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Santuário Cristo Redentor lança museu digital em 2022

15 de Dezembro de 2021

Iluminação especial e evento com participação da Yapoli, Cubo Itaú e AWS marcam a digitalização do Santuário e celebram seu acervo digital e seu futuro museu online

Nessa quarta-feira, 15 de dezembro, a partir das 18h, o Santuário Cristo Redentor ganhará uma iluminação especial em um evento que marca sua transformação digital. De olho nas novas tecnologias e buscando evoluir no ambiente digital, em parceria com a Yapoli, startup membro do Cubo Itaú, o Santuário comemora o lançamento do seu acervo digital colaborativo e anuncia a criação de um museu digital para 2022. “Estamos atentos a esse universo de inovação e entendemos que era o momento de realizarmos a nossa transformação e usarmos as tecnologias, já tão desenvolvidas, para nos auxiliar na administração de nosso Santuário, que já possui uma trajetória de 90 anos”, afirma Padre Omar, Reitor do Santuário Cristo Redentor.

Cristo Redentor. | Foto: Divulgação

Em continuação ao projeto iniciado em meados de 2021 com a digitalização dos documentos que fazem parte da história do Santuário Cristo Redentor, a Yapoli chega para fazer a curadoria e organização desses materiais, assim como a gestão destes e dos encontrados no acervo digital, espaço online em que pessoas do mundo inteiro podem compartilhar suas histórias, fotos e documentos que fazem parte do passado e presente do monumento. “Ficamos muito honrados de participar de um marco tão importante para o Santuário por meio da nossa solução, principalmente em um momento em que uma de nossas especialidades, a governança corporativa, tem sido tema de discussões relevantes”, conta Adalberto Generoso, CEO da Yapoli.

Outro apoiador é o Cubo Itaú, mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, que além de conexões entre startups e a comunidade, oferece suporte por meio de mentorias e ressalta a importância do ecossistema de inovação para o desenvolvimento da sociedade. Com foco em inovação aberta, que parte do princípio de que ninguém consegue inovar sozinho, por mais estrutura que se tenha, para o Cubo, fazer parte da transformação digital do Santuário Cristo Redentor é aplicar esse conceito para além do ambiente corporativo e passar a atender as necessidades da sociedade. “As soluções tecnológicas das startups estão permitindo que deixemos um importante legado para a história do Brasil”, explica Renata Zanuto, co-head do Cubo Itaú.

Renata ainda ressalta que, por meio dessa transformação digital, é possível manter a história duradoura e acessível para todos e por todas as gerações. “A digitalização de documentos e do santuário como um todo, sua categorização e gestão desses ativos digitais, culminando na construção do museu virtual, permitirão que toda a história deste patrimônio se mantenha viva ao longo do tempo. Esse é mais um exemplo de como a tecnologia impacta a sociedade e sua trajetória”, complementa.

A Yapoli ainda conta com a AWS, plataforma de serviços de computação em nuvem, como parceira do projeto. A empresa de tecnologia será responsável por fornecer a infraestrutura digital para que a startup possa trabalhar na curadoria, armazenamento e classificação dos materiais. “Estamos muito orgulhosos de apoiar a evolução das maiores startups do Brasil, como a Yapoli, que tem feito um trabalho importante de gestão e distribuição de ativos digitais para grandes instituições, como o Cristo Redentor, Alpargatas, C&A, entre outras”, revela Fred Santoro, Head de Startups da AWS Brasil.

Museu Digital

A expectativa é que a Yapoli realize a curadoria de todo o material digitalizado já em posse do Santuário Cristo Redentor, assim como o colhido pelo acervo colaborativo, e que a inauguração do museu digital ocorra em 2022. “O Santuário precisava de uma plataforma de gestão e queria ter a participação do povo com objetos e documentos que foram se dissipando ao longo dos 90 anos, que não estão na mão da instituição. Por isso veio a ideia deste canal de comunicação em escala, assim todo esse material histórico é aproveitado e compartilhado. Estamos animados com esse desafio de ter um patrimônio histórico passando do físico para o digital e gerir isso. Esperamos entregar para a sociedade um trabalho extremamente valioso, que perdure por todo o futuro”, finaliza o CEO da Yapoli.

