Business -

Vendas do Comércio têm aumento de 0,3% em setembro, aponta Serasa Experian

28 de Outubro de 2021

Segmento de Material de Construção foi principal responsável pela alta

O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian registrou leve alta de 0,3% em setembro deste ano na comparação com o mês anterior. De acordo com o índice, as vendas do varejo físico no Brasil foram impulsionadas, principalmente, pelo setor de Material de Construção, que cresceu 1,7%. Na contramão, o segmento de Combustíveis e Lubrificantes, bem como o de Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas, amargaram quedas de 3,3% e 1,3%, respectivamente. Confira os dados completos no gráfico abaixo.

Fonte: Serasa Experian

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, é importante ressaltar que o aumento de 0,3% ante a queda de 0,7% constatada em agosto de 2021, torna a alta apenas uma recuperação parcial. “O crescimento de setembro não foi capaz de compensar a queda anterior. Dessa forma, é possível afirmar que o comércio brasileiro ainda sofre as consequências da instabilidade econômica. Os números poderiam ser melhores, mas com a alta da taxa Selic e da inflação no país, junto ao cenário de desemprego, os consumidores não conseguem fortalecer o poder de compra, enfraquecendo a evolução do varejo nacional”.

Análise Anual
Na análise anual a recuperação foi ainda menor, já que setembro deste ano registrou expansão de apenas 1,6% enquanto o mesmo mês de 2020 marcou tombo de 10,6%. Também no comparativo ano a ano, foi o setor de Material de Construção que obteve a maior alta, de 9,1%. No entanto, a relação interanual revela um queda mais acentuada para o segmento de Combustíveis e Lubrificantes, essa de 12,3%. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Comentários
Assista ao vídeo