. | Foto: Pexels

Como tudo no mundo, as coisas evoluem. E com os procedimentos para o reconhecimento da cidadania italiana não poderia ser diferente.

Olá, nos somos a equipe jurídica da Master Cidadania e atuamos com processos de reconhecimento da cidadania europeia há 17 anos. Gostaríamos de compartilhar um pouco da nossa longa experiência no campo da dupla cidadania, convidando você a fazer algumas reflexões.   

Você já parou pra pensar por que o governo italiano está abrindo e canalizando gradualmente os processos de reconhecimento da cidadania italiana para os seus tribunais?

Antes de seguirmos, é preciso entender uma coisa muito importante: o peso e a responsabilidade que comporta para um país democrático, como é o caso da Itália, conceder a cidadania do seu país a um individuo.

Também, que as mudanças promovidas nos últimos anos, nada têm a ver com o fato da Itália querer barrar o reconhecimento da cidadania italiana aos ítalo-brasileiros. Afinal, além da relação fraternal que sempre existiu entre o Brasil e a Itália, pesa o fato de sermos um imenso mercado consumidor de produtos italianos.    

Falamos constantemente em oportunidades, qualidade de vida, status, o que é perfeitamente válido. Mas isso representa somente um lado da moeda.

Ser um cidadão italiano é fonte por direitos e deveres e principalmente pelo direito de participar das escolhas políticas do país, e é aqui o ponto central de tudo: o poder do voto! Um gesto aparentemente simples, mas que pode alterar o rumo de uma nação!    

Eis que temos, nesta reflexão, um motivo importante para o Governo Italiano querer elevar o nível da discussão, passando a análise dos pedidos de cidadania para as mãos dos magistrados, além de ter um controle mais criterioso das cidadanias concedidas.      

Mas, afinal, o processo de cidadania italiana pela via judicial é bom ou ruim?  

Para enfrentar o aumento sistemático no número de pedidos de cidadania italiana, a Itália buscou, através de seus Tribunais, adotar procedimentos mais claros e objetivos para garantir a correta análise de cada pedido de cidadania apresentado pelos descendentes de italianos nascidos pelo mundo.     

AÇÃO DECLARATÓRIA DE CIDADANIA (popularmente conhecida como processo contra as filas, via judicial contra as filas, processo judicial contra as filas consulares e via tribunal de Roma).   

Entre todas as mudanças que vem acontecendo nos anos recentes, sem dúvida nenhuma, a aceitação dos processos de cidadania italiana pela via judicial após criação da sessão especializada no Tribunal Ordinário de Roma, foi a que mais deu certo.  

Tanto que o governo italiano descentralizou a competência do Tribunal de Roma, regionalizando os pedidos, que poderão ser feitos, a partir de julho de 2022, cada um no tribunal do território de nascimento do seu respectivo ascendente italiano. Dessa forma, todos os Tribunais Civis na Itália passarão a aceitar e processar os pedidos de reconhecimento da cidadania Italiana jus sanguinis, reduzindo muito o tempo de conclusão dos processos.

“Tribunal é sinônimo de segurança jurídica, transparência, pois o cliente   acompanha todo o andamento do processo através do aplicativo do próprio tribunal e ainda temos a possibilidade de juntar vários requerentes da mesma família numa única ação. Tudo isso sem precisar se apresentar na Itália.”  

Dr. Eduardo Carraro, co-fundador e responsável jurídico da Master Cidadania.        

Ok, mas quanto às assessorias, o que muda?    

Com o aumento da demanda pela busca do passaporte italiano, verificou-se, nos últimos anos, o surgimento de novas assessorias e de advogados que passaram a se interessar pelo mercado da dupla cidadania.   

Investimento pesado em marketing digital, produções elaboradas, frases de efeito, profissionais de outros setores que agora atuam com cidadania, enfim, tudo isso faz parte do jogo e, como dizem os italianos, va bene così.

