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7 em cada 10 comerciantes acreditam que as vendas de Natal deste ano serão melhores do que em 2020

6 de Dezembro de 2021

Empresários da região Nordeste são os mais otimistas e 72,3% estão com grandes expectativas de faturamento

Após o grande impacto causado pela pandemia da Covid-19, uma pesquisa realizada pela Serasa Experian para medir a expectativa de vendas das micro, pequenas e médias empresas, revelou que 7 em cada 10 empreendedores do setor de comércio acreditam que as vendas de Natal deste ano serão melhores do que em 2020, ou seja, 69,6% apostam no melhor faturamento de seus negócios durante o período. Inclusive, 52,8% das empresas pretendem manter os preços praticados hoje. Com relação as regiões brasileiras, os empresários do Nordeste são os mais otimistas. 72,3% creem na melhoria das vendas, seguido da região Sudeste (62,6%), Norte, Centro-Oeste (62,5%) e Sul (60,7%). Confira no gráfico abaixo os dados completos sobre a expectativa de faturamento dos setores brasileiros:

De acordo com o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian, Cleber Genero, mesmo com um longo período difícil enfrentado pelas empresas, muitas souberam se reinventar na pandemia e devem aproveitar as grandes datas do comércio para recuperarem o caixa. “Com o avanço da vacinação e as pessoas voltando a circular com maior frequência, os empresários estão resgatando certa confiança e, de fato, precisam apostar no aumento das vendas, especialmente o Natal. Teremos nos próximos meses um bom termômetro para avaliar com mais eficiência a retomada das empresas de menor porte em 2022”, diz o executivo.

Expectativa de vendas por porte
O levantamento mostrou que durante o período do Natal as empresas de pequeno porte são as que mais estão com boas expectativas de faturamento (68,6%), seguidas pelas microempresas (63,5%) e as de médio porte (62,4%). Confira na tabela abaixo todos os detalhes:

Ainda de acordo com o índice, 61% dos empreendedores de todos os portes estão confiantes que mesmo após o Natal as vendas seguirão em alta e com esta expectativa de melhora, 82,3% das MPMEs pretendem ou já contrataram novos funcionários para atender a demanda esperada até o fim do ano, além disso devem mantê-los em suas posições mesmo depois desse período. Veja mais informações nas tabelas abaixo:

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, as vendas durante o período do Natal podem ser um grande incentivo para a retomada econômica no cenário pós pandemia. “Em 2020 tanto a população quanto as empresas estavam cautelosas. As pessoas deixaram de comprar, pois não sabiam como seriam os próximos meses e consequentemente as empresas deixaram de faturar. Mas, após meses de incertezas já é possível voltar a planejar. O Natal pode ser o ponta pé inicial para esse movimento positivo na economia. A grande expectativa de voltar a crescer está tomando conta dos empresários, por isso já é possível fazer planos para o futuro e planejar contratações após um período alto de demissões em 2020”.

Metodologia 
A pesquisa da Serasa Experian realizada em setembro de 2021 entrevistou 551 executivos de micro, pequenas e médias empresas em todo o país, que atendem consumidores, empresas ou os dois públicos. Participaram representantes dos segmentos de Serviços, Comércio Varejista, Comércio Atacadista e Indústria.

Serasa Experian e Sebrae lançam plataforma de conteúdo para ajudar os empreendedores
A Serasa Experian e o Sebrae firmaram uma parceria e juntos disponibilizam a plataforma Aprenda, que tem o objetivo de contribuir e impulsionar a retomada econômica das micro e pequenas empresas. A iniciativa gratuita traz informações diversas e confiáveis sobre como melhorar a gestão das finanças e do crédito, principais desafios encontrados pelos empreendedores atualmente. Além disso, outros temas de interesse como, prevenção a fraudes, métodos de cobrança e marketing de vendas também são contemplados pelos materiais, criando uma linha completa de aprendizado. Todos os donos de micro e pequenos negócios podem se beneficiar dos conteúdos pelo site: www.aprendaserasasebrae.com.br.

Sobre a área de PME na Serasa Experian
Utilizando o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de decisão dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente para atender as necessidades das micro, pequenas e médias empresas brasileiras. São soluções adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes, proteger o negócio, monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além disso, a área promove uma série de conteúdos e webinars gratuitos, auxiliando os empresários a encontrarem oportunidades e enfrentarem os desafios do mercado. 

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

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