Business -

SBVC premia os destaques do varejo brasileiro

9 de Dezembro de 2021

Com base nos dados do Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, Prêmio SBVC Destaques do Varejo 2021 reconhece 14 varejistas, com destaque para grande presença de marketplaces

As principais empresas do varejo brasileiro estão saindo ainda maiores da crise. Com inovação, digitalização e foco no consumidor, elas vêm ganhando mercado e crescendo acima da média nacional. Mesmo dentro do grupo das maiores do varejo, algumas se destacam ainda mais: são as empresas vencedoras do Prêmio SBVC Destaques do Varejo 2021.

Foto: Pexels

Com base nas informações mapeadas pelo Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e hoje a principal base de dados sobre o desempenho das empresas nacionais, o Prêmio SBVC Destaques do Varejo 2021 celebra o sucesso de 14 empresas em categorias setoriais e em critérios específicos, como o maior crescimento em vendas, a maior expansão em número de lojas e o maior em faturamento por loja.

“Mesmo dentro do Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, que já é um recorte das varejistas de excelência no país, existe um grupo de empresas que se destaca ainda mais. Com o Prêmio SBVC Destaques do Varejo 2021, celebramos o sucesso dessas varejistas que são verdadeiras referências em seus segmentos de atuação”, afirma Eduardo Terra, Presidente da SBVC. “São varejistas que lideram o varejo em inovação, transformação digital e relacionamento com o cliente. Elas indicam um caminho a ser seguido e antecipam tendências do mercado”, analisa.

Nesta edição, o Prêmio SBVC Destaques do Varejo 2021 conta com 18 categorias, sendo 10 setoriais – que premiam as maiores empresas de cada segmento de atuação do varejo – e 8 temáticas. “Os dados do Ranking, que são a base para o Prêmio, revelam características estruturais do varejo brasileiro”, afirma Alberto Serrentino, vice-presidente da SBVC. Entre essas características está o crescimento dos marketplaces, que contrapõe grandes players generalistas e especialistas verticais. “É um movimento que busca a evolução para ecossistemas de negócios, a exemplo do que ocorreu no varejo chinês. No Brasil, os grandes marketplaces têm se apropriado de uma participação crescente no varejo digital”, acrescenta Serrentino.

O Prêmio SBVC Destaques do Varejo 2021 conta com três varejistas que têm os marketplaces como uma parte essencial de seus negócios. O Mercado Livre foi premiado como a maior empresa varejista de marketplace do país, o Magazine Luiza é a maior varejista de e-commerce e a Amazon, a maior empresa no segmento “Outros”. “O grande impacto estrutural e legado da pandemia é a aceleração digital do varejo em todos os segmentos. E essa digitalização vem sendo liderada por marketplaces como o Mercado Livre, que abrem novos caminhos de venda, comunicação e relacionamento e incorporam grandes mudanças nas jornadas dos consumidores”, avalia Serrentino.

Maiores por Segmento 2020

Maior Empresa Varejista de Drogarias e Perfumarias – Raia Drogasil

Maior Empresa Varejista de Eletromóveis – Magazine Luiza

Maior Empresa Varejista de Foodservice – Mc Donald’s

Maior Empresa Varejista de Livrarias e Papelarias - Kalunga

Maior Empresa Varejista de Lojas de Departamento, Artigos do Lar e Mercadorias em Geral – Lojas Americanas

Maior Empresa Varejista de Material de construção – Leroy Merlin

Maior Empresa Varejista de Moda, Calçados e Artigos Esportivos – Lojas Renner

Maior Empresa Varejista de Óticas, Joias, Bijoux, Bolsas e Acessórios - Vivara

Maior Empresa Varejista de Supermercados, Hipermercados, Atacarejos e Conveniência - Carrefour

Maior Empresa Varejista de Outros Segmentos- Amazon

Os destaques por desempenho 2020

Maior Empresa Varejista em Expansão de Lojas – Raia Drogasil

Maior Empresa Varejista de Crescimento Percentual em Vendas – Koch Hipermercado

Os maiores do varejo 2020

Maior Empregador Varejista - Carrefour

Maior Empresa Varejista em Faturamento por Loja – Andorinha Supermercado

Maior Empresa Varejista em Número de Lojas – O Boticário

Maior Empresa Varejista de e-Commerce – Magazine Luiza

Maior Empresa de Marketplace – Mercado Livre

Maior Empresa de Varejo do Brasil por Receita de Vendas - Carrefour

Sobre a SBVC – Fundada em 2014, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) é uma organização sem fins lucrativos, aberta, multissetorial e com atuação complementar às demais entidades de classe do varejo. Sua missão é contribuir para o aumento da competividade do varejo, por meio de conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos do varejo de todos os segmentos. A entidade tem como objetivo defender os interesses do segmento através do fornecimento de estudos e pesquisas. A SBVC é sustentada por quatro pilares fundamentais: conteúdo, relacionamento, responsabilidade social e apoio técnico. Acesse: www.sbvc.com.br

Comentários
Assista ao vídeo