Business -

Vendas do Comércio de Ribeirão Preto crescem 3,3% em novembro

9 de Dezembro de 2021

Com seis meses consecutivos de variação positiva e um cenário promissor para o Natal, o Índice de Confiança do Varejo SINCOVARP/CDL revela expectativa otimista por parte dos lojistas

As vendas no Comércio de Ribeirão Preto tiveram alta média de 3,3% em novembro de 2021 na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta o Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e mais 43 cidades da região, e CDL Ribeirão Preto – Câmara de Dirigentes Lojistas. Na comparação com o mês anterior (outubro), o crescimento foi de 1,45%.

“O desempenho de novembro, impulsionado pela Black Friday, representa o sexto mês consecutivo de variação positiva nas vendas, confirmando a tendência de recuperação do Varejo ribeirão-pretano. Resta saber se a velocidade dessa retomada vai levar rapidamente o Comércio aos patamares pré-pandemia”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

Para o mês de dezembro, a pesquisa revela uma projeção de crescimento nas vendas na ordem de 16,3%, puxado pelo Natal e com o reforço da primeira parcela do Auxílio Brasil que começa a ser paga pelo governo federal ainda em dezembro. “Serão injetados bilhões de reais na economia e o Varejo, com certeza, será beneficiado. O aquecimento do consumo faz a roda da economia girar”, afirma o pesquisador.

Índice de Confiança

Os lojistas foram questionados sobre a expectativa para o futuro dos negócios no curto prazo, ou seja, até o fim de 2021. Em uma escala de 1 a 5, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo SINCOVARP/CDL ficou em 3,66, em novembro, ante 3,41 no mês anterior. O Índice de Confiança de longo prazo ficou em 4,33, ante 3,75 em outubro, classificado como muito positivo. Nesta edição, os comerciantes apontaram suas expectativas para o Natal. Nesse caso, o índice ficou em 3,58 com base na mesma escala de 1 a 5.

Emprego no Varejo

Em relação à empregabilidade no Comércio, a média de variação entre vagas abertas e fechadas registrou leve variação positiva de 0,83%. A previsão de alta nas contratações para o mês de dezembro é de 4,2%.

“A recuperação do emprego e da renda é decisiva para a economia do País e, ainda mais, para os cidadãos que tanto sofreram com a grave crise socioeconômica desencadeada pela pandemia de Covid-19. Nesse momento, o melhor cenário seria um recuo do processo inflacionário global que tem tido grande impacto aqui no Brasil. A queda da inflação aumentaria o poder de consumo da população e isso seria excelente para toda a cadeia produtiva, em especial, para o Varejo”, finaliza.

Comentários
Assista ao vídeo