Mas aquilo que você precisa saber, independentemente da campanha publicitária e mudanças promovidas pelo Governo italiano, é que o processo de reconhecimento da cidadania italiana envolve dois países, duas legislações complexas e diferentes, direito civil internacional, direito constitucional brasileiro e direito constitucional italiano.

São estes os fatores que você precisa levar em consideração na hora de contratar uma assessoria, e qualquer outra coisa fora disso é meramente marketing.    

Além dos Tribunais, quais seriam as outras opções para dar entrada no reconhecimento da cidadania italiana?   

PROCESSO ADMINISTRATIVO (Comune Italiano) 

Devido a fila de espera de mais de 10 anos nos Consulados italianos no Brasil, muitos descendentes optavam por ingressar com o processo administrativo diretamente na Itália, através do Comune.

Para isso, precisavam comparecer pessoalmente na Itália, requerer primeiramente o registro de residência anagrafica, aguardar a visita do vigile, para só então ingressar com o pedido de cidadania. Este procedimento, além de oneroso, previa a obrigatoriedade de presença do interessado em território italiano por no mínimo 3 meses, inviabilizando o acesso ao direito de cidadania pela maioria brasileiros ítalo-descendentes.

Outro fato importante, de outubro de 2021, foi a controversa Comunicação da parte do Ministero degli Interni orientando os Comunes a não concluírem novos pedidos de reconhecimento da cidadania. Se os Comunes estão ou não seguindo esta orientação não se sabe, mas isso gerou muitas incertezas, sem dúvidas.     

Cidadania italiana no Consulado Italiano no Brasil

Sobre a opção de apresentar o pedido de reconhecimento da sua cidadania italiana diretamente nos consulados no Brasil, a situação é bem conhecida e se você não está na fila há anos, temos pouco a dizer.

Os prazos das filas nos consulados Italianos e a dificuldade de se obter informações inviabilizam esta opção.

Sobre esta situação, os consulados se justificam alegando excesso de pedidos apresentados e a falta de funcionários.

Um verdadeiro pecado, que nada tem a ver com o Bel Paese   

Master Dicas - O Italiano bem informado.  

COMO FAÇO PARA SABER SE TENHO DIREITO A CIDADANIA ITALIANA?

A cidadania italiana não tem limite de gerações, se você tem um ascendente italiano você terá direito a solicitar o reconhecimento do seu status de cidadão desde que consiga demonstra-lo, apresentando a documentação necessária. Lista de documentos  

POSSUO UMA MULHER ENTRE OS MEUS ASCENDENTES, TENHO DIREITO?

Sobre este assunto, é muito comum encontramos publicações equivocadas sobre a cidadania italiana pela linha materna (Lei de 48) mesmo por aqueles que deveriam saber. 

Nos últimos anos, os Tribunais italianos, em todos os graus de jurisdição, vêm respondendo positivamente aos pedidos de reconhecimento da cidadania aos filhos de cidadãs italianas, ainda que nascidos anteriormente à data limite (01/01/1948), eis que a Constituição devolveu àquelas mulheres a cidadania perdida.

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR A CIDADANIA ITALIANA?

1) As certidões de nascimento, casamento e negativa de naturalização do ascendente italiano (em alguns casos específicos, também as certidões de óbito).

2) As certidões de nascimento e casamento de todos os descendentes em linha reta até chegar no interessado.

BUSCA DE CERTIDÕES NA ITÁLIA:  NÃO POSSUO A CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO ITALIANO, O QUE DEVO FAZER?

O primeiro passo a ser dado para que você tenha sua cidadania italiana reconhecida é montar a sua árvore genealógica.

O processo de busca pelos documentos necessários ao processo de reconhecimento da cidadania italiana começa na sua própria família. Os dados essenciais para a pesquisa são nomes completos, datas e locais de nascimento e casamento dos seus ancestrais italianos.  

