Business -

Índice médio da inadimplência condominial em SP cai a piso histórico no terceiro trimestre

1 de Novembro de 2021

Segundo AABIC, menor média para um período de três meses de medição desde o início do levantamento, há 17 anos, indica consolidação na queda da taxa de inadimplência no pagamento de boletos

O índice médio de inadimplência no pagamento de boletos condominiais no Estado de São Paulo, no terceiro trimestre deste ano, foi de 2,11%, a menor média para um período de três meses desde o início da medição, em 2004. Em igual período do ano passado, a média do trimestre ficou em 2,61%. Os dados são do levantamento da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios do Estado de São Paulo (AABIC), a maior entidade representativa do setor.

Foto: Pexels

O Índice Periódico de Mora e Inadimplência Condominial (IPEMIC) demonstra uma curva de redução nos atrasos desde o primeiro trimestre desde ano, apesar dos impactos da segunda onda da pandemia da Coviud-19 provocados na economia e nos orçamentos familiares. No período entre janeiro e março de 2021, o IPEMIC registrou média de 2,45%, caindo para 2,14% no trimestre seguinte até atingir o percentual de 2,11% no fechamento do trimestre encerrado em setembro.

Na sua metodologia de monitoramento, a AABIC considera para cálculo da inadimplência o atraso no pagamento dos boletos condominiais por pelo menos 90 dias consecutivos. Para José Roberto Graiche Júnior, presidente da AABIC, a evolução da média trimestral pode ser avaliada como importante sinalizador da consolidação de queda da inadimplência condominial no Estado. “A pandemia fez com que os condôminos valorizassem ainda mais o local onde vivem e os serviços prestados. Se o Brasil passar os próximos meses sem sustos e crise econômica, podemos projetar um cenário de estabilidade na taxa de inadimplência”, analisa Graiche Júnior.

O pagamento da taxa condominial é utilizado para manter o local nas melhores condições, como limpeza, segurança, e para pagamentos de tributos como água e energia, taxas bancárias, além de salários dos funcionários, serviços prestados pelas administradoras de condomínios e outros serviços.

Inadimplência em aluguéis

O Índice Periódico de Mora e Inadimplência Locatícia (IPEMIL), que mede a taxa de atrasos em pagamentos de alugueis em imóveis comerciais e residenciais, registrou percentual médio de 1,88% no terceiro trimestre deste ano. O número representa o menor percentual de inadimplência para o período de três meses de medição desde o primeiro trimestre de 2020. Naquele período, fase pré-pandêmica, o IPEMIL documentou índice médio de 1,32%.

“A queda da inadimplência na locação de imóveis para o patamar próximo ao índice pré-pandêmico sinaliza um equilíbrio no mercado e tendência de queda, sobretudo com a retomada das atividades econômicas conforme o avanço da vacinação”, ressalta Graiche Júnior. O IPEMIL já apontou para uma redução mais acentuada no mês de setembro, com taxa de 1,67%, o menor percentual do ano de 2021 e também abaixo do mesmo mês do ano passado, que oscilou para 2,65%.

Sobre a AABIC

A Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) é uma entidade com 43 anos de atuação na formação qualitativa do mercado de administração e locação de imóveis. Conta com 90 empresas associadas, que administram atualmente 16 mil condomínios e mais de 60 mil imóveis locados, onde vivem cerca de 5,1 milhões de pessoas. As associadas da AABIC são responsáveis pelo emprego de 115 mil pessoas no setor, contabilizando os funcionários de operação nas empresas até o contingente de colaboradores contratados para executar as rotinas dos condomínios. Fundada em 1978, a AABIC busca cumprir com excelência e rigor sua principal missão: orientar a administração de bens imóveis e condomínios em suas atividades. Com gestão voltada para o aperfeiçoamento contínuo da qualidade dos serviços de orientação e treinamento, a associação trabalha pela valorização do segmento no mercado imobiliário.

Comentários
Assista ao vídeo