Cultura - Educação

Novo livro sobre Júnior, ídolo do Flamengo, tem ilustrações de caricaturista de São Gonçalo

25 de Outubro de 2021

De 2011 a 2021, o advogado, escritor e roteirista rubro-negro Mauricio Neves de Jesus, de 48 anos, vibrou com as conquistas de seis Campeonatos Cariocas, dois Brasileiros, duas Supercopas do Brasil, uma Copa do Brasil, Libertadores, Recopa Sul-Americana e vibrou mais ainda quando a editora Museu da Pelada se interessou pelos seus dez anos de pesquisas em que se debruçou sobre mais de 4 mil itens de um acervo particular entre livros, revistas e jornais para lançar o livro Maestro na terça-feira (26), às 18h, na Gávea, Zona Sul e sede do Flamengo. 

Créditos - Foto: Divulgação / MF Press Global

“A ideia de escrever esse livro em forma de diário das conquistas do Flamengo no Carioca de 91 e Brasileiro de 92, decorre do sucesso do livro ‘1981: o primeiro ano do resto de nossas vidas’, em que eu fiz um apanhado daquela antológica conquista. Nessa época, conheci o Júnior e cogitei fazer o mesmo nesses dois anos especiais da carreira dele, considerados pelo próprio como sendo a cereja do bolo em uma carreira vitoriosa de quem foi o jogador que mais vezes entrou em campo para defender a segunda pele, que é a rubro-negra”, destacou lembrando que foi o extinto Jornal dos Sports que chamou o lendário camisa 5 de maestro pela primeira vez em um amistoso contra o Volta Redonda no primeiro semestre de 1990.

Mas se Mauricio se viu debruçado sobre os jornais O Globo, Jornal do Brasil, Jornal dos Sports e ia se aprofundando cada vez mais em pesquisas a fim de se abastecer de informações relevantes e verdadeiras sempre conversando com Júnior sobre os bastidores daquelas conquistas nos anos de 91 e 92, ter ilustrações de dois profissionais com trabalhos e técnicas diferentes foi um diferencial na obra do eterno camisa 5 rubro-negro. Em seguida, convidou os ilustradores Rapha Baggas e Vinicius para ilustrarem o livro.

“Participar de um projeto embrionário como era o Maestro e ser convidado pelo Mauricio, pai da criança, em 2011, é motivo de orgulho. Com o passar dos anos, o livro foi ganhando corpo, evoluindo, crescendo, recebendo massa muscular com cada tarefa desempenhada nele e recebeu vida. Hoje, é um meninão de 10 anos e ter alguns desenhos distribuídos nas 172 páginas nesta obra literária de um monstro da história do Flamengo é a realização de um sonho profissional”, frisou o caricaturista Vinicius, morador do Boa Vista, em São Gonçalo.

“A ideia era que fosse algo meio rascunhado para mostrar as jogadas e gols do Júnior que a gente não tinha em vídeo. Fico feliz que o projeto virou livro e homenagear uma figura representativa como o jogador com mais jogos pelo clube fez acaba facilitando o trabalho de nós, ilustradores!”, revelou o baiano Rapha Baggas, 40 anos.

Créditos - Foto: Divulgação / MF Press Global

Já o maestro, que dá título ao livro, ficou feliz com o resultado.

“Esse livro tem um significado muito especial, já que foram momentos inesquecíveis em que vivi no fim da minha carreira. Ser o elo da remanescência da época de ouro do Flamengo e participar desse processo com essa garotada que estava subindo aos profissionais, me dá a sensação, toda vez em que fecho os olhos e penso em 91 e 92, em dever cumprido. O meu agradecimento aos garotos que se tornaram grandes jogadores em suas carreiras, ao Mauricio por me fazer reviver isso, aos ilustradores que capricharam nos desenhos e aos torcedores do Flamengo por tudo”, contou emocionado revelando que toda arrecadação da venda do livro será destinada ao projeto Samba da Sopa para a compra de cestas básicas a serem distribuídas para pessoas carentes.

Já o autor, retribui:”Há três coisas definitivas na história do Flamengo em seus 125 anos: o clube tem um Rei, que é o Zico; um Deus da Raça, que é o Rondinelli; e um maestro, que é o Júnior. Mas ele não é só um grande nome do maior Flamengo de todos os tempos, não! O Júnior é um dos maiores nomes da história centenária do clube e não tornou-se maestro apenas em 91 e 92., e sim maestro nos 125 anos que o Flamengo tem de existência”.

O livro já está disponível no Mercado Livre e na livraria Argumento. Em breve, também estará à venda na Amazon e na Travessa. O posfácio da obra é do escritor Marcos Eduardo Neves, autor de biografias de Renato Gaúcho, Alex e Nunes. Ainda há as fichas técnicas de todos os jogos das competições e ilustrações de Vinicius e Rapha Baggas. O prefácio é assinado por Arthur Muhlenberg.

Créditos - Foto: Divulgação / MF Press Global

Serviço

Livro: Maestro

Dia: 26 de outubro

Horário: às 18h

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, n° 997 – Gávea

Comentários
Assista ao vídeo