O acervo mais importante a ser consultado é composto pelo arquivo pessoal, fotografias, cartas e memórias dos membros mais velhos da sua família.

Com as informações obtidas junto aos seus familiares, você pode começar a montar a sua árvore genealógica. Esses dados, somados a experiência de um profissional, possibilitam a reconstrução de todo o seu histórico familiar com a localização dos registros necessários para o processo.     

Fica a nossa dica:  Nas certidões de registro civil (casamento e nascimento), encontramos muitas vezes informações importantes. Por exemplo, é comum, no Registro de Nascimento dos filhos, encontramos menção ao casamento dos pais, nos registros de casamento, encontramos dados dos nascimentos e, assim, a cada certidão localizada, somamos mais e mais informações relevantes.   

VERIFIQUEI QUE MINHA DOCUMENTAÇÃO POSSUI ERROS DE NOME E SOBRENOME, PRECISO RETIFICAR?

RETIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS: é preciso retificar nomes e letras na minha documentação?  Pra que serve retificar as certidões?  

Algumas incongruências presentes nos registros civis brasileiros tornam evidente a necessidade de retificação dos documentos. A retificação se faz necessária quando os erros verificados entre um registro e outro geram dúvidas quanto à identidade do titular do registro.

Podemos exemplificar com casos em que o nome ou sobrenome mudam completamente; quando a data de nascimento e/ou idade de uma pessoa, quando reportada nas certidões seguintes (ou seja, seu casamento, nascimento dos filhos, etc), não bate entre uma certidão e outra; quando a nacionalidade do italiano vem modificada em seu casamento ou nascimento dos filhos (por exemplo: vem declarado que era brasileiro). Nesses casos a retificação é fortemente recomendada para uniformizar os dados e abater qualquer dúvida que pudesse impedir o bom andamento do processo.

Optar pela retificação judicial ou administrativa irá depender da complexidade das mudanças necessárias e, também, do número de registros e cartórios envolvidos. Quando as mudanças são meramente correções de erros materiais, ou seja, de grafia e datas presentes nos registros anteriores, os Cartórios aceitam o processo administrativos sem maiores problemas. Quando as mudanças necessárias exigem maior aprofundamento, como no exemplo da nacionalidade, ou alterações muito drásticas nos dados, eles mesmo recomendam solicitar a retificação judicialmente.

O QUE É APOSTILA?

A apostila é o reconhecimento da assinatura do oficial que assina os documentos públicos, além de seus selos e carimbos, em modelo internacional, aprovado na Convençao de Haya, um acordo internacional do qual o Brasil faz parte, que foi assinado por mais de 100 países, e serve para que os documentos tenham validade internacional.

APOSTILAMENTO DAS CERTIDÕES, COMO FAZER?

O apostilamento é feito pelos cartórios no Brasil, sem maiores problemas.    

JÁ POSSUO A CIDADANIA ITALIANA, MINHA ESPOSA / MARIDO TEM DIREITO?

A resposta é sim! O processo de cidadania italiana por matrimônio é possível somente se às pessoas forem casadas no civil (vale para relações hetero e homoafetivas) com cidadãos italianos (sejam nascidos na Italia ou fora dela, como no seu caso)

O processo de reconhecimento da cidadania italiana para o cônjuge de cidadão italiano, entretanto, é feito por procedimento próprio, muito diferente do processo de cidadania para os descendentes (jus sanguinis). O pedido de cidadania por matrimonio é apresentado ao Ministero degli Interni, em sua plataforma especifica (https://www.interno.gov.it/it/temi/cittadinanza-e-altri-diritti-civili/cittadinanza/cittadinanza-invia-tua-domanda). Com a aceitação da documentação enviada pelo site, o Ministerio convoca os interessados para entregar os documentos originais no consulado italiano da região em que residem os cônjuges ou na Prefettura, que é a sede da Província de residência dos cônjuges.

