Todos os anos, a preparação para a redação do Enem é uma das principais preocupações de instituições de ensino pelo Brasil. Escolas e cursinhos de preparação apostam em simulados para saber como seus alunos estão. Nesse momento, elas podem contar com uma aliada: uma plataforma de correção de redação, como é o caso da Redigir.
O que é uma plataforma de correção de redação?
De uma forma sucinta, ela se encaixa no conceito de Learning Experience Platform (LXP), uma das principais plataformas escolares do mundo. Essa, por sua vez, foca na experiência do aluno, com recursos de adaptatividade, direcionamento de conteúdos e customização de jornadas.
Aqui, o destaque está na característica de adaptatividade. Esse é um termo intimamente ligado às novas necessidades que o mundo moderno trouxe. A atual tendência é que o ensino seja cada vez mais personalizado, que antigos métodos sejam deixados de lado. O indivíduo ganha notoriedade, bem como suas mais importantes peculiaridades.
Dessa forma, por meio de algoritmos, o nível de aprendizado do aluno é medido e, a partir daí, é possível saber quais estratégias devem ser adotadas para que ele melhore o seu desempenho.
Por que a correção de redação é tão importante?
Antes de falar um pouco mais sobre a plataforma de correção de redação, é preciso ressaltar os motivos que fazem com que essa etapa seja fundamental no processo de aprendizagem.
Dentro dos aspectos que devem ser observados em uma produção textual, podemos citar:
Por isso, não é incorreto dizer que tal ofício requer grande esforço intelectual por parte do professor. Além disso, vale destacar o peso que a redação passou a ter no Enem, tornando-se fator decisivo para que o candidato consiga ou não a tão sonhada bolsa de estudos.
Sobre o exame, aliás, a correção da redação é norteada pelos seguintes parâmetros:
Além disso, recomenda-se que cada redação seja lida, pelo menos, três vezes.
Plataforma de correção de redação como solução
Basta analisar todo o cenário citado anteriormente para perceber o trabalho que um professor tem para corrigir uma produção textual.
Agora, imagine um professor que tenha seis turmas sob sua responsabilidade, com 30 alunos cada. Somente em um mês, ele terá a missão de corrigir mais de 700 redações. E se pensar que é preciso ler cada uma delas no mínimo três vezes, é possível imaginar o tempo gasto em tal atividade.
Por isso, o melhor caminho é investir em uma solução inteligente para tal empreitada. E nada melhor do que se apropriar da tecnologia para tanto. É aí que entra a plataforma de correção de redação.
Para se ter uma ideia, uma Pesquisa Nacional da plataforma Redigir sobre Práticas Pedagógicas em Redação mostrou que a correção de redações de forma terceirizada
aumenta os resultados em 9,5%, se comparados com as turmas que têm o professor como o responsável por esse trabalho.
Também é importante ressaltar que, uma vez que o profissional de educação passa a ter mais tempo livre para outras atividades, há a tendência de melhoria das atividades diretamente relacionadas à sala de aula. Ele pode, por exemplo, dedicar mais tempo para preparação das próprias aulas e ter alunos mais engajados com o conteúdo ensinado.
Plataforma escolar Redigir
No Brasil, um exemplo de aplicação adaptativa é a plataforma de correção de redação Redigir. Com o objetivo de oferecer uma experiência exclusiva e com foco nas reais dificuldades de cada aluno, ela atua no ensino da escrita de forma assertiva.
De uma forma geral, a Redigir atua na correção de redações e, a partir dos dados gerados, investe em uma experiência exclusiva de aprendizado, com tópicos de gramática, listas de exercícios e videoaulas para trabalhar pontos detectados como deficientes em cada aluno. Nesse processo, a plataforma escolar deixa o estudante mais bem preparado para vestibulares e testes que exijam a redação como método de avaliação.
Para garantia desses resultados, a Redigir oferece:
Conheça mais sobre a plataforma de correção de redação Redigir e veja tudo o que ela tem a oferecer para a sua instituição de ensino.