Business -

Produção de petróleo em regime de Partilha foi de 357 mil bpd em outubro, divulga PPSA

13 de Dezembro de 2021

Paradas programadas para manutenção de duas plataformas de Búzios foram responsáveis pela redução de 17% nesse mês

Paradas programadas para manutenção em duas FPSOs (P-75 e P-76), no Campo de Búzios, fizeram com que a média diária de produção de petróleo em regime de Partilha caísse em outubro. A produção foi de 356 mil barris por dia (bpd), 17% inferior à registrada em setembro, quando foi atingida a marca de 431 mil bpd - a maior desde 2017, início da série histórica. Os dados são do Boletim Mensal de Partilha de Produção, divulgado nesta quinta-feira (9), pela Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). 

Foto: Divulgação

Ainda segundo o boletim, atualmente quatro contratos estão produzindo petróleo e, Búzios, apesar da parada das plataformas, que já tiveram suas manutenções concluídas, segue sendo responsável pela maior parcela de contribuição, com 344 mil bpd; seguido por Entorno de Sapinhoá, com 7 mil bpd; e Tartaruga Verde Sudoeste, com 5 mil bpd. A Área de Desenvolvimento de Mero não teve produção em outubro devido ao encerramento do Sistema de Produção Antecipada (SPA) 1 e mudança de locação do FPSO Pioneiro de Libra, para início do SPA-2 em nova área.

Do total produzido, a média diária do total do excedente em óleo da União nos contratos de Partilha de Produção foi de 10 mil bpd. Destes, 4,9 mil bpd são referentes ao Campo de Búzios e 5,1 mil bpd referentes ao contrato do Entorno de Sapinhoá. Em Tartaruga Verde Sudoeste, o excedente em óleo da União foi destinado à quitação do Acerto de Contas com o operador, dada a redeterminação do Acordo de Individualização de Produção (AIP).

Desde 2017, início da série história da exploração do Polígono do Pré-Sal, a produção acumulada total é de 82,2 milhões de barris de petróleo. Destes, 10,9 milhões de barris são referentes à parcela acumulada do excedente em óleo da União.

Gás natural

Já no que diz respeito ao gás natural, foi constatada produção total com média diária de 436 mil m³/dia nos três contratos com aproveitamento comercial do gás natural, sendo 215 mil m³/dia em Búzios, 185 mil m³/dia em Entorno de Sapinhoá e 36 mil m³/dia em Tartaruga Verde Sudoeste. O volume de gás disponível apresentou redução de 50%, em virtude principalmente da parada programada para manutenção na plataforma P-76 no campo de Búzios.

Dos 436 mil m³/dia, 133 mil m³/dia corresponderam à média diária do total do excedente em gás natural da União (3 mil m³/dia de Búzios e 130 mil m³/dia de Entorno de Sapinhoá). Em relação ao mês anterior, os dados apontam para um aumento de 32%. Em Tartaruga Verde Sudoeste, o excedente em gás da União também foi destinado à quitação do Acerto de Contas com o operador. Não há previsão de comercialização do gás natural de Mero.

Desde 2017, a produção acumulada de gás natural com aproveitamento comercial soma 304 milhões de m³. Deste total, o excedente em gás natural da União é de 94,8 milhões de m³.

Acesse o Boletim Mensal de Partilha de Produção aqui.

Comentários
Assista ao vídeo