Quanto aos requisitos e prazos para solicitar a cidadania por matrimônio:     

Para os não-residentes na Itália:

- Mínimo 03 anos de casados caso o casal não possua filhos ou 1,5 ano caso o casal possua um filho comum entre eles.

Para os residentes na Itália:

- Mínimo 2 anos de residência caso o casal não possua filhos ou 1 ano de residência, caso tenham filhos em comum

- O cônjuge deverá ainda apresentar o certificado de proficiência da língua italiana, equivalente ao nível B1. Isso ocorre desde 2018 e é prevista pela legislação italiana.  

- Certidão de casamento já registrada na Itália. 

- Certificado penal, emitido em todos os países onde o interessado residiu após os 14 anos de idade.

- Certidão de nascimento integral.

Como é morar na Itália?

Esqueça a vida agitada das grandes cidades brasileiras. Com exceção das poucas cidades grandes do País, o ritmo de vida na Itália é lento ou, como costumamos dizer: “a Itália é o país do eterno feriado.”  

A Itália é um país de cidades pequenas. Exceto Roma, Milão e Nápoles, todas as outras cidades têm uma população abaixo de 1 milhão de habitantes.

Por esse motivo, o ritmo de vida não é tão frenético. Aqui se trabalha para viver, não se vive para trabalhar. A proximidade com o interior é bastante sentida, principalmente em regiões mais agrícolas, como o Veneto, Úmbria, Emilia Romagna, Toscana, Marche e Brianza.  Quanto as demais delícias de morar Itália, só vindo morar aqui para entender!

Morar na Itália tendo a cidadania italiana é mais fácil? Isso vale para os demais países da Comunidade Européia? 

Como cidadão italiano, a vida na Europa se torna muito mais simples. 

Entretanto, nunca é demais ressaltar: dinheiro, na Europa, assim como no Brasil, não nasce em árvores e você terá que estar preparado para se confrontar com uma sociedade muito mais organizada do que a nossa, onde as leis funcionam e são aplicadas, onde o respeito às regras e ao próximo é a ordem do dia.  

A nossa Master Dica é: Quando você decidir recomeçar uma vida nova em outro país, e isso vale pra quem vem a trabalho, estudo ou em busca de uma vida mais segura e tranquila, principalmente se você traz consigo toda a familia, é fundamental realizar um planejamento detalhado. Estude a língua, estude o mercado de trabalho, as melhores cidades para onde fixar residência, onde ficam as melhores escolas, onde ficam as melhores estruturas sanitárias, como é o inverno na Europa assim como os períodos de férias, quais as regiões mais planas e as mais montanhosas, etc.    

No mais, uma certeza nós temos. Para quem consegue “sobreviver” aos problemas enfrentados no Brasil, o sucesso na Europa está ao alcance das suas mãos. Use ao seu favor essa experiência de vida e mercado de trabalho adquiridas no Brasil, muitas coisas que funcionam no Brasil, poderiam funcionar aqui e vice e versa, principalmente na prestação de serviços.  Anote as dicas que te demos e não pense duas vezes, pois a vida é uma só e escorre rapidamente, viva agora os seus sonhos!                

Tenho mais pessoas interessadas na família, como funciona?   

Com a abertura da aceitação do pedido de cidadania pelos Tribunais na Itália, pela primeira vez é possível apresentar um pedido de reconhecimento da cidadania italiana com múltiplos requerentes sem a necessidade de ter que se apresentar na Itália.  

Portanto, é possível incluir na mesma “pasta”, seus pais, filhos, netos, bisnetos, primos e primas, tios e tias, enfim, todos aqueles que forem descendentes diretos do(a) ascendente italiano(a) juntos no mesmo processo. Dessa forma, quanto mais requerentes tiver no processo, menor é o valor do investimento necessário para cada um, sem que isso atrapalhe o normal andamento do processo.  