Sobre o Santuário Cristo Redentor do Corcovado

O Santuário Cristo Redentor é o primeiro santuário a céu aberto do mundo! Símbolo nacional dos sentimentos cristãos do país, é um espaço originalmente sagrado, que contou com grande participação dos fiéis e empenho da população do Rio de Janeiro para a sua construção. A ele afluem pessoas de todos os povos e culturas. A elas, o Cristo Redentor acolhe, de braços abertos, para que sua presença real, em corpo e sangue, alma e divindade, viva na Capela Nossa Senhora Aparecida, toque seus corações. É lugar de celebrações cultuais e culturais, de caridade, de cultura, de diálogo ecumênico e inter-religioso, de peregrinação e de desenvolvimento sustentável.

Atribui-se a ideia original da construção de uma imagem de Jesus Cristo sobre o Monte Corcovado ao sacerdote lazarista francês Pierre-Marie Bos. Esse missionário chegou ao Brasil em 1859, sendo designado capelão da igreja do Colégio da Imaculada Conceição, no Rio de Janeiro, no bairro de Botafogo, local com vista privilegiada para o Corcovado. Em 1888, a Princesa Isabel, que frequentava a Igreja da Imaculada Conceição, assinou a Lei da Abolição da Escravatura, e quiseram homenageá-la com uma estátua no alto do Monte Corcovado. A princesa gentilmente declinou, ordenando a construção de uma imagem ao Sagrado Coração de Jesus, que para ela era o ‘verdadeiro Redentor dos homens’. Contudo, a Proclamação da República, em 1889, cancelou temporariamente os planos da construção.

Em 1921, nos preparativos para o Centenário da Independência, um grupo de leigos chamado ‘Círculo Católico’ lançou novamente a ideia da construção, que foi prontamente acolhida pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, sob a liderança de Dom Sebastião Leme. O projeto vencedor foi do engenheiro carioca Heitor da Silva Costa, que contou com a colaboração do pintor Carlos Oswald, do escultor francês Paul Landowski e os cálculos estruturais do engenheiro francês Albert Caquot. O monumento, com 38 metros de altura, foi erguido com doações do povo brasileiro, entre 1926 e 1931, sendo inaugurado com a benção do Cardeal Leme, na presença do chefe de governo Getúlio Vargas, no dia 12 de outubro de 1931. Em 2006, no 75° aniversário da inauguração do monumento, o platô do Monte Corcovado foi reconhecido como um lugar sagrado, recebendo, por decreto de Dom Eusébio Scheidt, o título de Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor do Corcovado.

Sobre a Yapoli

Criada em 2018, a Yapoli é a mais inovadora plataforma de gestão, governança corporativa e distribuição de documentos e materiais digitais para grandes corporações. Sediada em São Paulo, além da parceria comercial e estratégica com o Santuário Cristo Redentor, é a plataforma global da Havaianas e atua com clientes que estão buscando a vanguarda da inovação tecnológica e liderança digital, como Portobello, Unidas, Whirlpool e C&A.

Sobre o Cubo Itaú

Inaugurado em setembro de 2015 pelo Itaú Unibanco em parceria com a Redpoint eventures, o Cubo Itaú é o mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, uma organização sem fins lucrativos que potencializa a conexão e a criação de negócios entre grandes empresas e startups. O Cubo Itaú está sediado na região da Vila Olímpia, em São Paulo, e, por meio de suas plataformas física e digital, contribuiu com o crescimento das mais de 300 startups curadas que fazem parte de seu portfólio e refletem mais de 20 segmentos de mercado, contemplando, assim, empreendedoras e empreendedores de todo o Brasil e de diversas regiões do mundo. O Cubo também apoia as transformações digital e cultural de corporações e tem mantenedores que representam as maiores indústrias da economia, como Itaú Unibanco, Dasa, VLI, Corteva, São Martinho, Itaú BBA, Schneider, Accenture Digital, AWS, CI&T, Wilson Sons, Saint-Gobain, TIM, B3, L’Oreal Brasil, Stellantis, Sapore, Vivest, NTT Data Brasil e Wayra Brasil. Além de parceiros estratégicos, como BID Lab, Salesforce, Liga Ventures, Anjos do Brasil, Gama Academy, Abstartups e BR Angels. Mais informações podem ser encontradas em: https://cubo.network/.

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