Entre em contato e saiba mais em http://www.mastercidadania.com.br A consulta é gratuita.       

A cidadania italiana tem prazo de validade? 

Uma vez que o status de cidadão italiano é reconhecido no pleno respeito da lei, ela é para sempre. 

Manutenção do seu status de cidadão italiano. Mas o que isso significa? 

Muitas pessoas se questionam: “não estou conseguindo renovar passaporte, será que perdi a cidadania?” 

A resposta para estes casos é não, você não perdeu a sua cidadania italiana mas provavelmente se esqueceu das sua obrigações, como cidadão Italiano, perante o Estado Italiano. 

Quais obrigações? Por exemplo: NUNCA se esqueça de comunicar a autoridade italiana mais próxima SEMPRE que você mudar de endereço e isso vale mesmo se você se mudar para o apartamento da frente do seu, no mesmo andar. A mesma coisa para quem se muda para fora do Brasil.

Isso se chama Atualização Cadastro AIRE (todo cidadão italiano que mora fora da Itália atualiza seu endereço fazendo o AIRE e para aqueles que moram na Itália, diretamente no seu Comune de residência). A atualização do cadastro AIRE, no Brasil, é feita online através do FAST IT https://conssanpaolo.esteri.it/consolato_sanpaolo/pt/i_servizi/per_i_cittadini/anagrafe/iscrizione-aire-prima-registrazione.html    

Quanto as demais obrigações do cidadão italiano são: Comunicar o consulado Italiano onde você consta como residente ou Comune de residência na Itália sempre que:  se casar, divorciar, casar de novo, nascimento dos filhos, netos e bisnetos (antes que ele completem 18 anos!) 

Existe diferença entre o cidadão italiano nascido na Itália e para quem obteve a cidadania por descendência? 

Juridicamente falando, não. Perante a lei, não existe cidadão de classe “A” ou “B”. Voce não è “menos italiano” só porque a sua cidadania foi reconhecida através de um(a) tataravô(ó), bisavô(ó), avô(ó) ou mesmo pelo matrimônio.   

COMO MORAR LEGALMENTE NA ITÁLIA SEM SER CIDADÃO ITALIANO?

Para morar legalmente na Itália, se você não possui a cidadania italiana reconhecida, é preciso solicitar o visto de residência. Mas para que o visto seja concedido, você precisa demostrar que possui os requisitos necessários.     

O Estado italiano concede uma série de vistos de residência para cidadãos estrangeiros. O Governo Italiano possui uma serie de visto de residencia para este https://www.interno.gov.it/it/temi/immigrazione-e-asilo/modalita-dingresso/visto-e-permesso-soggiorno#:~:text=Il%20visto%20%C3%A8%20rilasciato%20dall,quale%20si%20trova%20lo%20straniero. e os mais acessíveis são: 

  • Estudo.
  • Trabalho.
  • Investimento.
  • Aposentado.

Posso solicitar meu visto de residência diretamente na Itália? 

A resposta, salvo casos específicos, é não. O pedido do visto precisa ser apresentado primeiramente no consulado italiano competente pela região onde você reside efetivamente.

O visto será emitido no seu passaporte brasileiro, antes do seu embarque para a Europa e, assim que você desembarcar, terá ainda que se apresentar no departamento de imigração italiano (Questura) responsável pela região onde você irá fixar a sua nova residência para a emissão do Permesso di Soggiorno (cartão magnético) para que você não tenha que sair por aí andando com o passaporte brasileiro no bolso.   

Posso morar, estudar ou trabalhar em outro país da Europa com o visto de residência Italiano?  

A resposta é não. Cada país europeu possui seus vistos e requisitos específicos. Por exemplo, se você possui um visto de residência italiano, você poderá circular livremente por outros países da Comunidade Européia mas somente por breves períodos, tendo que retornar ao país de onde se originou o seu visto.

O pedido do visto precisa ser apresentado no respectivo consulado do país escolhido, antes do seu embarque para a Europa. Uma vez que você tiver o seu visto emitido no seu passaporte brasileiro é necessário se apresentar.    

Lembrando que cada país europeu possui seus vistos e requisitos específicos. Por exemplo, se você possui um visto de residência italiano, você poderá circular livremente por outros países da Comunidade Européia, mas somente por breves períodos, tendo que retornar ao país de onde se originou o seu visto.

Sou aposentado, não possuo a cidadania italiana, mas quero morar na Itália, como isso é possível?

Se você é aposentado e possui uma renda fixa que convertida em Euros atendam o piso mínimo estipulado pelo Governo Italiano, a resposta é sim.    

O rendimento mínimo que deve ser comprovado para se candidatar a um visto de residência é igual a € 460,28 por mês, ou seja, € 5.983,64 por ano POR REQUERENTE.  

Na Lei do Orçamento d e 2019 https://www.ilsole24ore.com/art/cinque-requisiti-i-pensionati-esteri-che-si-spostano-sud-ACOiZ6K?refresh_ce=1 (que começou a valer em 2020), o governo italiano propôs uma taxação diferenciada aos estrangeiros que decidirem se mudar para o país de somente 7% sobre todas as rendas, incluindo a aposentadoria.

A alíquota anual prevista na lei anterior era de 25%. A proposta é válida por 5 anos, contados a partir da sua efetivação.

A idéia é diminuir os impostos para tentar concorrer com países como Portugal e Espanha, com o intuito de atrair os aposentados, sobretudo nas regiões do sul da Itália.

A lei prevê que os aposentados priorizem regiões como Sicília, Calábria, Sardenha, Campânia, Basilicata, Abruzos, Molise e Apúlia e que escolham cidades com menos de 20 mil habitantes.

Não sou aposentado e nem tenho idade para isso mas gostaria de morar legalmente na Itália com minha família, como faço?  

Neste caso, você terá que solicitar o visto de Residência Eletiva (Golden Visa). 

  • Formulário https://vistoperitalia.esteri.it/Moduli/it/Formulario%20Visto%20Nazionale.pdf de pedido de visto (formulário para o visto D);
  • Fotografia recente, colorida (3×4);
  • Apresentação de documento de viagem (passaporte);
  • Documento comprovando renda;
  • Documento comprovando moradia na Itália (possível moradia, como contrato promessa de aluguel, compra de imóvel, etc) 
  • Documento comprovando a parentalidade (em caso de pedido para a família inteira).

Custo do visto

A taxa para solicitação do visto Residenza elettiva (link) é de € 116,00 https://www.inps.it/docallegati/Informazioni/lavoratorimigranti/lavorareinitalia/lavoratoreextracomunitario/permessidisoggiorno/Documents/pds_residenza_elettiva.pdf

No entanto, os Consulados Italianos no Brasil suspenderam a emissão de todos os vistos durante a pandemia do Covid-19. Você pode acompanhar as informações e atualizações em tempo real no site oficial do Consulado italiano https://conssanpaolo.esteri.it/consolato_sanpaolo/pt/la_comunicazione/dal_consolato/2021/10/rientri-dall-estero-in-italia-informazioni.html

Qual a renda necessária para solicitar o Visto Eletivo?

Para fazer a solicitação do Visto Eletivo é necessário apresentar as autoridades italianas uma renda fixa de no mínimo 31 mil euros anuais. 

Se for requerer o visto também para o cônjuge, esse valor deverá ser pelo menos 20% maior. E para cada filho deverá aumentar 5%.

Elenco e contatos da Embaixada e Consulados Italianos no Brasil. 

Consulado Italiano de São Paulo

Representa os Estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre.  

Endereço: Av. Paulista, 1963, CEP 01311-300

Atendimento: 8h30 à 12h30 (terça-feira das 12h30 às 16h30)

Telefone: (11) 3549-5699

Site: www.conssanpaolo.esteri.it

E-mail: urp.saopaolo@.esteri.it.

Consulado Italiano de Curitiba

Representa o Estado de Santa Catarina.

Endereço: R. Mal. Deodoro, 630 – 21º andar – Centro, Curitiba – PR, 80010-010

Atendimento: 8h30 à 12h45 (segunda e quarta 8h30 às 17h15)

Telefone: (41) 3883-1750

Site: https://conscuritiba.esteri.it/consolato_curitiba/it/

E-mail: passaporti.curitiba@esteri.it

Consulado Italiano de Porto Alegre

Endereço: R. José de Alencar, 313 – Menino Deus, Porto Alegre – RS, 90880-481

Atendimento: 9h00 à 12h00

Telefone: (51) 3230-8200

Site: https://consportoalegre.esteri.it/consolato_portoalegre/pt/

E-mail: cittadinanza.portoalegre@esteri.it

Consulado Italiano do Rio de Janeiro

Representa o Estado do Espírito Santo.

Endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 40 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20020-010

Atendimento: 8h00 à 12h00

Telefone: (21) 3534-1315

Site: https://consriodejaneiro.esteri.it/Consolato_RiodeJaneiro/pt/

E-mail: riodejaneiro.citt@esteri.it

Consulado Italiano de Belo Horizonte

Endereço: R. Alagoas, 721 – Savassi, Belo Horizonte – MG, 30130-160

Atendimento: 8h45 à 12h30

Telefone: (31) 3508-5100

Site: https://consbelohorizonte.esteri.it/consolato_belohorizonte/pt/

E-mail: cidadania.belohorizonte@esteri.it

Consulado Italiano de Recife

Representa toda a Região Nordeste.

Endereço: R. Padre Carapuceiro, 706 – 13° andar – Boa Viagem, Recife – PE, 51020-280

Atendimento: 9h30 à 12h00 (apenas segunda, quarta e sexta-feira)

Telefone: (81) 3035-4700

Site: https://consrecife.esteri.it/consolato_recife/pt/

E-mail: cidadania.belohorizonte@esteri.it

Embaixada Italiana no Brasil

A Embaixada Italiana no Brasil é o maior órgão representativo da Itália no país, foca nas relações entre os dois países e trata da economia, política externa, direitos humanos, entre outros.

Endereço: SES – Av. das Nações, Quadra 807, Lote 30, 70420-900 – Brasília/DF

Atendimento: 12h00 à 13h00

Telefone: +55 61 3442-9900

Site: www.ambbrasilia.esteri.it

E-mail: ambasciata.brasilia@esteri.it

Onde ficam as melhores escolas e universidades da Itália?

O sistema de ensino na Itália é público e, devido a estabilidade que o Estado Italiano oferece aos profissionais de ensino, acabam atraindo os melhores professores. Segundo o ranking das melhores escolas primárias Italianas (link) as províncias de Milão e Monza Brianza reúnem as melhores escolas. 

Outra super opção, são as escolas particulares internacionais que oferecem uma excelente infraestrutura e professores bilingues de alto nível com experiências multiculturais no currículo. Elas também estão localizado entre a províncias de Milão e Monza Brianza e custam em média € 700,00 / mês por aluno.  

Quantos as melhores faculdades públicas, Milão e Bolonha concentram as melhores.

Qual é a região italiana com o melhor sistema de saúde?

O sistema de saúde público na Itália é gratuito e as regiões com os melhores hospitais e clínicas especializadas são as províncias de Milão, Monza Brianza, Emilia-Romana, Trentino-Alto Adige e Veneto. 

Quais os países com o melhor sistema de saúde público na Europa? 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sistemas de saúde de países como Itália, Espanha e França são de melhor qualidade do que outros do continente europeu. Entre os países escandinavos (Norte da Europa) a Noruega está em primeiro lugar. 

Comentários
Assista ao vídeo